domingo, 2 de junho de 2019

Benefícios da sauna infravermelha e pacientes com câncer

Post: Benefits of infrared sauna and cancer patients

Por  Dr. Salvador Hernandez 


Sauna não é uma invenção recente da humanidade. Na verdade, o berço da sauna está longe dos luxuosos spas de hoje. Civilizações antigas de todas as partes do mundo já utilizaram instalações rudimentares, com o objetivo de elevar a temperatura corporal (hipertermia) para promover a sudorese profusa, ciente de que esse poderoso mecanismo poderia ativar processos de cura no corpo.
Os efeitos curativos da sauna são principalmente derivados da ativação do sistema parassimpático.
A ciência provou ainda vários benefícios do uso regular da sauna e, em particular, o uso da sauna infravermelha, que usa radiação infravermelha (ou luz) para aumentar a temperatura.Também tem mais efeitos terapêuticos quando comparado ao vapor. 

Desintoxicação profunda

Uma abordagem integrativa para o tratamento do câncer nunca será completa sem um programa de desintoxicação. Entre as diferentes maneiras de eliminar o desperdício do nosso corpo, o suor desempenha um papel fundamental. Na verdade, foi dito que a pele é o principal órgão de desintoxicação do nosso corpo. Metais pesados, fenóis, ftalatos, medicamentos de uso crônico e muitos outros produtos químicos causadores de câncer são expelidos através de nossos poros quando suamos.

Acelera os processos de recuperação

O uso da sauna aumenta o IGF-1, um hormônio vital para o crescimento e essencial nos processos de recuperação. Um estudo descobriu que o IGF1 aumentou em 142% durante o uso de uma sauna infravermelha. 
Outro estudo detectou um aumento de 5 vezes nos níveis de Hormônio do Crescimento Humano (HGH) em apenas duas sessões de sauna por infravermelho de 15 minutos por semana. 

Melhora o fluxo sanguíneo

Células cancerosas crescem e se reproduzem melhor em ambientes com baixo teor de oxigênio. Sauna terapia, no entanto, permite uma maior absorção de nutrientes e oxigênio nas áreas e órgãos do corpo afetados pelo câncer, tornando as células cancerosas mais instáveis ​​aos tratamentos.

Melhora o humor e diminui os níveis de estresse

É sabido que uma má atitude e sentimentos negativos afetam negativamente o sistema imunológico e promovem o desenvolvimento da doença. O câncer está muito ligado ao estresse e à depressão. Portanto, o tratamento adequado dessas condições é essencial no contexto de um programa integrativo de tratamento do câncer.
O uso da sauna aumenta o número de beta-endorfinas, o que provoca uma certa sensação de euforia ou felicidade. Assim, a terapia de calor em todo o corpo foi mostrada para melhorar os sintomas de depressão em pacientes com câncer. 

Nem todo estresse é ruim

Curiosamente, uma sessão muito longa de sauna também pode ser estressante para o corpo, no entanto, esse tipo de estresse é benéfico, pois gera uma resposta hormonal e a liberação de um opiáceo chamado dinorfina, bem como um aumento nas proteínas de choque térmico. .Em palavras simples, esse processo de "hormese" permite que o corpo se torne "mais forte" e, por sua vez, o torna mais resistente a toxinas, temperaturas extremas e estresse celular causado por doenças.
A sauna terapêutica é tão poderosa que pode restaurar e normalizar o eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HPA). Estas são as glândulas que interagem e mantêm um equilíbrio em nossos hormônios do estresse.

Sauna reduz os níveis de açúcar no sangue

Células cancerosas são comedores de glicose ansiosos e prosperam em um ambiente de alta glicose com uma alta taxa de crescimento e reprodução. Em modelos animais, camundongos com resistência à insulina receberam 30 minutos de hipertermia (terapia de sauna) três vezes por semana durante 12 semanas. No final desse período, os ratos tinham diminuído os níveis de insulina em 31%, devido a uma menor carga de açúcar no sangue. Os pesquisadores sugerem que o uso de terapia de sauna pode aumentar a sensibilidade à insulina graças a uma abundância de transportadores de GLUT4, com níveis muito baixos de açúcar no sangue. Os pesquisadores sugerem ainda que o uso da sauna pode aumentar a sensibilidade à insulina devido a um aumento nos transportadores de GLUT4. 

Ajuda a combater a dor

O uso da sauna ajuda a aliviar a dor, através do aumento da secreção de vários hormônios que possuem efeitos antiinflamatórios, como a noradrenalina e a adrenalina, bem como o cortisol e o IGF-1. Também aumenta a liberação de endorfinas, analgésicos naturais do nosso corpo.

Mata células cancerosas

Em 1891, o Dr. William Coley publicou uma investigação sobre como a febre poderia beneficiar pacientes com câncer, estimulando uma resposta imune e causando a remissão do câncer.
Um estudo em 2009 descobriu que em apenas 30 dias a terapia com sauna infravermelha poderia reduzir o volume de todos os tumores em 86% em modelos animais.  Pesquisadores japoneses também descobriram que a hipertermia (um termo usado para descrever a terapia de sauna por infravermelho) interrompeu o crescimento do câncer de mama em camundongos sem efeitos colaterais adversos. 
Como podemos ver, a sauna infravermelha é uma poderosa e segura ajuda na abordagem integrativa do tratamento do câncer. 
Fonte: Cancer Tutor / Tradução Google


As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos


Nenhum comentário:

Postar um comentário