domingo, 21 de junho de 2020

Um ano de baixa dose de Xeloda após cirurgia para câncer de mama tri-negativo parece reduzir o risco de recorrência

Post: One Year of Low-Dose Xeloda After Surgery for Triple-Negative Breast Cancer Seems to Reduce Recurrence Risk




Tomar uma dose baixa do medicamento quimioterápico Xeloda (nome químico: capecitabina) por um ano após a cirurgia para remover o câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial e a quimioterapia padrão pós-operatória parece reduzir o risco de retorno do câncer (recorrência), De acordo com um estudo.
A pesquisa faz parte do programa virtual da Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica em 2020. Leia o resumo do "Estudo de fase III de manutenção da capecitabina metronômica após tratamento padrão no câncer de mama triplo-negativo operável (SYSUCC-001)".
“Metronômico” significa que uma dose de tratamento inferior ao padrão é administrada regularmente, geralmente por um longo período de tempo. Para este estudo, as pessoas tomaram cerca de metade da dose regular de Xeloda duas vezes por dia durante 1 ano.

Sobre a Xeloda

Xeloda é uma quimioterapia antimetabólita. Mata células cancerígenas agindo como falsos blocos de construção nos genes de uma célula cancerígena, fazendo com que a célula cancerígena morra enquanto se prepara para se dividir.

Sobre câncer de mama triplo-negativo

O câncer de mama triplo negativo é:
  • receptor de estrogênio negativo
  • receptor de progesterona negativo
  • HER2-negativo
Portanto, o crescimento da doença tripla-negativa não é impulsionado pelos hormônios estrogênio ou progesterona ou pela presença de muitos receptores HER2. Isso significa que o câncer de mama triplo negativo não responde à terapia hormonal (como tamoxifeno ou um inibidor da aromatase) ou terapias direcionadas aos receptores HER2, como Herceptin (nome químico: trastuzumabe), Kadcyla (nome químico: T-DM1 ou ado-trastuzumabe emtansina), Nerlynx (nome químico: neratinibe), Tykerb (nome químico: lapatinibe) ou Perjeta (nome químico: pertuzumabe).
Cerca de 10% a 20% dos cânceres de mama - mais de um em cada 10 - são triplamente negativos. O câncer de mama tri-negativo tende a ser mais agressivo do que outros tipos de câncer de mama e geralmente apresenta um risco maior de recorrência.
O câncer de mama tri-negativo geralmente é tratado com uma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Os pesquisadores estão constantemente trabalhando para encontrar novos medicamentos para tratar o câncer de mama triplo negativo e reduzir o risco de recorrência, razão pela qual os pesquisadores fizeram este estudo.

Sobre o estudo

Este estudo chinês incluiu 434 pessoas diagnosticadas com câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial que foi removido com cirurgia. Após a cirurgia, todas as pessoas foram tratadas com um regime de quimioterapia padrão para câncer de mama triplo negativo.
Após quimioterapia padrão, as pessoas foram divididas aleatoriamente em um de dois grupos:
  • 221 pessoas tomaram uma dose baixa de Xeloda duas vezes por dia durante 1 ano
  • 213 pessoas foram monitoradas por qualquer recorrência do câncer
Os pesquisadores analisaram qual grupo apresentava melhores taxas de sobrevida livre de doença e também analisaram as taxas gerais de sobrevida.
Sobrevivência livre de doença é quanto tempo as pessoas vivem sem que o câncer volte.
Após cerca de 5 anos de acompanhamento:
  • 83% das pessoas tratadas com 1 ano de Xeloda estavam vivas sem recorrência
  • 73% das pessoas monitoradas estavam vivas sem recorrência
Essa diferença foi estatisticamente significativa, o que significa que provavelmente foi devido à diferença de tratamento e não apenas por causa do acaso.
A sobrevida geral foi:
  • 85% para pessoas tratadas com 1 ano de Xeloda
  • 81% para pessoas sendo monitoradas
Sobrevivência geral significa que as pessoas estavam vivas, independentemente de o câncer ter retornado.
Essa diferença na sobrevida global não foi estatisticamente significativa, o que significa que poderia ter sido devido ao acaso.
Portanto, um ano de doses baixas de Xeloda reduziu o risco de recorrência, mas ofereceu uma sobrevida geral apenas ligeiramente melhor.
Os efeitos colaterais mais comuns causados ​​pelo Xeloda foram:
  • síndrome mão-pé
  • baixa contagem de glóbulos brancos
  • problemas de fígado
  • dor de estômago
Nenhum desses efeitos colaterais foi grave.

O que isso significa para você

Os resultados deste estudo são encorajadores e sugerem que um ano de doses baixas de Xeloda após a cirurgia e quimioterapia padrão para câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial pode ajudar a reduzir o risco de recorrência.
Ainda assim, o estudo foi relativamente pequeno e a sobrevida global foi apenas ligeiramente melhor para o grupo tratado com Xeloda. Mais pesquisas são necessárias antes que a terapia de manutenção com Xeloda para câncer de mama triplo negativo em estágio inicial se torne o padrão de atendimento.
Se você foi diagnosticado com câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial e passou por uma cirurgia, concluiu quimioterapia padrão e está muito preocupado com o retorno do câncer, convém conversar com seu médico sobre este estudo. Você pode discutir os riscos e benefícios potenciais de um ano de manutenção com o Xeloda e também verificar se há outros ensaios clínicos usando o Xeloda dessa maneira que possam ser adequados para você. Juntos, você e seu médico podem fazer as melhores escolhas para você e sua situação única.
Para mais informações, visite a página Breastcancer.org em Xeloda .
Escrito por: Jamie DePolo , editor sênior
Revisado por: Brian Wojciechowski, MD , consultor médico
Fonte: Breastcancer  (Tradução Google)
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário