terça-feira, 18 de abril de 2017

Orientações para consulta


CONVERSANDO COM MEU(MINHA) MÉDICO(A)

Pacientes bem informadas sobre a sua doença e participativas nas decisões a respeito do tratamento, tendem a ser mais seguras, confiantes e a enfrentar o câncer de forma mais positiva
.
É muito importante a paciente usar o tempo da consulta para esclarecer toda e qualquer dúvida com seu(ua) médico(a). Então, esclareça todas as suas dúvidas no consultório!


ORIENTAÇÕES PARA CONSULTA

»  Se não entender o que o(a) médico(a) diz, peça que repita com termos mais simples ou usando desenhos

»  Tenha uma agenda ou caderno em mãos durante a consulta para tomar nota dos pontos mais importantes;

»  Leve dúvidas anotadas para as consultas;

»  Caso queira informações adicionais sobre seu caso peça que seu(ua) médico(a) indique livros, sites, artigos etc;

»  Não se preocupe em entender tudo sobre a doença na primeira consulta. São muitas informações;

»  Se possível esteja sempre com um acompanhante para te ajudar a assimilar as informações.



DICAS DE PERGUNTAS QUE NÃO PODEM ESCAPAR! INDEPENDENTE DO ESTÁGIO DA SUA DOENÇA

»  Onde está a doença nesse momento e qual a sua extensão?

»  Meu câncer é receptor de hormônio-positivo ou negativo?

»  Meu câncer é HER2-positivo ou negativo?

»  Quais são as opções de tratamentos e como funcionam?

»  Quais os efeitos colaterais mais comuns e menos comuns do tratamento?

»  Como esse tratamento me beneficiará?

»  Posso evitar os desconfortos do tratamento? Como?

»  Qual a previsão de duração do tratamento?

»  Precisarei visitar o(a) médico(a) e realizar exames com que frequência durante o tratamento? Quais exames serão necessários?

»  Precisarei ficar internada?

»  Precisarei seguir dieta específica?

»  Posso fazer reconstrução mamária? Como ficará minha mama?

»  Posso apresentar linfedema? Quais são as chances?

»  Meu câncer voltará? Quais as chances?

»  Para quem devo ligar se tiver dúvidas e problemas relativos ao tratamento?

»  Quando terminar, quais são os próximos passos?

»  Eu tenho outras doenças concomitantes que afetam a minha capacidade de tolerar tratamentos?

»  Há alguma recomendação especial para esse momento?


Fonte: Mulher Consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário