quinta-feira, 16 de julho de 2020

Como combater a depressão e a ansiedade: 12 estratégias de nutrição

Post: How To Fight Depression and Anxiety: 12 Nutrition Strategies

Robyn Openshaw, MSW

A saúde mental tem suas raízes na bioquímica e, como o alimento é combustível para a bioquímica, faz sentido que a nutrição tenha um papel importante na estabilidade - ou instabilidade - da nossa saúde mental.

Certamente tem no meu. Eu nasci ansioso. Filho mais velho. Tipo A. Supervisor de criação de listas. Personalidade vermelha (de fato, uma ruiva - vá em frente e aplique o estereótipo). Tudo isso.

Quando criança, eu tinha colapsos soluços, se eu conseguisse um B no meu boletim. Se eu cometi um erro em uma apresentação de piano. Se eu decepcionar alguém. Se alguém simplesmente não gostasse de mim.

Abrir o iTunes todas as manhãs me deixa ansioso. Tantos podcasts! Sinto-me estressado por estar muito atrasado, por ter que ouvi-los todos!

Lutei com a ansiedade incapacitante durante a maior parte da minha vida adulta, mas nos últimos 20 anos aprendi a combater a depressão e a ansiedade, controlando-a, em vez de deixá-la me controlar. Não com pílulas, mas com nutrição e as escolhas diárias que faço.

Minha ansiedade não me custa mais dormir, me faz chorar ou me dá tristeza. Em vez disso, alimenta meu desejo de criar, aprender e crescer.

E a melhor parte? Minha história não é única. Um estudo recente e inovador mostrou quepessoas com depressão moderada a grave melhorou significativamente o seu humor apenas por comer mais saudável , 1 . Mais de 32% foram considerados em remissão após o estudo.

Você também pode usar nutrição para melhorar sua saúde mental.

A ligação entre alimentos e saúde mental

A conexão entre a forma como alimentamos nosso corpo através da nutrição e como nosso corpo funciona geralmente é reduzida à perda e ganho de peso, mas pense bem: seu cérebro é uma parte física do seu corpo, não apenas uma coleção de pensamentos e sentimentos.




Existe uma forte conexão entre os alimentos que você come e sua saúde mental.
Se os alimentos que você come têm um impacto direto (para o bem ou para o mal) na pele, nos músculos e nos ossos, também precisam ter um impacto direto no cérebro. Os alimentos que ingerimos têm o poder de regular (ou causar estragos) em nossos hormônios, estabilidade emocional e bem-estar mental.

No topo do estudo que mencionei acima, essa conexão está sendo explorada mais profundamente no campo emergente da psiquiatria nutricional, que analisa como a comida que você come faz você se sentir e como isso afeta também as bactérias intestinais. (Mais sobre a saúde intestinal mais tarde.)

Mas você não precisa ser psiquiatra para saber como a comida afeta você. Provavelmente, você já tem uma idéia de como o que você come faz com que você se sinta fisicamente, mas cortar a peça mental requer uma estratégia dedicada.

Minha abordagem nutricional para combater a depressão e a ansiedade não é mágica. E não é um substituto para a medicação ou o conselho do seu médico, mas as dicas abaixo funcionam!

Medicação é necessária para a depressão?

Se você vir o que chamo de médico de "padrão de atendimento" (o tipo pelo qual sua companhia de seguros paga), provavelmente obterá uma receita para uma pílula química. Se a pílula for bem-sucedida, mascara seus sintomas, pelo menos por um tempo (palavra-chave sendo "máscara"). É como colocar fita adesiva sobre a luz de aviso no painel do seu carro.

Em nossa sociedade, a prática da medicina passou a significar "medicação". E se você está desesperado por algum alívio, pode ir até lá.

Se você quiser pílulas, procure um médico de assistência padrão. Se você quer que alguém se aprofunde para averiguar a causa raiz e abordar isso primeiro, convém um profissional "funcional". (Muito do que eles fazem não é coberto pelo seu seguro, infelizmente, mas sempre verifique. Você pode encontrar um médico funcional emIFM.org .)

A verdade é que não existe uma "pílula que trate a depressão / ansiedade". Comprimidos podem tratar sintomas de depressão ou ansiedade, fazendo coisas específicas, como aumentar sua produção de dopamina ou serotonina. Mas para a maioria das pessoas, esse desequilíbrio químico ou hormonal é um sintoma  e não a causa de sua depressão ou ansiedade.

