Milhões de pessoas sofrem de dores crônicas devido a lesões ou doenças, e o controle da dor pode ser complicado. Viver com dor não é apenas uma tensão física - seja apenas desconfortável para debilitar completamente -, mas também é uma tensão emocional.
Sentimentos de frustração, raiva, depressão ou mesmo desespero podem afetar profundamente a qualidade de nossas vidas.
Uma das opções de tratamento da dor mais difundidas - as drogas - pode eliminar o desconforto físico, mas ao mesmo tempo tende a perturbar nosso equilíbrio mental. Ele também pode trazer uma série de efeitos colaterais físicos igualmente desagradáveis, criando novas ameaças à saúde.
Há outra opção que se torna muito popular como método para administrar a dor - a meditação. As ressonâncias magnéticas mostram que o cérebro de uma pessoa que medita tem uma diminuição significativa na recepção da dor (1) .
A meditação (que é a prática “formal” da atenção plena ) na verdade muda a maneira como a mente percebe a dor (2) de modo que ela seja mais suportável. É uma maneira natural e eficaz de aliviar a dor física.
A ideia de estar consciente da dor pode parecer contra-intuitiva. A maioria das pessoas quer esquecer sua dor - elas querem escapar, fugir, desejando que possam ignorá-la ou se livrar dela de alguma forma. O problema é - ironicamente - que lutando e lutando contra isso, e até mesmo tentando ignorá-lo, você cria dentro de si um estado de "resistência ao que é" e isso significa estresse.
Embora possa demorar um pouco de prática, é possível estar em um estado emocional relativamente calmo e satisfeito, mesmo quando em dor física.
Eu pessoalmente achei essa técnica incrivelmente efetiva e também meus alunos que a usaram. Eu acho que funciona melhor em redução de peso (realmente impressionante, na verdade!) E definitivamente ajuda a cultivar a paz interior e o equilíbrio.
Se você sofre dores contínuas, recomendo que experimente. O que você tem a perder?
A VARREDURA CORPORAL: UMA TÉCNICA DE GERENCIAMENTO DA DOR DA ATENÇÃO PLENA
Um método popular de controle da dor consciente é o "exame do corpo". A técnica é basicamente cinco etapas e pode levar de 20 a 30 minutos para ser concluída. Com a prática, essa ou outras técnicas de atenção como essa têm sido benéficas para muitos portadores de dor crônica.ETAPA 1 PREPARAÇÃO
O primeiro passo envolve se preparar para a sua prática. Escolha um lugar tranquilo e confortável que você possa deitar. Você não quer se distrair, portanto, deixe que os outros saibam não perturbá-lo durante a meditação.Desligue o telefone ou mude para o modo silencioso. Talvez até mesmo pendure um sinal de "não perturbe" na sua porta.
ETAPA 2 ATERRAMENTO
Depois que você estiver confortável, transforme suas velas no seu corpo. Sinta as partes do corpo que estão em contato com a superfície em que você está.Observe também a posição em que seu corpo está. Mentalmente, examine seu corpo em busca de qualquer área onde possa haver tensão - os ombros, a mandíbula, o estômago. Veja se você pode conscientemente liberar ou suavizar essas áreas do corpo para que você possa ficar totalmente relaxado.
PASSO 3 CONSCIÊNCIA DO MOMENTO PRESENTE
O terceiro passo é a decisão de abandonar o passado e o futuro, abandonar os pensamentos e estar totalmente envolvido no momento presente. Aqui você concentra sua atenção apenas em seu corpo e deixa tudo o mais desaparecer.Você toma a decisão de que o que quer que encontre ao examinar seu corpo será recebido com uma sensação de “amizade”.
Basicamente, o que isso significa é que você permite que o que você encontrar seja como é. O seu objetivo é enfrentá-lo com equanimidade e não julgar ou rotular certas partes do corpo ou tratar partes do corpo doloridas como um inimigo.
ETAPA 4 A VARREDURA DO CORPO
O quarto s tep é a parte “scan” real. Com sua mente, você escaneia - ou volta sua atenção - para cada parte do seu corpo, uma de cada vez. Você pode começar com um pé e dar toda a sua atenção. Sinta-se no pé inteiro. Observe qualquer sensação de temperatura. Esteja ciente de quaisquer tecidos que possam estar em contato com a pele ou com o ponto onde o ar encontra a pele. Qualquer sensação é bem vinda. Parece pesado ou cansado?
Não comece a pensar no assunto - Simplesmente tente estar ciente das sensações aqui. Continue a varredura, movendo sua atenção progressivamente para cima uma perna e depois a outra, depois para o tronco, braços para trás, cabeça e pescoço, focalizando parte por parte, um de cada vez.
PASSO 5 CONSCIÊNCIA DO CORPO INTEIRO
O quinto e último passo é tornar-se consciente de todo o corpo como um todo conectado. Traga consciência para todo o seu corpo físico e mantenha essa consciência por alguns minutos. Sinta o corpo por dentro. Mais uma vez, tente permanecer completamente presente. Não há necessidade de pensar no corpo.Simplesmente sinta isso.
Muitas pessoas que usaram técnicas de alívio da dor baseadas na atenção plena -como o exame do corpo - relatam que isso funciona muito bem para elas.
Sua capacidade de lidar com p ain melhora o que, por sua vez, melhora sua qualidade de vida. Ele também tem o benefício colateral maravilhoso de aliviar muito da tensão mental e emocional associada à dor crônica.
E o mais importante, faz isso sem riscos ou efeitos colaterais negativos - sendo completamente naturais, os únicos efeitos colaterais são positivos.
Fonte: Melli / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário