Esta bebida já foi considerada um medicamento oficial na antiga cultura chinesa. Hoje em dia é possível encontrar centenas de diferentes chás que prometem combater várias doenças. O chá quente também provou estimular o sistema digestivo, além de aumentar a imunidade, aliviar o estresse e aumentar a resistência física.
Aprenda a preparar os cinco chás abaixo para ajudar a fortalecer sua saúde:
1. Chá Oolong
Benefício: perda de peso
De acordo com pesquisas, beber chá oolong pode dar um impulso ao seu metabolismo e aumentar os níveis de energia do organismo. Este chá preto levemente fermentado pode ajudá-lo a perder alguns quilos aumentando o número de calorias que você queima. Embora os motivos para isso não sejam completamente conhecidos, os cientistas acreditam que a cafeína e os flavonoides, tipicamente encontrados em chás pretos e verdes, podem funcionar como agentes que queimam gordura. Este chá é frequentemente servido em restaurantes chineses. Tem um sabor doce e frutado que é bom servido quente ou frio. Uma porção geralmente produz cerca de 75 mg de cafeína, cerca de metade da quantidade de uma xícara de café.
Como preparar: Coloque de 1 a 2 colheres de chá de oolong em um bule ou copo, diretamente ou em um infusor. Despeje aproximadamente 150ml de água previamente fervida sobre as folhas de chá. Espere cerca de 5 minutos antes de beber.
2. Chá de hortelã e manjericão sagrado
Benefícios: proteção do fígado e imunidade
Este chá é refrescante e pode ser apreciado quente ou frio. A hortelã ajudará a relaxar o estômago, enquanto o manjericão sagrado é uma erva amplamente utilizada na medicina Ayurveda. Considerada a rainha das ervas, a tulsi ou manjericão sagrado, tem uma ampla gama de propriedades curativas, desde a prevenção de infecções até controle da ansiedade. Numerosos estudos mostram que o manjericão sagrado também pode proteger o fígado e os rins dos danos causados pela ingestão de pesticidas e produtos químicos industriais, às vezes encontrados em frutas e vegetais.
Como preparar: Para fazer o chá, ferva a água e despeje uma colher de chá de folhas de manjericão sagrado. Deixe repousar de 3 a 5 minutos. O manjericão sagrado combina bem com outros ingredientes, incluindo menta, limão, gengibre ou mel!
3. Chá de Rhodiola Rosea
Benefício: mais resistência durante exercícios físicos
Se você sofre de ansiedade, o chá de Rhodiola Rosea ou Raiz de Ouro é excelente para você. Estudos também descobriram que esta planta aumentou a resistência e o tempo de recuperação de exercícios mais rápido. O chá não contém cafeína, então você se sentirá energizado sem sofrer uma queda de energia mais tarde.
Como preparar: Uma vez que as raízes estiverem secas e moídas, adicione 5 gramas de Rhodiola em água quente. A água deve estar quente, mas as raízes não devem ser expostas a temperaturas superiores a 29 graus, pois podem danificar os ingredientes ativos na raiz. Normalmente, o chá é deixado de molho por longos períodos de tempo.
4. Chá de Macroalgas
Benefício: aumento de minerais essenciais
Talvez você já tenha comido algas antes, como em receitas orientais, por exemplo, mas você já pensou beber algas? Elas oferecem a mais ampla gama de minerais em comparação com outros alimentos. Contém iodo para proteção da tiroide, vitamina C imunológica e ferro energético. Beber esse chá permitirá que você aproveite seus benefícios nutricionais. Ele também contém cerca de 60 minerais essenciais para o corpo humano. A ingestão regular de algas marinhas mantém a saúde do cabelo e promove o crescimento.
Dica: Você pode encontrar um chá de algas em uma loja de produtos naturais e seguir as instruções da embalagem.
5. Chá de Vinagre de Maçã
Benefício: controle de açúcar no sangue
O vinagre de maçã tem infinitas utilidades. Ele pode ser usado para eliminar manchas ou para perder peso, juntamente com muitas outras coisas. Ele foi considerado uma cura natural e talvez uma das maiores vantagens é que ele pode baixar o açúcar no sangue quando consumido com alimentos amiláceos, tornando-se uma ferramenta útil para aqueles que lidam com diabetes tipo 2. Uma desvantagem é que é altamente ácido e pode danificar o esmalte dos dentes. Por esta razão, ingerir diluído em água e preparando-o como um chá.
Como preparar: Combine e misture 1 xícara de água morna, 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de canela e uma pitada de pimenta-caiena.
Fonte: TudoporEmail
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário