Última revisão
Ao enfrentar um diagnóstico de câncer , muitas pessoas querem fazer tudo ao seu alcance para combater a doença. Para alguns, isso inclui investigar terapias alternativas ou complementares além dos tratamentos tradicionais, como a quimioterapia .
Uma terapia complementar é a dieta Budwig, que adiciona uma quantidade maior de óleo de linhaça e queijo cottage à dieta de uma pessoa, evitando alimentos processados e gorduras animais.
Neste artigo, vamos dar uma olhada detalhada no que é a dieta Budwig, se há alguma evidência para apoiar o seu uso, e os possíveis riscos e efeitos colaterais.
Qual é a dieta Budwig?
As pessoas que seguem a Dieta Budwig comem várias porções de óleo de linhaça misturado com queijo cottage, ou às vezes iogurte ou leite.
A doutora Johanna Budwig, criadora da dieta, acreditava que uma dieta muito rica em gordura poliinsaturada dessas fontes específicas ajudaria a evitar a disseminação de células cancerígenas.
Além de comer muitas porções de uma mistura de óleo de linhaça e queijo cottage, as pessoas que seguem a dieta Budwig normalmente comem muitos dos seguintes alimentos:
- frutas
- legumes
- alimentos que são muito ricos em fibras
Ao mesmo tempo, as pessoas da dieta Budwig evitam os seguintes alimentos:
- carnes especialmente processadas
- açúcar
- manteiga e margarina
- alguns outros óleos
Dr. Budwig também encorajou aqueles que seguem a dieta ou protocolo a passar mais tempo expondo sua pele ao sol para aumentar a quantidade de vitamina D que seus corpos produzem.
Quão saudável é a linhaça?
A linhaça é uma fonte de gordura e fibra saudável, e acredita-se que tenha muitos benefícios para a saúde. Saiba mais sobre esses benefícios e seu perfil nutricional aqui.
Leia agora
Para que serve a dieta Budwig?
A dieta Budwig foi desenvolvida como uma abordagem alternativa para tratar o câncer. No entanto, ele também tem sido usado como um tratamento alternativo para o seguinte:
- arteriosclerose
- golpes
- ataque cardíaco
- úlceras estomacais
- problemas de próstata
- eczema
- artrite
- deficiências imunológicas
Como alguém faz a mistura?
A base da dieta Budwig é uma mistura de óleo de linhaça e queijo cottage ou quark, que é outro queijo brando.
Para fazer a mistura para a dieta Budwig, uma pessoa precisa misturar 1 colher de sopa de óleo de linhaça para cada 2 colheres de sopa de queijo cottage ou quark até que o óleo não seja mais visível.
Pessoas na dieta podem consumir mais de 6 colheres de sopa de óleo de linhaça e 12 colheres de sopa de queijo cottage ou quark por dia para serem consumidas em diferentes momentos ao longo do dia.
Evidência
A comunidade médica tradicional considera a dieta de Budwig cientificamente não comprovada.
No entanto, algumas pesquisas sugerem que a linhaça pode combater o câncer. Por exemplo, um estudo publicado no Cancer Prevention Research Journal mostra que camundongos que foram alimentados com sementes de linhaça tinham reduzido o número de novos tumores de pulmão em comparação com ratos que foram alimentados com uma dieta sem semente de linhaça.
Outra pesquisa também mostra que as galinhas com câncer de ovário que consumiram uma maior quantidade de linhaça tiveram menos tumores e melhores resultados após um ano do que as que não comem linhaça.
Embora existam evidências de que a linhaça possa combater o câncer em animais, não há muita pesquisa disponível sobre o efeito da linhaça em humanos com câncer.
Existe um estudo de caso que se seguiu a um indivíduo com câncer de mama que usou a dieta Budwig, além de tratamentos tradicionais, incluindo quimioterapia e radioterapia. Enquanto seu câncer entrou em remissão, não se sabe se isso aconteceu devido à dieta Budwig ou as terapias tradicionais.
Outro pequeno ensaio em 25 homens com câncer de próstata mostrou que a linhaça pode reduzir os níveis do hormônio masculino testosterona . Reduzir a quantidade desse hormônio ajudou a reduzir o tamanho dos tumores.
Embora esses resultados sejam encorajadores, estudos randomizados precisam ser feitos em humanos com câncer para chegar a uma conclusão sobre a eficácia das sementes de linhaça, e antes que os cientistas possam afirmar categoricamente que a dieta Budwig é um tratamento contra o câncer.
Efeitos colaterais
A dieta Budwig é um modo de vida principalmente saudável, com efeitos colaterais limitados. No entanto, pode ter alguns efeitos colaterais ligados ao alto consumo de linho, ou o consumo de produtos lácteos para aqueles com intolerâncias.
Os efeitos colaterais relacionados à alta ingestão de óleo de linho ou de linhaça incluem os seguintes:
- diarréia
- gás excessivo
- estômago chateado
Efeitos colaterais similares são observados naqueles que têm intolerância a laticínios e comem queijo cottage.
Riscos e considerações
Existem poucos riscos de experimentar a dieta Budwig como um complemento à medicina tradicional para o câncer ou outra doença, uma vez que segue uma alimentação saudável com a adição de uma alta concentração de óleo de linhaça.
No entanto, existem alguns riscos associados à alta ingestão de óleo de linhaça. Por exemplo, algumas pessoas da dieta de Budwig relataram reações alérgicas, possivelmente à semente de linhaça.
Apesar disso, as alergias à linhaça são incomuns, então a maioria das pessoas que seguem a dieta tem um baixo risco de sofrer efeitos adversos.
Se uma pessoa tem uma alergia à semente de linhaça, ela pode ter os seguintes efeitos colaterais com a dieta da Budwig:
- formigueiro na boca
- urticária na pele
- Problemas respiratórios
Uma pessoa deve procurar atendimento de emergência se tiver sintomas de uma reação alérgica à semente de linhaça e tiver dificuldade para respirar.
As pessoas que seguem a dieta Budwig também devem aumentar a quantidade de água que bebem. Comer linhaça sem beber água suficiente pode levar a uma maior chance de desenvolver uma obstrução intestinal.
Por último, porque a dieta Budwig encoraja as pessoas a passar mais tempo ao sol, as pessoas devem estar cientes do risco de danos causados pelo sol e câncer de pele que vem do aumento da exposição ao sol.
Quem não deve seguir a dieta Budwig?
Embora a dieta Budwig seja segura para a maioria das pessoas, existem algumas pessoas que não devem aumentar a quantidade de linhaça em sua dieta. Estas são pessoas que poderiam fazer mais mal do que bem na dieta Budwig.
Grupos de pessoas que não devem seguir a dieta Budwig incluem:
- qualquer pessoa com diabetes
- mulheres grávidas ou amamentando
- pessoas com hiperglicemia
- mulheres com certas condições hormonais
- qualquer pessoa com doença inflamatória intestinal (IBD)
Qualquer pessoa fora desses grupos que queira experimentar a dieta Budwig só deve fazê-lo depois de consultar um médico.
Leve embora
A linhaça tem alguma promessa como alimento para combater o câncer. No entanto, ainda não há pesquisas suficientes para provar que é um tratamento eficaz contra o câncer.
Até que mais pesquisas sejam feitas, a dieta de Budwig não deve ser considerada um tratamento para o câncer.
Se alguém com câncer deseja suplementar seus tratamentos contra o câncer seguindo a dieta da Budwig, e eles não têm qualquer condição que possa tornar a dieta insegura, há pouco dano a eles ao tentarem a dieta juntamente com outras terapias medicinais.
Uma pessoa deve sempre consultar seu médico antes de fazer quaisquer mudanças significativas na dieta, inclusive seguindo a dieta da Budwig.
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário