Você é o que você come? Não exatamente, o nosso organismo é complexo, mas vamos resumir para entendermos melhor este processo.
ETAPAS DA BOA NUTRIÇÃO
Há um longo caminho para que o alimento se transforme em matéria prima para construção e manutenção de todas as funções do sistema orgânico.
Não basta apenas escolhermos alimentos naturais, orgânicos e que o prato esteja equilibrado nutricionalmente, claro que é importante, pois nosso organismo precisa de matéria prima com qualidade, mas apenas isto não é suficiente.
A simples ingestão do alimento não garante que seus nutrientes estarão biodisponíveis. Para que organismo receba os nutrientes e utilize eficientemente, é preciso uma boa ingestão, digestão, absorção, transporte, metabolização e utilização pelas células do organismo. Se uma dessas etapas não funcionar direito, mesmo com uma alimentação adequada, o organismo apresentará carências nutricionais e, consequentemente, funcionais.
A falta de matéria prima (nutrientes) para o organismo, pode prejudicar suas funções. A utilização dos nutrientes pelo organismo depende da eficácia de cada um desses processos.
Então, o que podemos fazer para que esses processos sejam eficientes?
INGESTÃO
O que comer: alimentos naturais e ricos em nutrientes;
Quando comer: quando sentir fome;
Como comer: com tranquilidade, com atenção plena, mastigando bem os alimentos;
Quanto comer: o nosso organismo tem sinais internos de fome e saciedade, aprenda a ouvir seu corpo;
DIGESTÃO: não comer estressado ou com pressa ou sentimentos negativos, isto pode inibir a produção de ácido clorídrico, a produção e ação adequada das enzimas digestivas;
ABSORÇÃO: ter uma flora intestinal equilibrada e saudável, manter a integridade da parede intestinal. A saúde do intestino é fundamental, pois é neste órgão que ocorre a absorção;
TRANSPORTE: ter uma ingestão adequada de proteínas, pois um a das funções das proteínas é transportar nutrientes até as células.
METABOLIZAÇÃO e UTILIZAÇÃO: cuide muito bem do seu fígado, ele recebe os nutrientes, depois da digestão e absorção, metaboliza e fornece a matéria prima para os sistemas do organismo, é o órgão do equilíbrio de todas as funções orgânicas.
Somos o resultado de como o nosso organismo interage com o alimento e como funciona o processo que nos nutri.
Texto escrito pela nutricionista Tania Oliveira Zaituni.
Fonte: CirculoSaudavel
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário