quinta-feira, 13 de junho de 2019

O que são probióticos? Tipos, Alimentos, Suplementos e Benefícios

Post: What Are Probiotics? Types, Foods, Supplements and Benefits

Por 



Você sabia que as bactérias podem realmente mantê- lo saudável? Tudo depende apenas do tipo de bactéria. Neste caso, estamos falando de probióticos - uma das soluções naturais mais pesquisadas para a saúde intestinal. Por anos, cientistas e médicos observaram os muitos benefícios dos probióticos não apenas para o intestino, mas para todo o corpo.
O que faz um probiótico? Quais são os probióticos bons para? Por que tomar probióticos? Quais são os melhores probióticos? O que os probióticos fazem por você? O que é um bom probiótico e o probiótico mais eficaz?Existem efeitos colaterais de muitos probióticos?
Neste completo guia probiótico para iniciantes, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre probióticos, incluindo os melhores alimentos probióticosbebidas probióticas , os melhores suplementos probióticos e como usá-los.

Como funcionam os probióticos (papel e importância na saúde)?

O que são probióticos? São bactérias vivas que revestem o trato digestivo e apoiam a capacidade do organismo de absorver nutrientes e combater infecções. Seu corpo contém aproximadamente o mesmo número de moléculas de bactérias do intestino que células para o resto do seu corpo , por isso não é de admirar que seu intestino seja tão importante para sua saúde.
O Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH) chama os probióticos de “microrganismos vivos (na maioria dos casos, bactérias) que são semelhantes aos microrganismos benéficos encontrados no intestino humano”. O NCCIH afirma que muitas vezes pensamos que as bactérias são prejudiciais. germes ”- no entanto, as bactérias probióticas realmente ajudam o corpo a funcionar adequadamente.
Sua pele e sistema digestivo sozinho hospedam cerca de 2.000 tipos diferentes de bactérias. Probióticos benefícios têm se mostrado eficazes noapoio à função imunológica, reduzindo a inflamação, promovendo a digestão saudável, bem como manter a pele bonita, especialmente quando combinada com prebióticos.
Suas boas bactérias intestinais também são responsáveis ​​por:
Os probióticos estão em nossos sistemas desde os momentos em que nascemos. Quando um recém-nascido está no canal de parto da mãe durante o parto, o bebê é exposto às bactérias vivas de sua mãe pela primeira vez. Este evento inicia uma cadeia de eventos dentro do trato gastrointestinal do bebê, e o trato gastrointestinal da criança começa a produzir boas bactérias.
Historicamente, as pessoas tinham muitos probióticos em suas dietas de comer alimentos frescos de boa terra e fermentando alimentos para evitar que estragassem. Há mais de um século, o vencedor do Prêmio Nobel russo Elie Metchnikoff teorizou que “a saúde poderia ser aumentada e a senilidade retardada pela manipulação do microbioma intestinal com bactérias benéficas para o hospedeiro encontradas no iogurte”. Metchnikoff estava à frente de seu tempo com seus benefícios probióticos, mas ele também estava ciente de que a maioria dos cidadãos tinha acesso regular a alimentos probióticos.
Hoje, no entanto, por causa da refrigeração e das práticas agrícolas, como a imersão de nossos alimentos com cloro, muitos de nossos alimentos contêm pouco ou nenhum probiótico em nome do saneamento. Na verdade, muitos alimentos contêm antibióticos perigosos que matam as boas bactérias em nossos corpos.
Como os probióticos funcionam? Seu intestino contém bactérias benéficas e prejudiciais. Especialistas em digestivos concordam que o equilíbrio da flora intestinal deve ser de aproximadamente 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.
Se essa relação ficar fora de equilíbrio, a condição é conhecida como disbiose , o que significa que há um desequilíbrio de um certo tipo de fungo, levedura ou bactéria que afeta o corpo de maneira negativa. Ao consumir certos tipos de alimentos probióticos e suplementos dietéticos (muitas vezes em forma de cápsula), você pode ajudar a trazer essas proporções de volta ao equilíbrio.
Além disso, é importante entender que os probióticos não são uma ideia nova. Ao longo da história, as culturas prosperaram em probióticos encontrados em alimentos fermentados e alimentos cultivados, que foram inventados para a preservação de alimentos muito antes da geladeira. O processo de fermentação foi perdido nos últimos anos, já que não é mais necessário preservar alimentos, o que significa que agora perdemos esses benefícios probióticos vitais.

Quais são os diferentes tipos de probióticos?

Existem muitos tipos diferentes de probióticos no mercado, cada um dos quais varia com base em vários fatores, como estabilidade, diversidade de deformação e contagem de CFU.
Normalmente, existem duas espécies principais de probióticos, incluindo Bifidobacteria e Lactobacillus . Além de ser o mais amplamente disponível em ambos os alimentos probióticos e suplementos, essas duas espécies também foram extensivamente estudadas por seus efeitos benéficos na função imunológica, saúde digestiva, perda de peso e muito mais.
Existem também muitas cepas específicas de probióticos, cada uma das quais demonstrou beneficiar condições de saúde específicas. Algumas das melhores cepas probióticas incluem:
  • Bacillus coagulans
  • Bacillus subtilis
  • Bifidobacterium bifidum
  • Bacillus clausii
  • Lactobacillus plantarum
  • Lactobacillus fermentum
  • Lactobacillus reuteri
  • Lactobacillus acidophilus
  • Lactobacillus gasseri
  • Lactobacillus rhamnosus
  • Esporogênios do lactobacilo
  • Saccharomyces boulardii
Além de suplementos probióticos, muitas dessas cepas também podem ser encontradas naturalmente em alimentos probióticos. Alimentos fermentados como tempeh, natto e miso são ótimas fontes de probióticos e apresentam muitos tipos diferentes de probióticos para apoiar vários aspectos da saúde.

O que eles (cepas probióticas) fazem?

1. Bacillus coagulans

Esta variedade específica de bactérias consistentemente classifica como um candidato para o melhor probiótico para a constipação e digestão saudável. E de acordo com um estudo fora do Irã, também pode ser o melhor probiótico para a síndrome do intestino irritável ( SII ). De fato, os pesquisadores mostraram que tratar pacientes com IBS usando Bacillus coagulans ajudou a melhorar significativamente a diarréia e reduzir a dor abdominal em comparação com um placebo.
Além disso, graças às suas propriedades imuno-moduladoras, também pode diminuir a inflamação e minimizar os sintomas de certos distúrbios auto-imunes. Por exemplo, um estudo publicado na revista BMC Complementary & Alternative Medicine mostrou que o Bacillus coagulans foi eficaz na redução da inflamação, aliviando a dor e melhorando a capacidade de realizar atividades diárias regulares em pessoas com artrite reumatóide .

2. Saccharomyces boulardii

Tem havido uma infinidade de estudos recentes, indicando que o melhor suplemento probiótico deve incluir definitivamente esta cepa benéfica de bactérias. Além de seus benefícios para aumentar a digestão, o Saccharomyces boulardii possui poderosos efeitos antimicrobianos e antitoxina, que podem ajudar a bloquear o crescimento de bactérias e parasitas e ao mesmo tempo liberar toxinas prejudiciais.
Como se isso não fosse impressionante o suficiente, estudos in vitro mostram que Saccharomyces boulardii também pode estimular a função imunológica, diminuir os marcadores de inflamação e fortalecer a barreira do trato digestivo para ajudar na prevenção de condições como síndrome do intestino permeável .

3. Bacillus subtilis

Bacillus subtilis se destaca de outras cepas de bactérias porque é um dos poucos tipos que é capaz de crescer e prosperar em uma variedade de ambientes diversos, incluindo no solo, nas raízes das plantas e no trato gastrointestinal dos animais. Modelos animais sugerem que pode estar em busca do melhor probiótico para a diarréia , observando que pode melhorar tanto o desempenho do crescimento quanto a saúde digestiva. 6 )
Algumas pesquisas também mostram que ela também pode ter efeitos antivirais imuno-estimulantes. Um estudo animal conduzido por pesquisadores na Ucrânia, por exemplo, isolou um tipo específico de peptídeo de Bacillus subtilis e descobriu que os efeitos protetores eram comparáveis ​​aos do Tamiflu, um medicamento comum usado para tratar e prevenir a gripe .

4. Bacillus clausii

Bacillus clausii é uma cepa de bactérias com benefícios que se estendem muito além de seus efeitos sobre a digestão e a saúde intestinal. De fato, estudos mostram que o Bacillus clausii também pode ter propriedades antimicrobianas potentes para proteger contra bactérias, vírus e fungos prejudiciais, bem como efeitos de melhoria imunológica para combater a infecção.
Além disso, também pode ser um candidato para o melhor probiótico para crianças com diarréia, pois estudos mostram que ele pode reduzir a duração e a frequência de diarréia em crianças com risco mínimo de sintomas adversos de efeitos colaterais.

5. Lactobacillus plantarum

O Lactobacillus plantarum tem sido associado a vários benefícios impressionantes para a saúde. Em termos de saúde digestiva, tem sido demonstrado que melhora os sintomas da SII, incluindo dor abdominal e inchaço . Também pode ajudar a aumentar a imunidade e, ao mesmo tempo, reduzir a inflamação no trato digestivo.
Além disso, pode até mesmo trazer alguns benefícios antienvelhecimento .Um ensaio clínico publicado no Journal of Microbiology and Biotechnologyna verdade descobriu que a suplementação com Lactobacillus plantarumfoi capaz de reduzir a profundidade das rugas, aumentar o brilho da pele e melhorar a elasticidade da pele em quase 22% após apenas 12 semanas.

6. Lactobacillus gasseri

Como um dos melhores probióticos para perda de peso , tem havido uma série de estudos demonstrando o quão poderosa esta linhagem de bactérias pode ser quando se trata de sua cintura. Por exemplo, um estudono British Journal of Nutrition mostrou que tomar Lactobacillus gasseridiariamente levou a reduções significativas no peso corporal e gordura corporal em comparação com um grupo controle, com os participantes perdendo até 8,5 por cento de gordura corporal durante um período de 12 semanas.
Outro estudo fora da Coréia teve achados semelhantes, relatando que tomar Lactobacillus gasseri por 12 semanas levou a reduções significativas na circunferência do quadril e da cintura em comparação com um placebo.

Eles são eficazes?

Se você está olhando para disparar função imunológica, diminuir o risco de doença ou simplesmente melhorar sua saúde geral, probióticos podem fazer uma adição digna de sua rotina diária.
Dentro de seu intestino, estão trilhões de microrganismos vivos que compõem o microbioma. Muitas dessas células bacterianas são consideradas “boas bactérias” e ajudam a suportar a função imunológica, aumentam a absorção de nutrientes e auxiliam na síntese de neurotransmissores-chave e outros compostos.
Os probióticos são um tipo de organismo que pode ajudar a aumentar a quantidade de bactérias benéficas no seu intestino. Eles são encontrados em suplementos probióticos e alimentos fermentados , incluindo tempeh, natto, miso e kombucha. Alguns dos benefícios potenciais dos probióticos incluem :
  • Digestão melhorada
  • Níveis reduzidos de colesterol
  • Imunidade aumentada
  • Proteção contra o câncer
  • Regularidade aprimorada
  • Melhor saúde mental
  • Redução da gravidade da alergia

Como usá-los com segurança (riscos e efeitos colaterais)

Todos os probióticos não são criados iguais. Nem todas as cepas têm efeitos benéficos, e é importante fazer sua pesquisa antes de iniciar um novo suplemento. E, como sempre, todos os novos regimes de suplementação devem ser conduzidos sob a supervisão de um profissional médico.
Efeitos colaterais de probióticos, por vezes, podem incluir diarréia se você tomar muito rápido demais. Você pode começar com uma quantidade menor, como uma colher de sopa de kefir ou uma cápsula probiótica por dia, e trabalhar o seu caminho se você está apenas começando a comer alimentos probióticos ou tomar suplementos dietéticos.
Um efeito colateral muito raro de probióticos visto em pacientes com câncer é a sepse. Esta é uma ocorrência extremamente rara.
No geral, a maioria dos estudos descobriu que os probióticos estão associados a muito poucos efeitos colaterais dos probióticos e um grande número de benefícios.

Benefícios para a saúde de probióticos

Estudos indicam que os probióticos podem fornecer benefícios à saúde para as seguintes doenças e condições:

Quais alimentos contêm probióticos?

Além de suplementos probióticos, você também pode tentar adicionar mais alimentos probióticos em sua dieta para ajudar a otimizar sua saúde intestinal. Alimentos fermentados e alimentos com probióticos adicionados são uma ótima opção para ajudar na sua dose diária.
Alguns dos melhores alimentos probióticos incluem:
Tenha em mente que esses alimentos probióticos devem ter baixo teor de açúcar, conservantes e ingredientes extras para obter o melhor resultado possível. Mesmo se você estiver consumindo a melhor bebida probiótica ou o melhor iogurte probiótico, ela pode não conter os mesmos benefícios para a saúde se for altamente processada e bombeada com aditivos.
Precisa de alguma inspiração para ajudá-lo? Aqui estão algumas receitas simples e ricas em probióticos para começar a experimentar:

Como você deve tomar probióticos?

Observe que os benefícios probióticos de uma cepa probiótica podem ser completamente diferentes dos benefícios à saúde observados em outro probiótico. Se você quiser usar probióticos para tratar de um problema específico de saúde, é vital selecionar o probiótico correto para a condição certa - ou você pode consumir uma ampla variedade de probióticos em sua alimentação para ser coberta.
Ao ler um rótulo probiótico, ele deve revelar o gênero, a espécie e a cepa do probiótico. O produto (geralmente em cápsulas ou pílulas probióticas) também deve fornecer as unidades formadoras de colônia (CFUs) no momento da fabricação. Além disso, a maioria dos probióticos pode morrer sob calor, portanto, saber que a empresa possui armazenamento e resfriamento adequados da instalação também é importante.
Existem sete coisas específicas que você deseja considerar ao comprar um suplemento probiótico :
  1. Qualidade da marca - Procure por marcas de suplementos dietéticos de boa reputação e com avaliações de clientes prontamente disponíveis.
  2. Contagem alta de CFU - A dosagem probiótica é medida em “unidades formadoras de colônias”, ou CFUs. Idealmente, você deve procurar pelo menos 5 a 10 bilhões de CFUs por dia para crianças e 10 a 20 bilhões de CFUs por dia para adultos. No entanto, a dosagem recomendada pode variar com base em preocupações com a saúde individual, por isso, converse com seu médico para obter orientação personalizada, conforme necessário.
  3. Sobrevivência e diversidade de estirpes - Procure estirpes como o Bacillus coagulans, o Saccharomyces boulardii, o Bacillus subtilis, o Lactobacillus plantarum, o Bacillus clausii e outras culturas ou fórmulas que assegurem que os probióticos chegam ao intestino e são capazes de colonizar.
  4. Prebióticos e ingredientes suplementares - Para que as bactérias probióticas cresçam, eles também precisam de prebióticos. Os suplementos probióticos de alta qualidade têm tanto prebióticos quanto outros ingredientes desenvolvidos para apoiar a digestão e a imunidade.Exemplos destes ingredientes são sementes de linhaça (de preferência fermentadas), sementes de chia, sementes de cañihua, astrágalo, ashwagandha, sementes de cânhamo, sementes de abóbora, cardo de leite, ervilhas, gengibre, feijão mungo e açafrão.
  5. Estabilidade e tipos de organismos - Algumas cepas probióticas precisam ser mantidas frias para preservar sua potência. Isso se aplica à produção, transporte, armazenamento e vendas. Outros são estáveis ​​e não necessitam de refrigeração. Infelizmente, a maioria dos probióticos refrigerados nunca passa pelo estômago porque eles não são estáveis.Em vez disso, procure um produto estável em estoque que contenha organismos baseados no solo.
  6. Açúcar - O açúcar não é uma boa fonte de alimento para os probióticos. Os prebióticos são a fonte de alimento destinada a manter os probióticos vivos. Um simbiótico é um suplemento dietético que contém prebióticos e probióticos. Os melhores simbióticos contêm amidos e fibras saudáveis.
  7. Viver versus morrer - “culturas vivas e ativas” são uma aposta melhor do que “feitas com culturas ativas”. Após a fermentação, o produto pode ser tratado termicamente, o que mata as bactérias boas e más (prolongando a vida de prateleira).
Então, quando é a melhor hora para tomar um probiótico? A maioria das fontes geralmente recomenda tomar seu probiótico logo pela manhã, cerca de 15 a 30 minutos antes do café da manhã. Isso garante que o seu suplemento probiótico é capaz de atingir seu trato digestivo rapidamente sem ficar preso no estômago por trás de sua refeição da manhã.

Considerações Finais sobre o Guia para Iniciantes Probióticos

  • Os probióticos naturais são bactérias do trato digestivo que auxiliam o sistema imunológico e ajudam a reduzir a inflamação crônica, potencialmente impactando no desenvolvimento de um grande número de doenças.
  • Como grande parte de sua saúde começa no microbioma complexo do intestino, o equilíbrio adequado de suas bactérias intestinais é crucial para a saúde geral.
  • O primeiro passo para cultivar um intestino saudável com probióticos é evitar boas bactérias “assassinas” como açúcar, estresse crônico e álcool.
  • Extensas pesquisas descobriram que os probióticos têm uma série de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças digestivas, como a síndrome do intestino irritável e a diarréia infecciosa, o aumento da imunidade e muito mais.
  • Você pode incorporar probióticos em sua rotina comendo alimentos mais azedos e fermentados, alimentando suas bactérias intestinais com fibras insolúveis em alimentos ricos em fibras e até mesmo tomando um suplemento probiótico de alta qualidade para aproveitar os benefícios dos probióticos.
  • Efeitos colaterais probióticos são raros, mas sempre tenha cuidado ao iniciar novos suplementos.
Fonte: DrAxe / Tradução Google


As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos




Nenhum comentário:

Postar um comentário