Embora a maioria do DNA esteja presente em cromossomos dentro do núcleo, as mitocôndrias também possuem uma pequena quantidade de seu próprio DNA. Este material genético é conhecido como DNA mitocondrial ou mtDNA.
Mitocôndria são estruturas dentro das células que convertem a energia dos alimentos em uma forma que as células podem usar. Cada célula contém centenas de milhares de mitocôndrias, que estão localizadas no fluido que envolve o núcleo (o citoplasma).
As mitocôndrias produzem energia através de um processo chamado fosforilação oxidativa. Este processo usa oxigênio e açúcares simples para criar trifosfato de adenosina (ATP), a principal fonte de energia da célula. Um conjunto de complexos enzimáticos, designados como complexos IV, realizam a fosforilação oxidativa nas mitocôndrias.
Além da produção de energia, as mitocôndrias desempenham um papel em várias outras atividades celulares. Por exemplo, as mitocôndrias ajudam a regular a autodestruição das células (apoptose).Eles também são necessários para a produção de substâncias como o colesterol e o heme (um componente da hemoglobina, a molécula que transporta oxigênio no sangue).
DNA mitocondrial contém 37 genes, os quais são essenciais para a função mitocondrial normal. Treze destes genes fornecem instruções para a produção de enzimas envolvidas na fosforilação oxidativa.Os genes restantes fornecem instruções para a produção de moléculas chamadas RNAs de transferência (RNAt) e RNAs ribossômicos (RNAr), que são primos químicos do DNA. Estes tipos de RNA ajudam a montar blocos de construção de proteínas (aminoácidos) em proteínas funcionais.
Fonte: GHR / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário