Quando você agendar uma mamografia, você ouvirá o que se tornou um conselho padrão para o dia da sua triagem: não use desodorante ou antitranspirante nas axilas. O mesmo vale para qualquer pós, cremes ou loções aplicadas sob os braços, na região do peito ou na pele da mama. Você pode ser informado que o desodorante e outros produtos da pele podem afetar a qualidade das imagens. Mas por que isso é exatamente?
Desodorante pode parecer com calcificações
Muitos desodorantes contêm substâncias metálicas - o alumínio é um culpado comum - e, em uma mamografia, suas partículas densas podem se parecer com calcificações. Calcificações são pequenos depósitos de cálcio que aparecem como pontinhos brancos brilhantes ou pontos no fundo dos tecidos moles dos seios, porque o cálcio absorve os raios X das mamografias.
Calcificações são um sinal de algum processo subjacente que está acontecendo no tecido mamário. Normalmente esse processo não é preocupante. Lesão ou infecção tecidual, cistos ou outros tumores benignos (não cancerosos) e até o envelhecimento simples são causas comuns de calcificações.
Mas às vezes as calcificações podem ser um sinal de um câncer precoce se desenvolvendo dentro de um ducto mamário. Quando as células anormais crescem descontroladamente dentro do ducto, as células podem ficar tão cheias que algumas delas morrem e o corpo não consegue removê-las. Se isso acontecer, essas células podem endurecer (ou petrificar) e áreas de forma de calcificação. É por isso que os médicos levam as calcificações tão a sério.
"Calcificações parecem pequenos pontos de areia, e as partículas metálicas em alguns desodorantes também podem parecer pequenos grãos de areia", diz Delia Keating, MD, uma radiologista de imagem da mama no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York. Embora o desodorante seja aplicado em “um local típico, no alto da axila (área axilar)”, acrescenta ela, uma mulher também pode ter calcificações. "É muito difícil distinguir."
Quando as calcificações aparecem como uma nova descoberta na mamografia de uma mulher, o radiologista que está lendo as imagens tenta descobrir se elas têm alguma característica que possa sugerir que há um câncer subjacente. Em muitos casos, imagens adicionais são necessárias. Se você usar desodorante em sua mamografia, você pode acabar tendo testes adicionais que você realmente não precisa. "Tentamos evitar repetir imagens o máximo possível", diz Keating.
E quanto aos desodorantes naturais?
E quanto ao crescente número de desodorantes naturais que não contêm alumínio, mas use carvão, bicarbonato de sódio, zinco, extratos de plantas ou outros ingredientes? São seguros para uma mamografia? Não necessariamente, diz o Dr. Keating, porque, em teoria, qualquer coisa que deixe partículas na área das axilas poderia criar um problema. Então é sempre melhor prevenir do que remediar.
"É difícil ler os rótulos e saber o que os produtos contêm, e as formulações podem mudar", diz Keating. “É melhor evitar o produto naquele dia apenas para ter certeza de que ele não se confunde com algum tipo de anormalidade.Traga o desodorante com você e aplique-o depois.
Evite também os cremes e pós
Dr. Keating salienta que o mesmo conselho vale para qualquer loções, cremes ou pós aplicados sobre ou em torno dos seios: ignorá-los naquele dia. Ela observa que algumas mulheres usam uma pomada eruptiva sob os seios para ajudar no atrito. Esses produtos podem depositar pequenas partículas na área, assim como as loções para o corpo de “pele incandescente” que contêm partículas metálicas. Qualquer loção pode ser um problema - porque não só pode interferir com a imagem, mas também tornar os seios escorregadios.
“Um dos objetivos da compressão [durante a mamografia] é obter o máximo possível de tecido mamário no prato”, observa Keating. É mais difícil para o técnico obter imagens claras se a pele estiver escorregadia, porque pode haver algum borrão devido ao movimento.
Mais uma dica: se você usar desodorante, antitranspirante, pós ou loções na área das axilas ou dos seios todos os dias, gaste um pouco mais de tempo no chuveiro, limpando essas áreas na manhã de sua mamografia. "O objetivo é não deixar partículas na pele", diz o Dr. Keating.
E se você esquecer e usar desodorante em sua mamografia por engano? Fale quando fizer o check-in e peça ajuda. Muitos centros de imagem fornecem panos de limpeza para ajudá-lo a remover qualquer resíduo de produto antes da mamografia. Se você não disser nada, corre o risco de ser chamado de volta para mais estudos.
"Não cancele se você simplesmente esqueceu e fez a sua rotina normal", diz o Dr. Keating. “Apenas certifique-se de pedir toalhas e limpar cuidadosamente todo o seio e sob a axila (axilas)”.
Saiba mais sobre calcificações .
Escrito por: Kristine Conner, escritor contribuinte
Fonte: Breast Cancer / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário