Receber o diagnóstico de uma doença nunca é fácil, principalmente, quando ainda existe um grande tabu em torno da enfermidade, como acontece no caso do câncer.
Embora, a medicina tenha avançado nos métodos de tratamento e cuidados contra a doença, o câncer ainda é visto como uma doença terminal, o que gera grande pavor seja pela pessoa diagnosticada, seja por amigos e familiares.
Neste momento tão delicado e em meio a tantos sentimentos, como medo, raiva e revolta, a esperança deve ser o principal sentimento a ser cultivado no enfrentamento deste câncer.
O desejo pela vida é o primeiro passo para a cura da doença. O próximo passo, você encontrará neste artigo.
Cure sua mente para curar o seu corpo
Dados científicos já demonstram que terapias alternativas complementares ao tratamento convencional contra o câncer auxilia no processo de cura dos pacientes.
As terapias complementares são recomendadas, inclusive, pelos médicos oncologistas que afirmam não existir qualquer prejuízo na adoção de tratamentos não convencionais, desde que realizados por profissionais especializados e com autorização médica.
Pesquisadores do mundo inteiro confirmam que as terapias alternativas auxiliam na melhora da função cognitiva, fisiológica e psicológica do paciente, tendo em vista que dessas técnicas formam um conjunto de cuidados paliativos voltados para a cura do paciente.
Entenda como funciona a medicina integrativa
A medicina integrativa tem como objetivo tratar o paciente de maneira integral para além da doença em si, por isso é muito recomendada para pacientes em tratamento contra o câncer.
As práticas adotadas pela medicina integrativa são complementares no tratamento de doenças e auxiliam na redução do estresse e efeitos colaterais decorrentes do tratamento realizado no consultório médico.
É comum pacientes oncológicos sofrerem com os efeitos colaterais, além do abalo psicológico comum entre as pessoas que estão passando pelo tratamento. As práticas terapêuticas auxiliam na diminuição dos desconfortos e promovem bem estar, como:
- Reiki;
- Yoga;
- Acupuntura;
- Drenagem linfática;
- Musicoterapia;
- Pilates;
Acupuntura
A acupuntura é bastante recomendada em pacientes que possuem dores, enxaquecas e enjoos decorrentes dos tratamentos médicos.
Esses efeitos colaterais, geralmente não são combatidos pelas medicações que, além de possuírem alto custo, também acarretam outros efeitos colaterais.
No entanto, a acupuntura promove bem estar ao paciente, reduzindo os incômodos físicos e ajudando no controle da ansiedade, estresse e depressão.
Pilates
Pilates é uma técnica altamente recomendada porque promove o fortalecimento muscular, colabora com o aumento da imunidade e no alívio da dor. Outro ganho é o relaxamento, melhora na autoestima e expansão da consciência corporal.
O método pilates deve sempre ser realizado sob a supervisão de um profissional especializado, a partir da elaboração de um treino específico e adequado para cada caso.
Yoga
O Yoga é outra técnica milenar que utiliza diversas posturas associadas com a respiração e a meditação para proporcionar a diminuição de ansiedade, estresse, melhora na circulação sanguínea e fortalecimento do sistema imune.
Outros benefícios:
- Melhora na saúde mental;
- Visão mais positiva do mundo;
- Maior calma e paciência diante das adversidades.
Conclusão
Alertamos que qualquer tratamento não convencional com terapias alternativas a ser adotado precisa ser comunicado a seu médico. É verdade que as terapias complementares auxiliam no tratamento de pessoas acometidas por câncer.
No entanto, é preciso estar atento aos métodos que não possuem embasamento científico e oferecem curas milagrosas. Este é um grande risco para a sua própria saúde.
Todos os métodos citados neste artigo são recomendados pelo INCA e possuem comprovação científica. Nós da Tutto Terapias nos preocupamos com o seu bem estar e qualidade de vida.
Conte conosco para enfrentar este momento difícil! Que tal fazer algumas dessas terapias para melhorar o sem bem estar?
Fonte: TuttoPilates
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário