Being resilient is a skill you can learn and sharpen, and it's never too late to give it a try.
Imagem: © Ariel Skelley / Thinkstock
A capacidade de recuperar o estresse ou a adversidade é importante ao longo da vida, especialmente em nossos anos mais velhos. É quando enfrentamos muitas transições, como problemas de saúde; trabalho, renda e mudanças domésticas; a perda de entes queridos; e isolamento ou separação de amigos, filhos crescidos e netos. Como nos ajustamos a essas mudanças, ajudamos a determinar o que a vida parecerá avançar. "Muitas pessoas estão vivendo mais e queremos aproveitar ao máximo esses anos para que as pessoas possam prosperar", diz Laura Malloy, diretora do programa de envelhecimento bem-sucedido do Instituto Benson-Henry da Mind-Body Medicine, de Harvard.
Os benefícios da resiliência
Lidar com o estresse de forma positiva é conhecido como resiliência e tem muitos benefícios para a saúde. Está associado à longevidade, menores taxas de depressão e maior satisfação com a vida. "Há uma sensação de controle, e ajuda as pessoas a se sentir mais positivas em geral", diz Malloy.
Da mesma forma, a falta de resiliência significa que você não pode lidar bem com o estresse em situações difíceis. O estresse crônico está associado a conseqüências prejudiciais para a saúde, como pressão arterial elevada, sistema imunológico enfraquecido, ansiedade, depressão, insônia, azia, indigestão e doença cardíaca.
Construindo resiliência
Algumas pessoas nascem resilientes, como uma criança que cai de uma bicicleta e salta de volta para pedalar. Se não é você, tome consciência: a resiliência é uma habilidade que você pode aprender e melhorar todos os dias.
Você pode querer fazer uma aula sobre a construção da resiliência, muitas vezes oferecida nos hospitais locais. Um exemplo é o programa de treinamento de estresse e resiliência do Instituto Benson-Henry (SMART). Ou experimente qualquer uma das seguintes ideias para melhorar quando retornar.
Meditar. Praticar uma técnica de meditação contesta o estresse, provocando a resposta de relaxamento, o que ajuda a diminuir a pressão arterial, freqüência cardíaca, taxa de respiração, consumo de oxigênio e hormônios do estresse. Elimine a resposta com yoga, tai chi, meditação, imagens guiadas ou exercícios de respiração profunda.
Refleque sua situação. Veja o lado positivo e não a desvantagem de uma situação difícil. Por exemplo, se você está triste porque sua criança crescida não está ligando com a frequência desejada, experimente se orgulhar e feliz que tenha ajudado seu filho a se tornar um adulto independente.
Lean em sua rede social. Amigos e familiares são importantes tampões de estresse. "Você pode lidar melhor se você tiver pessoas com quem você possa compartilhar seus estressores, ou pessoas para ajudá-lo", diz Malloy.
Cultive o pensamento positivo. Quando você está estressado, é fácil pensar sobre o que está errado. "Nós teremos as pessoas focadas em três coisas que estão indo bem, ou três coisas que eles são gratos por cada dia", diz Malloy. "Pode ser tão simples como desfrutar de uma xícara de café ou ter um bom bate-papo no telefone".
Rir mais. "Rir pode diminuir os hormônios do estresse e aumentar o sistema imunológico", diz Malloy. Tente assistir a um filme engraçado, lendo um livro engraçado ou mesmo forçando-se a rir. "O riso é contagioso e nem sempre é dependente do humor", diz Malloy.
Seja otimista. "Pense em um resultado positivo, não negativo", diz Malloy."Considere uma situação próxima e visualize as qualidades positivas que deseja trazer para ela".
Combate o estresse, melhorando a saúde
O estresse toma um impacto físico e emocional no corpo. Ao aumentar a sua saúde em geral, você terá mais força para enfrentar situações estressantes quando vierem. Três maneiras de fazer isso estão exercitando, comendo direito e durmecendo o suficiente.
O exercício aeróbio ajuda a combater o estresse, aumentando os produtos químicos naturais do corpo, usando hormônios do estresse, protegendo as células cerebrais e diminuindo a pressão arterial. Quando você começa a se sentir estressado, vá para uma caminhada rápida fora ou em uma esteira. Ainda melhor, apontar por 150 minutos por semana de atividade de intensidade moderada.
Uma dieta consistindo em alimentos integrais saudáveis - vegetais, frutas, nozes, grãos integrais e peixes - também pode combater a depressão em comparação com dietas cheias de alimentos açucarados, processados ou fritos.
Ser privado de sono pode reduzir a função imune e levar a dificuldades com memória, atenção, tomada de decisão e aprender novas informações. Nós somos mais capazes de lidar com o estresse quando estamos descansados. Aponte para sete a oito horas de sono por noite.
Torná-lo um hábito
Trabalhe em uma ou mais dessas habilidades de fortalecimento da resiliência todos os dias. Quanto mais você os praticar, melhor você se tornará no tratamento do estresse.
Fonte: Harvard Health / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário