Porque o sistema imunológico é tão complexo, existem muitas maneiras possíveis em que ele pode dar errado. Tipos de distúrbios imunológicos se enquadram em três categorias:
Imunodeficiências
Estes surgem quando uma ou mais partes do sistema imunológico não funcionam. As imunodeficiências podem ser causadas de várias maneiras, incluindo idade, obesidade e alcoolismo . Nos países em desenvolvimento, a desnutrição é uma causa comum. A AIDS é um exemplo de imunodeficiência adquirida.
Em alguns casos, as imunodeficiências podem ser herdadas, por exemplo, na doença granulomatosa crônica, em que os fagócitos não funcionam adequadamente.
Autoimunidade
Em condições auto-imunes, o sistema imunológico alveja erroneamente células saudáveis, em vez de patógenos estranhos ou células defeituosas. Nesse cenário, eles não conseguem distinguir o eu do não-eu.
Doenças auto-imunes incluem doença celíaca , diabetes tipo 1 , artrite reumatóide e doença de Graves .
Hipersensibilidade
Com hipersensibilidade, o sistema imunológico reage de forma a prejudicar o tecido saudável. Um exemplo é o choque anafilático, em que o corpo responde a um alérgeno com tanta força que pode ser fatal.
Em poucas palavras
O sistema imunológico é incrivelmente complicado e absolutamente vital para nossa sobrevivência. Vários sistemas diferentes e tipos de células funcionam em perfeita sincronia (na maioria das vezes) por todo o corpo para combater patógenos e eliminar células mortas.
Fonte: Medical News Today / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário