Além de auxiliar no tratamento de algumas doenças, a terapia musical ajuda a melhorar a autoestima e a aliviar o estresse.
A musicoterapia é uma terapia que utiliza a música e seus elementos - som, melodia, harmonia e ritmo – para ajudar, por exemplo, a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade, a depressão e a agitação em doenças diversas.
Pesquisas internacionais, por exemplo, indicam que cantar ou ouvir música pode proporcionar benefícios emocionais e comportamentais em pacientes com doenças que afetam as funções mentais como a Doença de Alzheimer. Isso porque as principais áreas cerebrais ligadas à memória musical nem sempre estão afetadas nos pacientes que têm a doença.
A musicoterapia também pode ser utilizada no tratamento da Doença de Parkinson, com efeitos positivos na melhora da fala e caminhada; no Transtorno do Espectro Autista, aliada a outras terapias, para reduzir a sensibilidade ao toque e ao som; e para aliviar a dor em pacientes em tratamento de câncer.
Veja outros benefícios que a musicoterapia proporciona:
Pode aliviar a dor crônica em pacientes oncológicos
Melhora a autoestima
Promove a interação
Aguça os sentidos
Ajuda a regular a frequência cardíaca
Estimula a memória
Ajuda a reduzir a fadiga
Promove o relaxamento
Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário