Estes tratamentos são indicados principalmente para os tumores malignos, sendo que no caso de câncer de mama benigno normalmente só é preciso manter a vigilância constante do nódulo, sem ser necessário nenhum tipo de tratamento. Saiba mais sobre os casos de tumor benigno da mama.
Já no caso de câncer de mama metástico, em que o tumor se encontra muito desenvolvido, pode ser necessário utilizar uma combinação de todos os tratamento para tentar combater todas as células cancerígenas e aumentar as chances de cura.
Máquina para tratamento com radioterapia
1. Cirurgia
A cirurgia é indicada para qualquer tipo de tumor na mama, independente do tamanho, pois remove muitas células cancerígenas, aumentando as chances de cura e facilitando o resto do tratamento.
O tipo de cirurgia varia de acordo com o tamanho do tumor, sendo que a mastectomia radical, na qual a mama é retirada completamente, só é utilizada nos casos mais graves quando o câncer está muito espalhado. Nos outros casos, geralmente é apenas removida a parte da mama onde se encontra o tumor, sendo conhecida como mastectomia parcial.
Após a cirurgia, o médico poderá indicar ainda algumas sessões de radioterapia para eliminar células tumorais que podem não ter sido retiradas, especialmente nos casos de câncer de mama primários de alto risco ou câncer de mama avançado. Veja como pode recuperar mais rápido após a cirurgia.
2. Quimioterapia
O tratamento com quimioterapia é feito com o uso combinado de vários medicamentos indicados pelo oncologista e é comum o surgimento de efeitos colaterais como náuseas, vômito, dor de cabeça, falta de apetite e queda de cabelos. Por isso, é importante o acompanhamento de um psicólogo para ajudar a enfrentar estas alterações. Veja como pode se pode sentir melhor depois de fazer quimioterapia e saiba o que fazer para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia.
3. Radioterapia
O tratamento do câncer de mama com radioterapia é indicado quando a quimioterapia não é suficiente para eliminar todas células cancerígenas. Neste tipo de tratamento o paciente é submetido a radiação direta na região da mama e axila e é comum a complementação com quimioterapia.
Tratamento do câncer de mama masculino
O tratamento do câncer de mama no homem é feito com os mesmos métodos utilizados na mulher, no entanto, como o diagnóstico geralmente é feito numa fase mais avançada da doença, existe menor chance de cura que as mulheres diagnosticadas logo no início da doença.
Desta forma, é fundamental que os homens também estejam atentos a sintomas de câncer de mama, como dor no peito ou líquido que sai do mamilo e ir no médico logo que detecta alguma alteração. Aprenda como identificar o câncer de mama no homem precocemente.
Quimioterapia no tratamento do câncer no homem
Opções de tratamento natural para câncer de mama
O tratamento natural para câncer da mama apenas complementa o tratamento clínico realizado no hospital, não devendo substituir as indicações do médico. Para melhorar o tratamento de forma natural deve-se:
- Consumir alimentos ricos em fibras em todas as refeições;
- Diminuir o consumo de gordura e evitar o consumo de alimentos industrializados ou processados;
- Parar de fumar, caso seja fumante;
- Investir no consumo de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos.
Este tipo de alterações na alimentação são muito importantes pois garantem um aumento de lignanas no organismo, que são substâncias que diminuem a produção de estrogênio, o principal hormônio responsável pelo desenvolvimento deste tipo de câncer.
Tratamento do câncer de mama é gratuito
O tratamento para o câncer de mama pode ser feito pelo SUS de forma gratuita nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, conhecidas por Unacon e nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, também conhecidos por Cacon.
Para se iniciar tratamento para o câncer é importante contactar o INCA e seguir todas as indicações recomendadas para fazer o tratamento o mais próximo de casa.
Fonte: Tua Saúde
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário