terça-feira, 16 de janeiro de 2018

As 12 características de uma pessoa resiliente

​A resiliência é uma grande qualidade, ao permitir lidar com a pressão de forma mais positiva e ser mais flexível. Mas o que é preciso para ser resiliente? Confira nossas dicas a seguir.


A resiliência é uma qualidade que pode trazer inúmeros benefícios à rotina da pessoa. Trata-se de uma capacidade que pode e deve ser trabalhada, já que ajuda no enfrentamento de situações adversas, a superar problemas e a reagir de forma positiva aos conflitos.
A resiliência, fundamentalmente, proporciona flexibilidade. À medida que novas configurações vão surgindo, a pessoa consegue ajustar seus objetivos, táticas e recursos utilizados, se adaptando à nova conjuntura e seguindo em frente sem permitir que a frustração a domine.
As pessoas altamente resilientes compartilham uma série de características. Quer saber quais? Listamos, a seguir, as 12 principais.


1) Tem uma curiosidade genuína, como a de uma criança
Quem é resiliente se faz inúmeras perguntas, quer saber como tudo funciona, e se diverte com o processo de aprendizagem, exatamente como as crianças. Ela experimenta, sonha em fazer coisas, comete erros, sofre, mas também ri muito, de si mesmo e dos outros.
2) Vive em constante aprendizado
O resiliente rapidamente assimila experiências novas ou inesperadas. Aliás, mantém uma postura aberta, e é isso o que permite que aprenda e mude, sempre para melhor. Exercita constantemente sua capacidade crítica e trata de antecipar, inclusive, possíveis adversidades.
3) Tem uma alta capacidade de adaptação
Quem é resiliente é mentalmente e emocionalmente flexível. Não se inibe diante das contradições das personalidades dos demais. Pode ser, ao mesmo tempo, forte e delicado, sereno e emotivo, sério e divertido… mas, especialmente, consegue estruturar pensamentos negativos que permitam alcançar resoluções positivas.

4) Sua autoestima e autoconfiança são sólidas
A autoestima e a autoconfiança são como você se sente em relação a si mesmo. Elas determinam quanto você poderá chegar a aprender de uma situação negativa ou imprevista. Elas agem como um escudo diante de posturas agressivas e nocivas, e mantém a pessoa aberta às críticas construtivas.
5) Não se importam com julgamentos
Como o resiliente tem alta autoestima, isso permite arriscar na vida, sem necessariamente esperar aprovação ou apoio dos demais. Há confiança, porque em situações do passado já demonstrou ser capaz de lidar com o inesperado.
6) Tem boas amizades
Já está demonstrado cientificamente: quem tem bons amigos e um bom relacionamento familiar é mais resistente ao stress e adoece menos, se está obrigado a viver em ambientes tóxicos, seja no trabalho ou na vida social. O resiliente não é uma pessoa solitária. Tem como hábito conversar com família e amigos, o que reduz o impacto das dificuldades e fortalece sua autoestima e autoconfiança.
7) Consegue expressar seus sentimentos
Uma das marcas da pessoa resiliente é a capacidade para expressar, de forma honesta e aberta, sentimentos de amor, raiva, desaprovação, entusiasmo, sofrimento, etc. Também é capaz de suprimir a expressão dos mesmos, quando considera que é o melhor caminho.
8) É guiado pelo otimismo
Quem é resiliente sempre espera que as coisas se resolvam da melhor forma possível. Isso faz parte de seus valores. É bastante tolerante com a incerteza e a ambiguidade. Consegue lidar de forma eficiente com elas, sendo capaz de trazer estabilidade ao caos.

9) Usa a empatia para captar a essência dos demais
O resiliente tem a capacidade de ver as coisas pela perspectiva do outro, mesmo que seja um rival. Uma atitude vitoriosa quando há conflitos, na que todos os envolvidos ganham.
10) É intuitivo
A intuição, a comunicação não-verbal e a percepção subliminar são fontes de informação útil para quem é resiliente. O tempo dedicado à observação é muito importante, e nunca deve ser menosprezado.
11) Sabe ser defensivo
Quem é resiliente está preparado para bloquear e evitar ataques, mas também sabe revidar quando necessário. Isso sim, evita ao máximo as situações de manipulação e os jogos de poder. Seu estilo é encontrar aliados, fontes de recursos e apoio.
12) Atrai a sorte, e isso é um talento
Como aprende de cada experiência, tem em suas mãos um verdadeiro antídoto contra a vitimização. Tem a capacidade de transformar uma situação que é emocionalmente nociva para a maioria, em um combustível para si próprio. Consegue prosperar em situações angustiantes, porque aprende das más experiências. Isso é o que fazem transformar a desventura em boa sorte, saindo mais forte das adversidades.

Fonte: MundoPsicologos



As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.


É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário