sexta-feira, 17 de maio de 2019

Como reconhecer e alterar padrões de pensamento negativos quando você tem câncer

Post: How to Recognize and Change Negative Thought Patterns When You Have Cancer


Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) é um tipo de terapia que as pessoas podem usar para lidar com um diagnóstico de câncer. Seja sozinho ou com a ajuda de um médico treinado, você pode aplicar os princípios da TCC a muitas instâncias da sua vida cotidiana. A TCC pode ajudá-lo a gerenciar seus sentimentos, desafiar alguns de seus pensamentos negativos e substituí-los por outros mais úteis.
Quando você é diagnosticado com câncer, pela primeira vez ou com uma recorrência, você pode não saber como lidar com todas as mudanças em sua vida. Você pode se perguntar: “Como vou lidar com isso, junto com minha vida cotidiana? Agora o câncer é minha vida.
Sem dúvida, lidar com o câncer pode ser um desafio. O câncer pode mudar muitas coisas, incluindo seu estilo de vida, qualidade de vida, seus planos para o futuro e seus objetivos e desejos de vida. Mas lidar com o câncer é possível, e não precisa se tornar toda a sua vida.
Às vezes, a maneira como pensamos sobre eventos estressantes pode nos deixar ainda mais preocupados e sobrecarregados. 1 Por exemplo, podemos nos concentrar apenas nas partes negativas da situação ou no pior resultado possível. Ou podemos esperar que lidemos completamente com as coisas por conta própria e nunca pedir ajuda. Podemos até pensar que não há nada que possamos fazer para nos sentirmos melhor.
Aqui estão algumas das armadilhas mentais 2 em que caímos:
Filtros mentais negativos. Apenas levando em consideração o negativo, apesar das evidências (“Meu exame mostra que o tratamento está funcionando, mas acho que o câncer ainda está crescendo”).
Pensamento preto e branco. Vendo as coisas em extremos ("Eu vou ser curado ou vou morrer")
Leitura de mente. Assumindo que sabemos o que os outros estão pensando e por quê (“Minha amiga não me ligou para ver como estou, porque ela não se importa comigo”).
"Deveria" declarações. Impor “deveres” irrealistas a nós mesmos (“Eu não deveria sobrecarregar meus amigos e familiares ou pedir ajuda, não importa o quê”) .
Em vez de ficar preso nessas armadilhas, no entanto, podemos praticar diferentes maneiras de conversar com nós mesmos que nos ajudam a lidar melhor.

Usando técnicas de TCC

Terapia comportamental cognitiva (TCC) pode nos ensinar como gerenciar experiências estressantes. Claro, é normal ter pensamentos e sentimentos negativos sobre o câncer. Embora os sentimentos pareçam automáticos e incontroláveis, eles são causados ​​por pensamentos e crenças sobre as coisas que nos acontecem. A pergunta a fazer é: “esses pensamentos estão me ajudando a lidar com o câncer ou atrapalhando o seu enfrentamento?” Pensar algo diferente nos ajuda a fazer algo diferente.
Aqui está uma habilidade de TCC que você pode experimentar em casa, na sala de espera ou durante o tratamento:
  1. Primeiro, tente identificar seus pensamentos angustiantes conforme eles ocorrem.Escreva-os.
  2. Quando você tende a ter esses pensamentos? Eles são desencadeados por certos eventos?
  3. Como você se sente ao ter esses pensamentos?
  4. Como o seu corpo se sente?
  5. O que você costuma fazer para lidar com esses pensamentos e sentimentos? É útil?
Por exemplo, se você pensa: “Eu não suporto mais ficar com quimioterapia” na próxima vez que for ao tratamento, você pode se sentir ansioso, com medo ou com raiva. Você pode sentir dores de estômago, estalar alguém ou evitar receber tratamento. Tente se fazer estas perguntas:
Qual é a evidência do meu pensamento ou crença? “Eu fico muito chateado quando entro na sala de tratamento. Meu estômago está em um nó quando vejo a cadeira de quimioterapia.
Qual é a evidência contrária à minha crença? “Embora me sinta ansiosa, geralmente apareço para tratamento. Meu estômago finalmente relaxa e eu posso me sentar.
O que meu amigo pensaria sobre minha crença? “Ele me dizia que eu posso lidar com mais do que penso, que lidei com coisas difíceis no passado. Eu já fiz tratamento antes e conheço a broca. ”
O que é uma maneira mais útil de ver isso? “Chegar à quimioterapia é uma experiência desagradável, mas não é o fim do mundo. Eu tenho lidado com isso e, com apoio, posso continuar a fazê-lo. Talvez da próxima vez eu tenha vontade de pular o meu tratamento, eu possa ligar para um amigo ou respirar profundamente ”.
Reconheça o que é verdade sobre suas crenças negativas, mas lembre-se de que poucas coisas na vida são verdadeiras em todos os momentos o tempo todo. Você pode não ser capaz de controlar o câncer, mas pode controlar como você pensa sobre isso. De que maneira você ainda é capaz de viver sua vida?
Lembre-se, não há problema em ter pensamentos e sentimentos negativos quando confrontados com um diagnóstico de câncer. Mas esses pensamentos se tornam padrões? Eles estão sobrecarregando você? Se assim for, conversar com um conselheiro ou terapeuta pode ajudá-lo a quebrar esses padrões, olhar para todos os lados da sua situação e desenvolver uma melhor qualidade de vida.
Editado por Maria Chi, LCSW-R
Fonte: Cancer Care / Tradução Google


As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos


Nenhum comentário:

Postar um comentário