Por favor, não entenda mal: para aqueles que estão no meio de uma grave crise de saúde mental, os remédios podem salvar vidas enquanto você trabalha com um médico funcional para chegar à (s) causa (s) principal (is) do problema. As pessoas que fantasiam sobre acabar com suas vidas não têm os meios para se sentar e resolver problemas quando a vida cotidiana parece tão esmagadora. Nesses casos, os medicamentos podem salvar vidas - a curto prazo.

Na minha opinião, as pílulas não devem ser a primeira linha de defesa para qualquer sinal de problema, com depressão ou qualquer outro problema de saúde. Os efeitos colaterais dos medicamentos "mainstream" para depressão e ansiedade, como Prozac ou Zoloft, por si só, podem causar um conjunto totalmente novo de problemas (ganho de peso, insônia, desejo sexual inexistente, náusea e aumento de pensamentos suicidas, para citar alguns). Além dos efeitos colaterais, essas drogas são muito difíceis de obter!

Embora as pílulas possam ser úteis para tratar a ansiedade e a depressão a curto prazo, existem maneiras melhores de ajudar sua saúde mental.

Para crianças e adolescentes, a abordagem da medicação parece ser principalmente um tiro pela culatra, pois certos medicamentos têm baixa eficácia e estão se tornando mais controversos para a faixa etária 2 .

Ainda mais preocupante, dezenas de ensaios clínicos mostram que os comprimidos prescritos para depressão e ansiedade leve e moderada não atendem aos critérios para um "efeito clinicamente significativo" (2008 3 ,2010 4 ). Mais importante, as pílulas realmente não lidam com a raiz do problema. Apenas sintomas.

Por outro lado, uma abordagem nutricional de corpo inteiro para ansiedade e depressão? Agora você está falando.

Importante: Se você estiver tomando medicação para depressão ou ansiedade, NÃO pare de tomar peru frio ou sem a ajuda de um profissional de saúde funcional. A transição para ON ou OFF de medicamentos pode ser difícil, e o apoio é incrivelmente importante e muito aconselhável.

A conexão entre açúcar e depressão

Você definitivamente não quer parar de tomar antidepressivos cold turkey.

Açúcar, por outro lado? Corte-se. Hoje. O mesmo vale para o xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS).

Antes de mim superar meu vício em açúcar e parar de comer açúcar para sempre, exceto em raras ocasiões, notei que qualquer tipo de HFCS (como doces, bebidas e alimentos processados ​​baratos) aumentaria minha ansiedade por vários dias. Mesmo um punhado de Junior Mints poderia desencadear ataques de pânico por até cinco dias. Eu costumava comer açúcar quando a vida era difícil, quando não estava lidando bem. Mas essa curta corrida de dopamina tornou as coisas muito piores, aumentando minha ansiedade.

Nenhum tratamento vale isso. Especialmente para aqueles de nós que são suscetíveis a transtornos de humor.

Por que o açúcar e o HFCS têm um impacto tão grande no humor? Porquealimentos de baixa qualidade, ricos em açúcar e carboidratos refinados, aumentam o cortisol 5 (o "hormônio do estresse") e sobrecarregam as glândulas supra-renais. E praticamente todo mundo que vive na era moderna JÁ já sobrecarregou as glândulas supra-renais (pense no ciclo de notícias de 24 horas, estresse nos pais e no trabalho, exposição a produtos químicos, etc.).

O açúcar é altamente viciante e tem uma grande chance de agravar os efeitos da ansiedade e da depressão.
A maioria das bebidas e doces embalados tem o HFCS como ingrediente principal. Está em muitos pães, condimentos, sopas e cereais também. O HFCS não apenas cria um dreno pesado no pâncreas e no fígado e faz seus triglicerídeos dispararem, mas também faz com que a insulina fique inoperante, o que pode causar humores para enlouquecer 6 . Com o tempo, esse estresse e essa carga afetam sua saúde intestinal e mental.

Eu tenho algumas ferramentas gratuitas para facilitar essa transição do açúcar para você. Dê uma olhada no meutabela de substituições de açúcar para saber quais alternativas são mais saudáveis ​​e como usá-las. Você também pode imprimir estecartão da carteira revelando os açúcares escondidos nos rótulos dos alimentos para verificar enquanto você está comprando e ver minha própria experiência6 Easy Swap s para tornar qualquer receita mais saudável - ela vem com outro bônus gratuito: meu ebook de receitas de guloseimas saudáveis!

Alimentos que ajudam a depressão

Você está recebendo greens suficientes? Eles contêm os minerais mais biodisponíveis de todos os alimentos para os seres humanos.

O que significa "biodisponível"? Refere-se quanto do nutriente é realmente utilizado pelo seu corpo, em oposição à quantidade desse nutriente presente nos alimentos. Por exemplo, o leite é rico em cálcio e, para as vacas bebês, esse cálcio é muito biodisponível. O leite de vaca é destinado a crescer um animal de 1.000 libras. Mas para os seres humanos, o cálcio no leite de vaca não está biodisponível, nem estamos tentando criar um animal gordo e com mais de 300 quilos bebendo-o.

O leite não pode ser assimilado adequadamente pelos seres humanos - de fato, 65% dos americanos são intolerantes à lactose - e os produtos lácteos fazem com que o corpo humano produza muco como mecanismo de enfrentamento para liberar a molécula de proteína muito grande.

A maioria de nós é deficiente em vitaminas, minerais e nutrientes de que nem sequer estamos cientes (mesmo se você tomar um multivitamínico). A menos que sua deficiência seja muito grave e comece a manifestar sintomas, éprovavelmente não diagnosticada 7 . Ao comer mais alimentos vivos, densos em nutrientes e biodisponíveis, você ajudará seu sistema a ficar mais equilibrado.

Coma vegetais em todas as cores do arco-íris, como:
  • Tomates
  • pimentões
  • Batatas doces
  • Cenouras
  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Salsão
  • Espinafre
  • acelga
  • Couve
  • Agrião
  • Rúcula
  • Alface romana e outros vegetais folhosos
  • Brócolis
  • Ervilhas verdes
  • Funcho
  • Repolho
Nosso sistema digestivo é construído para muitos alimentos vegetais. Ao contrário dos carnívoros, com um trato GI curto direto da boca ao ânus, o trato GI humano tem mais de 30 pés de comprimento, em um caminho ventoso e sinuoso, e precisa de fibras vegetais significativas (não Metamucil!) Para mover as coisas cólon e, portanto, nosso sangue, limpo.

Os seres humanos precisam comer muita comida rica em fibras para poder digerir adequadamente seus alimentos.
Em um estudo publicado no meu livro A dieta dos smoothies verdes , metade dos 175 entrevistados disse que adicionar smoothies verdes à dieta (pelo menos duas xícaras, pelo menos quatro vezes por semana) melhorou a estabilidade do humor.

Como os alimentos de origem animal afetam seu humor

É bem simples: prosperamos (mental e fisicamente) com uma dieta rica em material vegetal e pobre em produtos de origem animal.
  • Nosso sistema digestivo foi construído para lidar principalmente com o material vegetal. Os nutrientes e minerais nas plantas são mais fáceis de absorver do que os de alimentos para animais, e são o melhor material para manter um microbioma saudável em nossas entranhas (mais sobre a importância disso a seguir).
  • Alimentos de origem animal altamente processados ​​contêm ingredientes nocivos. Se você comer carne, certifique-se de que é de uma fonte limpa (capturada na natureza, cultivada organicamente, cultivada em pasto ou alimentada com capim). Nunca coma carne processada ou laticínios. Estesas carnes estão cheias de substâncias químicas e hormônios (incluindo estrogênio e esteróides) 8 com potencial para afetar distúrbios de humor (sem mencionar aumentar o risco de alguns tipos de câncer).
  • Os produtos de origem animal são inferiores à nutrição das plantas. Embora a carne e os ovos forneçam proteína, colina, ácidos graxos essenciais e vitamina B12, esses alimentos são desprovidos de fibras e carecem da maioria dos micronutrientes; portanto, mesmo que você coma alguns produtos de origem animal, a maior parte da dieta deve ser sempre alimentos vegetais não processados.

Não como carne de porco ou carne há 25 anos e também não como sushi ou peixe cru ou de criação. Eu recebo muitas proteínas e calorias comendo legumes como ervilhas, lentilhas e pinto, rim e feijão da marinha. Também gosto de grãos orgânicos saudáveis ​​e sem glúten, como aveia, quinoa, trigo sarraceno, milho, arroz integral e amaranto.

A conexão intestino-cérebro na depressão

A saúde do seu intestino está tão fortemente ligada à saúde do seu cérebro que às vezes é chamada de "segundo cérebro . " 9 Ele contém mais de 100 milhões de neurônios e, quando está em perigo, você também.

Seu intestino é responsável por gerar uma enorme 95% da sua serotonina e 50% da sua dopamina 10 , bem como melatonina e adrenalina. Qualquer psicólogo lhe dirá que todos esses neuroquímicos são cruciais para a estabilidade mental e sentimentos de bem-estar e felicidade.

Um estudo recente mostrou que o simples ato de tomar um probiótico de qualidade melhorou significativamente a depressão . 11 como? Seu intestino contém entre três e cinco libras de bactérias. Em um intestino saudável, a maioria é de bactérias amigáveis, regulando hormônios, removendo resíduos e controlando a inflamação. Se houver um desequilíbrio entre bactérias amigáveis ​​e prejudiciais, surgem problemas mentais e físicos.
Tomando um O suplemento probiótico / prebiótico é uma ótima maneira de adicionar mais "amistosos" e reequilibrar seu "segundo cérebro".

O papel dos alimentos crus na saúde mental e no bem-estar

Você está comendo de 60 a 80% cru ou melhor? Estou falando de verduras cruas, legumes, frutas, nozes e sementes, brotos, etc. Embora 100% cru não seja necessário ou até ideal, uma dieta rica em alimentos vegetais não processados ​​e crus fornece a mais alta qualidade de nutrientes e enzimas que melhore suas funções mentais superiores.

Há um grande salto entre 100% bruto e 80% bruto, e há muitos obstinados que insistem que é 100% bruto ou quebrado. Mas alguns alimentos são crus saudáveis ​​e benéficos, enquanto outros podem ser difíceis ou impossíveis de comer na forma crua. Como sopas cozidas, feitas com legumes, legumes, nozes e sementes. Também como muitos alimentos crus na forma de smoothies verdes, suco de vegetais, saladas e apenas lanches em cenouras, pimentões, etc.

Conte a porcentagem de seus alimentos crus na maior parte da sua dieta ou em calorias (60 a 80%), você não precisa ser super preciso - mas coma uma dieta principalmente à base de vegetais e crua. Se você precisar de ajuda para começar, eu tenho um12 etapas para masterclass de vídeo da Whole Foods ; fornecerá todos os conceitos básicos para a trilha mais simples e rápida para facilitar as mudanças que farão uma diferença radical na sua saúde física e mental.

Ligação do Fast Food à Depressão

Com que frequência você usa o drive-thru de fast-food? Praticamente tudo o que é vendido lá (rico em calorias, rico em açúcar, processado e com pouca nutrição) coloca você em maior risco de depressão e ansiedade.

A maioria dos outros produtos que você encontra em um drive-thru é fortemente processada e preenchida com conservantes para maximizar a vida útil. Em outras palavras, eles são desnaturados e seu corpo precisa trabalhar excessivamente para digeri-los.

Quase todo fast food tradicional é feito de ingredientes pouco saudáveis ​​que tendem a ter links para problemas de saúde mental.
Esse desequilíbrio no seu intestino retira energia das funções neurológicas mais altas, porque quando seu corpo está canalizando muita energia para a digestão e disputando alimentos não naturais e não saudáveis, essa energia não é liberada para suas reservas mentais. De novo e de novo, novopesquisas mostram a forte conexão entre a saúde intestinal e a função cerebral .

Possivelmente, a pior coisa que sai do drive-thru são as gorduras pesadas e tóxicas, como as gorduras trans, que são difíceis de metabolizar (em alguns casos impossíveis de metabolizar) e causam danos celulares.

Os alimentos fritos que você compra no supermercado também precisam ir embora. Chips, ido. Por favor.

Cafeína e Depressão

Você ama seu café. Mas seu café te ama? Talvez não tanto quanto você poderia esperar. O café não orgânico é uma das culturas mais pulverizadas no mundo, e o processo de torrefação produz a acrilamida cancerígena 13 - a mesma toxina encontrada em alimentos fritos, como batatas fritas e batatas fritas.

Tente reduzir sua ingestão de café para uma indulgência ocasional, em vez de um hábito de duas vezes por dia, e quando você toma café, verifique se ele é orgânico e livre de uma alta carga química. Algumas marcas afirmam ser muito menos ácidas do que sua mistura típica.

Enquanto você estiver mudando para o orgânico e reduzindo o consumo, preste atenção também ao que está acontecendo no seu café. Açúcar, cremes altamente processados ​​e carregados de produtos químicos e adoçantes artificiais são más notícias para o seu bem-estar físico e mental.

Você já sabe por que deve jogar açúcar e produtos químicos, mas por que os adoçantes artificiais são tão ruins? Além de enganar seu cérebro a pensar que ele está recebendo energia na forma de calorias (e não recebendo porque você está comendo um adoçante sem calorias), os adoçantes artificiais podem alterar as bactérias intestinais -e não no bom sentido 14 .

Use leite de coco orgânico ou leite de amêndoa para desnatar e adoçantes naturais e orgânicos, como estévia e doçura que não aumentam o açúcar no sangue.

Gorduras saudáveis ​​podem melhorar seu humor

Você está recebendo ácidos graxos essenciais suficientes? Um enorme90% dos americanos são deficientes em ômega 3 15 . Muitosos estudos vinculam a deficiência à depressão maior 16 , uma vez que você deve ter o ômega-3 para quebrar e transmitir os "hormônios felizes" serotonina, epinefrina e dopamina.

E não é apenas a falta de ômega-3 que é o problema. São os excessos de ômega-6, encontrados em óleos refinados, como frituras, batatas fritas, etc.A maioria dos americanos está obtendo a maior parte de seus ácidos graxos do ômega 6 17 e apenas uma pequena porcentagem do ômega 3.


Por que isso é um problema? Precisamos de um equilíbrio equilibrado de ômegas, mas na dieta americana padrão, a proporção é demédia de 16: 1 a favor do ômega-6 18 . Isso causa inflamação no corpo e pode levar a vários problemas de saúde; portanto, quanto mais ômega-3 pudermos entrar em nossa dieta, diminuímos essa inflamação.

Para adicionar ômega-3 mais saudável à sua dieta, desfrute de nozes ou óleo de noz em suas refeições ou adicione algumas colheres de sopa de chia, linho e / ou sementes de cânhamo em sua dieta. As variedades germinadas dessas sementes são mais biodisponíveis do que as sementes simples ou óleos de sementes, e adicionandoo pó de linho germinado em um smoothie verde é uma das maneiras mais rápidas e melhores de aumentar suas ômegas.

Controle seu peso, controle seu humor


O peso extra sobrecarrega fortemente o sistema endócrino (hormônios) e os desequilíbrios hormonais são a principal causa de sentimentos deprimidos, o que dificulta a solução de problemas nas circunstâncias da vida. Esse desequilíbrio, por sua vez, pode contribuir para mais ganho de peso - portanto, é um ciclo vicioso!

O caminho claro para se livrar do peso extra é eliminar a farinha branca e o açúcar. Eu prometo que você não sentirá falta deles como pensa que sentirá. Mesmo se você tiver muito peso a perder, não se desespere. Eu estive lá. Você consegue fazer isso.

Também não há necessidade de contagem obsessiva de calorias e supressão do apetite. Quando você come de 8 a 10 frutas e vegetais crus todos os dias, corta o fast food, acrescenta grãos integrais, nozes e gorduras boas, diminui imensamente seus desejos não saudáveis ​​e também cura seu metabolismo.

Suplementos de ervas, minerais e enzimas para depressão

Novamente, se você estiver tomando ISRSs ou outros medicamentos para depressão e ansiedade, consulte seu médico antes de interromper seus medicamentos ou adicionar terapias com ervas ou suplementos. Reações adversas podem ocorrer ao usar o Prozac (por exemplo) e alguns tratamentos naturais. Alguns suplementos também podem interagir com pílulas anticoncepcionais ou outros medicamentos. Sempre verifique com seu médico primeiro.

A seguir, são apresentadas as ervas, minerais e enzimas mais conhecidos e bem estudados que melhoram a depressão e a ansiedade:
  • Erva de São João é útil para a depressão, com pelo menos 10 constituintes ativos envolvidos nessa intervenção, incluindo hipericina e pseudo-hipericina. Acredita-se que funcione em parte aumentando a atividade de neurotransmissores como serotonina e noradrenalina.Estudos descobriram que é tão eficaz quanto os antidepressivos 20 para depressão leve a moderada, com menos efeitos colaterais.
  • Kava é um suplemento de ervas muito estudado para ansiedade e insônia. Kava afeta a capacidade de ligação ao receptor de GABA e bloqueia a captação de noradrenalina.Estudos descobriram que ele tem efeitos iguais aos benzodiazepínicos 21 , mas sem efeitos colaterais. É importante entender que, como o ibuprofeno, os danos no fígado podem ocorrer se usados ​​em excesso ou de forma inadequada.

  • Ácido fúlvico: Os processos agrícolas modernos esgotaram muitos minerais essenciais no solo, ou seja, eles não entram no produto que ingerimos. Estes minerais são tão importantes para a regulação hormonal e humor! Completando com umO suplemento mineral de ácido fúlvico pode ajudar a melhorar o humor, regular os ciclos de vigília, melhorar a função adrenal e reduzir a inflamação.
  • Enzimas: As enzimas ajudam os nutrientes e os minerais que você come a ir do ponto A (sua boca) ao ponto B (suas células). Tomando umO suplemento enzimático ajuda a garantir que você possa realmente usar as coisas boas nos alimentos que está comendo.
  • L-triptofano, ou 5-hidroxitriptamina (5-HTP): A função deste suplemento é aumentar as beta-endorfinas, seus hormônios de bem-estar. Uma dose típica de 5-HTP é de 200 mg por dia epode ser encontrado online ou em lojas de alimentos naturais.
  • Vitaminas do complexo B e metilfolato também podem ser extremamente úteis na regulação do humor de pessoas com deficiência.

Pare o crescimento excessivo de Candida para restaurar o equilíbrio intestinal

O crescimento excessivo de levedura (mais comumente a candida) é mais comum do que a maioria das pessoas pensa. Durante anos, a comunidade holística da saúde associou a infecção por leveduras e o crescimento excessivo à depressão e outras doenças mentais, enumerosos estudos 22 agora corroboram essa evidência anedótica.

Uma dieta rica em açúcar e alimentos altamente processados, especialmente durante e após o uso de antibióticos, é o ambiente perfeito para o fungo candida crescer fora de controle no trato digestivo e causar todos os tipos de problemas. Um desses problemas: dificuldade em absorver diferentes nutrientes. O "segundo cérebro" no seu intestino não pode funcionar adequadamente com um crescimento excessivo de leveduras.

Corte o açúcar (o açúcar alimenta o fermento), tente evitar o álcool, minimize os alimentos fermentados enquanto passa a fome por candida e tome um amplo espectro probiótico / prebiótico / enzima para restaurar esse equilíbrio crucial em seu intestino.

O equilíbrio do pH afeta a saúde mental?

Um corpo saudável se inclina para alcalina. Infelizmente, a maioria de nós se inclina levemente ácida. A hiperacidez é causada pelo estresse e pela ingestão de alimentos ácidos, como refrigerante, proteínas animais, laticínios, café e açúcar e produtos de farinha. Essa acidez leva a inflamação crônica e angústia em todos os tecidos do corpo, incluindo o cérebro e o intestino.

Os pesquisadores descobriram que um cérebro ácido não está apenas vinculado à função cardiovascular prejudicada e insuficiência renal, mas problemas de saúde mental também.

O sangue SEMPRE manterá seu pH, dentro de uma faixa muito estreita, ou nós morreremos. Portanto, se estamos ingerindo muitos alimentos ácidos ou toxinas e produtos químicos que afetam nosso pH, o sangue rouba minerais de células, tecidos e outros órgãos para manter esse equilíbrio sanguíneo adequado.

Equilibrar nosso pH envolve ingerir muitos alimentos alcalinos, como folhas verdes, crucificadores como couve-flor e brócolis, vegetais como batata doce, cenoura, pimentão, cebola e muito mais; nozes e sementes como nozes, amêndoas, castanha de caju, gergelim e sementes de girassol; e leguminosas como ervilhas, lentilhas e rins, pretos ou feijões da marinha. Beber água alcalina, com umionizador de água , é outra maneira fantástica de mudar rapidamente o ph do seu corpo.

Por falar em água, você sente que acabou de tomar um gole de um hidrante? Mudar para um paradigma holístico da saúde para lidar com a saúde mental e física pode parecer assustador a princípio. Mas quando os únicos efeitos colaterais que você tem são energia aumentada, humor estável e um sistema digestivo saudável, posso prometer que vale a pena dar alguns passos e descobrir quais funcionam para você.

Comece com uma ou duas dessas dicas e transforme-as em hábitos. Depois adicione outro. E outro.

O impacto na sua saúde mental e física será literalmente uma mudança de vida.

Fonte: Greensmoothiegirl

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.


É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos


Nenhum comentário:

Postar um comentário