Chega a temporada da gripe e surge a dúvida se pacientes em tratamento devem se vacinar contra a doença
A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra a gripe terá início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. A vacina protege contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.
A gripe causada pelo H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, já teve laguns casos divulgados este ano. A doença tem sintomas semelhantes à infecção causada pelos outros subtipos do vírus Influenza, porém gere mais risco de complicações para idosos, crianças, gestantes e indivíduos com doenças crônicas.
E o paciente com câncer, deve se vacinar? Como a vacina é feita com o vírus morto, ela não causa resfriado ou gripe, e pode ser dada para pacientes imunossuprimidos, aqueles que estão em tratamento de câncer e com o sistema imune comprometido. A vacina para Influenza apenas não é recomendada para indivíduos com alergia às proteínas do ovo.
Porém, é importante consultar o oncologista, pois dependendo dos quimioterápicos e da imunossupressão que o paciente apresenta, ele pode não ter uma boa resposta imune, ou seja, ele pode não desenvolver os anticorpos necessários para se defender da infecção e a vacinação não tem efeito. Por isso é muito importante que os familiares e pessoas próximas do paciente com câncer também sejam vacinados.
Fonte: Oncotech
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário