quarta-feira, 5 de abril de 2017

Fique atenta -> Produtos de beleza e câncer: conheça os fatos


Se você regularmente tinge ou relaxa os cabelos, passa batom antes de sair para trabalhar ou pinta as unhas, deve ter se preocupado com a possibilidade desses produtos serem agressivos à saúde a ponto de aumentarem o risco de donças cancerígenas. Antes de entrar em pânico e cancelar o seu horário no salão de beleza, leia a seguir informações do National Cancer Institute (NCI).

Tintura para cabelo

De acordo com o National Cancer Institute (NCI), a evidência de risco aumentado para câncer em decorrência do uso tinturas de cabelo é limitado e inconsistente. Alguns estudos têm indicado que as pessoas que usaram tinturas de cabelo tinham um risco aumentado de bexiga e câncer de mama, bem como cancros do sangue e medula óssea (como linfoma não-Hodgkin e leucemia), enquanto outros estudos nada apresentaram. Com base na revisão das provas, o Grupo de Trabalho da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) concluiu que o uso pessoal de tinturas de cabelo é "não classificável" como causador de câncer para os seres humanos. Então, ainda não está claro se o uso pessoal de tinturas de cabelo pode aumentar o risco para o câncer.

Alisamento

Você e seu estilista devem ter em mente que os produtos para alisamento dos cabelos possui formaldeído (formol), um produto químico e também amplamente usado em muitos produtos de consumo. Além de ser uma substância que provoca câncer, também pode causar irritação e sensibilização da pele. As pessoas podem ser expostas ao formaldeído no local de trabalho e em sua casa ambiente, mas os níveis mais elevados são encontrados em ambientes de trabalho onde o formaldeído é produzido ou usado. Em um salão de beleza, os níveis de formaldeído são elevados quando os produtos estão sendo aplicados, mas eles rapidamente voltar a um nível inferior. Lembre-se que embora o risco de câncer a partir desses produtos para o cabelo pode ser baixo, ambos os corantes de cabelo e produtos de alisamento contêm produtos químicos que podem ferir sua pele, cabelos e olhos, especialmente se você não for cuidadoso ou não usá-los como deveria. Para saber mais sobre os riscos de curto prazo e de longo prazo de formaldeído.

Produtos para unhas

Produtos profissionais para unhas são tipicamente formulados para minimizar a exposição a produtos químicos perigosos que podem causar efeitos adversos à saúde. No entanto, a exposição excessiva pode ocorrer e pode resultar em irritação da pele, reação alérgica, ou lesões oculares graves. Se você trabalha em um salão de beleza, salão de um próprio, ou apenas quer saber mais, confira a publicação Proteger a Saúde dos Trabalhadores Nail Salon pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA. A publicação ajuda os trabalhadores compreendem os ingredientes do produto e como evitar a superexposição para aqueles que apresentam riscos potenciais à saúde. Como acontece com qualquer produto cosmético, que podem ser perigosos se forem usados, você deve ler os rótulos dos produtos para as unhas com cuidado e atenção todos os avisos. Mas, na medida do cancro está em causa, não há risco conhecido associado com o uso de produtos de unhas.

Batom

Algumas das cores naturais usados no batom podem conter pequenas quantidades de chumbo. O Programa Nacional de Toxicologia (NTP) do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde diz que chumbo e produtos de chumbo são "razoavelmente prevista para ser cancerígenos humanos." No entanto, a Food and Drug Administration (FDA) tem avaliado o potencial de danos para os consumidores de uso do batom contendo chumbo e determinou que não há preocupação de segurança porque o batom é destinada ao uso tópico e só é ingerido acidentalmente e em pequenas quantidades. Sempre use seu batom somente como dirigido e manter os produtos longe das crianças.

Se você gostaria de saber mais sobre produtos de beleza e riscos para a saúde, o Centro de Informação e Divulgação do Centro e Alimentos dos EUA Drug Administration para a Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada tem informações sobre os produtos e como eles são regulados. Visite http://www.fda.gov/Food/default.htm Fonte: National Cancer Institute (NCI)

Fonte: Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário