Depois de concluir o tratamento, ajustar-se a um "novo normal" pode ser um desafio.
Imagem: RuslaGuzov / Thinkstock
Completar a terapia do câncer pode parecer uma graduação. Você fez algum trabalho duro, valeu a pena e pode estar pronto para comemorar. Mas dizer adeus ao tratamento pode despertar muitas das emoções e incertezas associadas ao início de um novo capítulo na vida.
A Dra. Larissa Nekhlyudov é uma médica de clínica geral que trabalha com sobreviventes de câncer em duas afiliadas de Harvard, no Brigham and Women's Hospital e no Dana-Farber Cancer Institute. Ela reconhece que os sobreviventes de câncer têm muito com o que lidar. "Uma vez que você teve sua última infusão de quimioterapia ou engoliu a última pílula, você pode se deparar com um novo conjunto de desafios - monitorando-se quanto a sinais de recorrência, recebendo acompanhamento recomendado, ajustando-se aos efeitos a longo prazo do tratamento , adaptando-se psicologicamente à vida normal e trabalhando para manter a boa saúde ", diz o Dr. Nekhlyudov.
Lidando com o espectro da recorrência
Quando o tratamento termina, você pode ser atingido com o pensamento de que não está mais trabalhando ativamente contra o câncer. Você ainda terá exames e testes para monitorar a recorrência, e cada uma dessas visitas pode provocar ansiedade. A boa notícia é que, para a maioria dos sobreviventes, os medos se dissipam a cada ano sem recorrências. Enquanto isso, as seguintes estratégias podem ajudar:
Expresse seus medos. Confrontar um medo é a melhor maneira de superá-lo.Compartilhe seus pensamentos com um amigo de confiança em vez de mantê-los engarrafados ou varrendo-os de lado. Mesmo anotá-las em um diário pode ajudar.
Converse com seus médicos sobre suas preocupações. Suas equipes de oncologia e de cuidados primários podem ajudá-lo a entender melhor seus riscos de recorrência e aconselhá-lo sobre como lidar com seus medos.
Tente meditação mindfulness ou mindfulness. Ao aprender a examinar seus medos sem julgamento, você pode roubar o poder deles.
Assumir o controle. A atividade proposital é uma das melhores maneiras de aliviar a ansiedade. Planeje novas refeições saudáveis. Leia um novo romance ou um velho favorito. Volte para projetos que você abandonou ou adiou. E não se esqueça de se exercitar - é uma das melhores maneiras de ajudá-lo a se manter saudável.
Ajustando aos efeitos a longo prazo da terapia
Tratamentos de câncer são poderosos e seus efeitos podem se espalhar para outras partes do corpo. Estes efeitos posteriores podem ser aparentes imediatamente ou levar anos para aparecer. A boa notícia é que há muitas coisas que você pode fazer.Por exemplo:
Olhe para os possíveis efeitos a longo prazo dos seus tratamentos. Nem todas as terapias têm efeitos persistentes, e para aqueles que o fazem, os efeitos variam com a terapia. Pergunte à sua equipe de oncologia se seus tratamentos contra o câncer aumentam o risco de desenvolver problemas de saúde.
Tenha uma noção do caminho a seguir. Se você achar que pode estar em maior risco para certas condições, como neuropatia, problemas cognitivos ou doenças cardíacas, discuta medidas para preveni-las, monitorá-las e tratá-las. Não se esqueça de entrar em contato com o seu provedor de cuidados primários. É importante cuidar de problemas crônicos de saúde, como pressão alta e diabetes, que podem exacerbar os efeitos colaterais do câncer.
Descanse adequadamente. Seu corpo ainda pode ter alguma cura para fazer, então a fadiga é o efeito mais comum a longo prazo do tratamento. Não resista ao desejo de dormir ou tirar uma soneca quando puder.
Coma bem. Esse pode ser um bom momento para considerar fazer algumas mudanças em direção a uma dieta mais saudável, como substituir mais proteína vegetal por produtos de origem animal, acrescentar grãos integrais e aumentar a variedade de vegetais e frutas que você come.
Seja pro ativo. Certifique-se de receber cuidados preventivos recomendados, como vacinas, mamografias, exames de Papanicolau e colonoscopias.
Voltando no balanço
Você pode achar que não planeja voltar à sua antiga vida sem esforço. Sua vida sexual pode ter sido alterada ou colocada em espera enquanto você estava em tratamento. Em um esforço para ajudar, outros podem ter assumido algumas de suas funções no trabalho ou em casa, e você pode precisar decidir se os recupera ou cria novos para si mesmo. Você também pode se deparar com questões financeiras ou confundir as contas e as declarações de seguro. Até a textura do seu cabelo pode ter mudado.
Tais desafios podem ser assustadores, mas você não precisa enfrentá-los sozinho.Muitos hospitais e organizações comunitárias oferecem grupos de aconselhamento e apoio para sobreviventes de câncer que podem oferecer sabedoria e apoio emocional nas próximas semanas e meses. Se você precisar de ajuda para encontrar um, tente o site da American Cancer Society, www.csn.cancer.org .
Fonte: Harvard Health
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário