Linfócitos B (Células B)
Um tipo de glóbulo branco que produz anticorpos. Os linfócitos B fazem parte do sistema imunológico e se desenvolvem a partir de células-tronco na medula óssea. Também chamado de célula B.
Bactérias
Um grande grupo de microrganismos unicelulares. Alguns causam infecções e doenças em animais e humanos. O singular das bactérias é bactéria.
Bexiga
O órgão que armazena a urina.
Medula óssea
O tecido macio, esponjoso, no centro da maioria dos ossos. Produz glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Células
A subunidade básica de qualquer organismo vivo; a unidade mais simples capaz de vida independente. Embora existam alguns organismos unicelulares, como as bactérias, a maioria dos organismos consiste em muitas células especializadas em determinadas funções.
Cólon (intestino)
A parte mais longa do intestino grosso, que é um órgão em forma de tubo ligado ao intestino delgado em uma extremidade e o ânus na outra. O cólon remove água e alguns nutrientes e eletrólitos de alimentos parcialmente digeridos. O material restante, resíduo sólido chamado fezes, se move através do cólon para o reto e deixa o corpo através do ânus.
Leucócitos (glóbulos brancos)
Um tipo de célula imune. A maioria dos glóbulos brancos é produzida na medula óssea e é encontrada no sangue e no tecido linfático. Os glóbulos brancos ajudam o corpo a combater infecções e outras doenças. Granulócitos, monócitos e linfócitos são glóbulos brancos.
Linfonodos
Massa arredondada de tecido linfático circundada por uma cápsula de tecido conjuntivo. Os gânglios linfáticos filtram a linfa (líquido linfático) e armazenam linfócitos (glóbulos brancos). Eles estão localizados ao longo dos vasos linfáticos. Também chamado de glândula linfática.
Sistema linfático
Os tecidos e órgãos que produzem, armazenam e transportam glóbulos brancos que combatem infecções e outras doenças. Este sistema inclui a medula óssea, o baço, o timo, os nódulos linfáticos e os vasos linfáticos (uma rede de tubos finos que transportam linfa e glóbulos brancos). Os vasos linfáticos se ramificam, como os vasos sanguíneos, em todos os tecidos do corpo.
Mucosa (Mucous Membranes)
O revestimento interno e úmido de alguns órgãos e cavidades do corpo (como nariz, boca, pulmões e estômago). As glândulas da mucosa produzem muco (um fluido espesso e escorregadio). Também chamado de membrana mucosa.
Nariz
Uma parte do trato respiratório superior. Contém o órgão do olfato. O termo inclui o nariz externo, a cavidade nasal e os seios paranasais.
Patógeno
Um organismo causador de doenças ou vírus.
Fagócitos (células de limpeza)
Um grande glóbulo branco que contribui para as defesas imunitárias através da ingestão de micróbios ou outras células e partículas estranhas.
Faringe (Garganta)
O tubo oco no interior do pescoço que começa atrás do nariz e termina no topo da traquéia (traqueia) e esôfago (o tubo que vai para o estômago).
Pele
O revestimento externo do corpo que o protege do meio ambiente.
Baço
Um órgão que faz parte do sistema linfático. O baço produz linfócitos, filtra o sangue, armazena células sanguíneas e destrói células sanguíneas velhas. Está localizado no lado esquerdo do abdômen, perto do estômago.
Linfócitos T (Células T)
Um tipo de glóbulo branco. Os linfócitos T fazem parte do sistema imunológico e se desenvolvem a partir de células-tronco na medula óssea. Eles ajudam a proteger o corpo contra infecções e podem ajudar a combater o câncer. Também chamado de célula T e timócito.
Glândula timo
Órgão que faz parte do sistema linfático, no qual os linfócitos T crescem e se multiplicam. O timo está no peito atrás do esterno.
Lenço de papel
Um grupo de células que agem em conjunto para realizar uma função específica no corpo. Exemplos incluem tecido muscular, tecido do sistema nervoso (incluindo o cérebro, medula espinhal e nervos) e tecido conjuntivo (incluindo ligamentos, tendões, ossos e gordura). Órgãos são feitos de tecidos.
Amígdalas
Duas pequenas massas de tecido linfóide em ambos os lados da garganta.
Fonte:
NCBI / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário