O gene TP53 fornece instruções para fazer uma proteína chamada proteína do tumor p53 (ou p53).Esta proteína atua como um supressor de tumor, o que significa que regula a divisão celular impedindo o crescimento e a divisão das células (proliferando) muito rapidamente ou de forma descontrolada.
A proteína p53 está localizada no núcleo das células em todo o corpo, onde se liga (liga-se) diretamente ao DNA. Quando o DNA de uma célula é danificado por agentes como produtos químicos tóxicos, radiação ou raios ultravioleta (UV) da luz solar, essa proteína desempenha um papel crítico na determinação se o DNA será reparado ou se a célula danificada se auto-destruirá apoptose). Se o DNA puder ser reparado, o p53 ativa outros genes para corrigir o dano. Se o DNA não puder ser reparado, essa proteína impede que a célula se divida e sinaliza que ela sofra apoptose. Ao impedir que as células com DNA mutante ou danificado se dividam, a p53 ajuda a prevenir o desenvolvimento de tumores.
Como a p53 é essencial para regular a divisão celular e prevenir a formação de tumores, ela foi apelidada de "guardiã do genoma".
Fonte: GHR / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário