Medicina complementar e alternativa (CAM) é o termo para produtos e práticas médicas que não fazem parte do atendimento médico padrão.
- O atendimento médico padrão é um medicamento praticado por profissionais de saúde com um diploma de MD (médico) ou DO (médico de osteopatia). Também é praticada por outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, assistentes médicos, psicólogos e enfermeiros. A medicina padrão também pode ser chamada de biomedicina ou medicina alopática, ocidental, convencional, ortodoxa ou regular. Alguns profissionais de cuidados médicos padrão também são praticantes de CAM.
- Medicina complementar são tratamentos que são usados juntamente com tratamentos médicos padrão, mas não são considerados tratamentos padrão. Um exemplo é o uso da acupuntura para ajudar a diminuir alguns efeitos colaterais do tratamento do câncer.
- Medicina alternativa é tratamentos que são usados em vez de tratamentos médicos padrão. Um exemplo é o uso de uma dieta especial para tratar o câncer em vez de medicamentos anticâncer prescritos por um oncologista.
- A medicina integrativa é uma abordagem total aos cuidados médicos que combina a medicina padrão com as práticas de CAM que demonstraram ser seguras e eficazes. Eles tratam a mente, o corpo e o espírito do paciente.
O NCI fornece informações PDQ baseadas em evidências para muitas terapias CAM em versões para o paciente e o profissional de saúde .
As abordagens CAM são seguras?
Algumas terapias de CAM foram submetidas a uma avaliação cuidadosa e foram consideradas seguras e eficazes. No entanto, existem outros que foram considerados ineficazes ou possivelmente prejudiciais. Pouco se sabe sobre muitas terapias de CAM, e a pesquisa tem sido mais lenta por vários motivos:
- Questões de tempo e financiamento
- Problemas em encontrar instituições e pesquisadores de câncer para trabalhar nos estudos
- Questões regulatórias
As terapias de CAM precisam ser avaliadas com o mesmo processo de pesquisa longo e cuidadoso usado para avaliar tratamentos padrão. Os tratamentos padrão contra o câncer têm sido geralmente estudados quanto à segurança e eficácia por meio de um intenso processo científico que inclui ensaios clínicos com grande número de pacientes.
Natural não significa seguro
As terapias CAM incluem uma grande variedade de produtos botânicos e nutricionais, como suplementos alimentares, suplementos de ervas e vitaminas. Muitos desses produtos "naturais" são considerados seguros porque estão presentes ou são produzidos pela natureza. No entanto, isso não é verdade em todos os casos. Além disso, alguns podem afetar o desempenho de outros medicamentos em seu corpo. Por exemplo, a erva de São João, que algumas pessoas usam para depressão, pode fazer com que certos medicamentos anticâncer não funcionem tão bem quanto deveriam.
Os suplementos de ervas podem ser prejudiciais quando tomados sozinhos, com outras substâncias ou em grandes doses. Por exemplo, alguns estudos mostraram que o kava kava , uma erva que foi usada para ajudar no estresse e na ansiedade, pode causar danos ao fígado.
As vitaminas também podem ter efeitos indesejados no seu corpo. Por exemplo, alguns estudos mostram que altas doses de vitaminas, até mesmo vitamina C, podem afetar o funcionamento da quimioterapia e da radiação. Muita vitamina não é segura, mesmo em uma pessoa saudável.
Informe o seu médico se estiver a tomar suplementos alimentares, por mais seguros que ache que sejam. Isto é muito importante. Mesmo que possa haver anúncios ou alegações de que algo foi usado por anos, eles não provam que é seguro ou eficaz.
Os suplementos não precisam ser aprovados pelo governo federal antes de serem vendidos ao público. Além disso, não é necessário receita médica para comprá-los. Portanto, cabe aos consumidores decidir o que é melhor para eles.
O NCI e o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH) estão atualmente patrocinando ou co-patrocinando vários ensaios clínicos que testam tratamentos e terapias de CAM em pessoas. Alguns estudam os efeitos de abordagens complementares usadas em adição aos tratamentos convencionais, e alguns comparam terapias alternativas com tratamentos convencionais. Encontre todos os ensaios clínicos de câncer CAM .
O que os pacientes devem fazer ao usar ou considerar terapias com CAM?
Pacientes com câncer que estejam usando ou pensando em usar terapia complementar ou alternativa devem conversar com seu médico ou enfermeiro. Algumas terapias podem interferir no tratamento padrão ou até ser prejudiciais. Também é uma boa idéia saber se a terapia provou fazer o que afirma fazer.
Para encontrar um profissional de CAM, peça ao seu médico ou enfermeiro para sugerir alguém. Ou pergunte se alguém em seu centro de câncer, como uma assistente social ou fisioterapeuta, pode ajudá-lo. A escolha de um profissional de CAM deve ser feita com tanto cuidado quanto a escolha de um médico.
Fonte: NIH
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário