quarta-feira, 15 de julho de 2020

Imunoterapia para tratar o câncer

Post: Targeted Cancer Therapies


A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que ajuda o sistema imunológico a combater o câncer. O sistema imunológico ajuda seu corpo a combater infecções e outras doenças. É constituído por glóbulos brancos e órgãos e tecidos do sistema linfático .
A imunoterapia é um tipo de terapia biológica . A terapia biológica é um tipo de tratamento que utiliza substâncias feitas de organismos vivos para tratar o câncer.
Como a imunoterapia funciona contra o câncer?

Como parte de sua função normal, o sistema imunológico detecta e destrói células anormais e provavelmente previne ou restringe o crescimento de muitos tipos de câncer. Por exemplo, as células do sistema imunológico às vezes são encontradas dentro e ao redor de tumores. Essas células, chamadas linfócitos infiltrantes de tumor ou TILs, são um sinal de que o sistema imunológico está respondendo ao tumor. Pessoas cujos tumores contêm TILs geralmente se saem melhor do que pessoas cujos tumores não os contêm.

Embora o sistema imunológico possa impedir ou retardar o crescimento do câncer, as células cancerígenas têm maneiras de evitar a destruição pelo sistema imunológico. Por exemplo, as células cancerígenas podem:
  • Possuem alterações genéticas que as tornam menos visíveis ao sistema imunológico.
  • Possui proteínas na superfície que desativam as células do sistema imunológico.
  • Mude as células normais ao redor do tumor para que elas interfiram na forma como o sistema imunológico responde às células cancerígenas.
A imunoterapia ajuda o sistema imunológico a agir melhor contra o câncer.

Quais são os tipos de imunoterapia?

Vários tipos de imunoterapia são usados ​​para tratar o câncer. Esses incluem:
  • Inibidores do ponto de verificação imune , que são drogas que bloqueiam os pontos de verificação imunes. Esses pontos de verificação são uma parte normal do sistema imunológico e evitam que as respostas imunológicas sejam muito fortes. Ao bloqueá-los, esses medicamentos permitem que as células imunológicas respondam mais fortemente ao câncer.
  • Terapia de transferência de células T , que é um tratamento que aumenta a capacidade natural de suas células T  de combater o câncer. Neste tratamento, as células imunes são retiradas do seu tumor. Os que são mais ativos contra o câncer são selecionados ou alterados no laboratório para melhor atacar as células cancerígenas, cultivadas em grandes lotes e recolocadas no corpo através de uma agulha na veia.
    A terapia de transferência de células T também pode ser chamada de terapia celular adotiva, imunoterapia adotiva ou terapia celular imune.
  • Anticorpos monoclonais , que são proteínas do sistema imunológico criadas em laboratório, projetadas para se ligar a alvos específicos nas células cancerígenas. Alguns anticorpos monoclonais marcam as células cancerígenas para que sejam melhor vistas e destruídas pelo sistema imunológico. Tais anticorpos monoclonais são um tipo de imunoterapia.
    Os anticorpos monoclonais também podem ser chamados anticorpos terapêuticos.
    Saiba mais sobre anticorpos monoclonais .
  • Vacinas de tratamento , que funcionam contra o câncer, aumentando a resposta do sistema imunológico às células cancerígenas. As vacinas de tratamento são diferentes daquelas que ajudam a prevenir a doença.
  • Moduladores do sistema imunológico , que melhoram a resposta imune do corpo contra o câncer. Alguns desses agentes afetam partes específicas do sistema imunológico, enquanto outros afetam o sistema imunológico de uma maneira mais geral.

Quais cânceres são tratados com imunoterapia?

Os medicamentos para imunoterapia foram aprovados para tratar muitos tipos de câncer. No entanto, a imunoterapia ainda não é tão amplamente usada como cirurgia , quimioterapia ou radioterapia . Para saber se a imunoterapia pode ser usada para tratar o câncer, consulte os  resumos de tratamento de câncer de adultos PDQ ® e os resumos de tratamento de câncer infantil .

Quais são os efeitos colaterais da imunoterapia?

A imunoterapia pode causar efeitos colaterais , muitos dos quais acontecem quando o sistema imunológico que foi acelerado para agir contra o câncer também atua contra células e tecidos saudáveis ​​do corpo.

Como é administrada a imunoterapia?

Diferentes formas de imunoterapia podem ser administradas de diferentes maneiras. Esses incluem:
  • Intravenosa (IV)
    A imunoterapia entra diretamente na veia .
  • Oral
    A imunoterapia vem em comprimidos ou cápsulas que você engole.
  • Tópica
    A imunoterapia vem em um creme que você esfrega na pele. Este tipo de imunoterapia pode ser usado para câncer de pele muito precoce.
  • Intravesical
    A imunoterapia vai diretamente para a bexiga.

Onde você vai para imunoterapia?

Você pode receber imunoterapia em um consultório médico, clínica ou unidade ambulatorial em um hospital. Ambulatório significa que você não passa a noite no hospital.

Com que frequência você recebe imunoterapia?

Com que frequência e por quanto tempo você recebe imunoterapia depende de:
  • Seu tipo de câncer e quão avançado é
  • O tipo de imunoterapia que você recebe
  • Como seu corpo reage ao tratamento
Você pode ter tratamento todos os dias, semanas ou meses. Alguns tipos de imunoterapia são administrados em ciclos. Um ciclo é um período de tratamento seguido por um período de descanso. O período de descanso dá ao seu corpo a chance de se recuperar, responder à imunoterapia e construir novas células saudáveis.

Como você pode saber se a imunoterapia está funcionando?

Você verá seu médico frequentemente. Ele ou ela fará exames físicos e perguntará como você se sente. Você terá exames médicos, como exames de sangue e diferentes tipos de exames . Esses testes medirão o tamanho do seu tumor e procurarão alterações no seu trabalho de sangue.

Qual é a pesquisa atual em imunoterapia?

Os pesquisadores estão se concentrando em várias áreas principais para melhorar a imunoterapia, incluindo:
  • Encontrar soluções para resistência.
    Os pesquisadores estão testando combinações de inibidores do ponto de verificação imune e outros tipos de imunoterapia, terapia direcionada e radioterapia para superar a resistência à imunoterapia.
  • Encontrar maneiras de prever respostas à imunoterapia.
    Apenas uma pequena parcela das pessoas que recebem imunoterapia responderá ao tratamento. Encontrar maneiras de prever quais pessoas responderão ao tratamento é uma área importante de pesquisa.
  • Aprenda mais sobre como as células cancerígenas escapam ou suprimem as respostas imunológicas contra elas.
    Uma melhor compreensão de como as células cancerígenas circulam pelo sistema imunológico pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos que bloqueiam esses processos.
  • Como reduzir os efeitos colaterais do tratamento com imunoterapia.

Como você encontra ensaios clínicos que estão testando imunoterapia?

Para encontrar estudos de pesquisa clínica que envolvam imunoterapia, visite Encontre ensaios clínicos suportados pela NCI ou ligue para o Serviço de Informações sobre o Câncer, o centro de contato da NCI, 1-800-4-CANCER (1-800-422-6237).
A lista de ensaios clínicos de câncer da NCI inclui todos os ensaios clínicos apoiados pela NCI que estão ocorrendo nos Estados Unidos e no Canadá, incluindo o NIH Clinical Center em Bethesda, MD.
Recursos Relacionados

Fonte: National Cancer Institute

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário