O trióxido de arsênico já é usado no tratamento de leucemia e pode funcionar contra tumores
Imagem: iStockO arsênico --um dos venenos mais famosos do mundo e apontado como substância cancerígena -- pode se tornar uma nova arma no combate a diferentes tipos de câncer. A descoberta foi feita por cientistas ligados à Universidade Harvard (EUA) e publicada na Nature Communications.
Associado ao ácido retinoico, o trióxido de arsênico já é usado como medicamento para tratar leucemia, tipo de câncer que afeta os tecidos formadores de sangue. Partindo dessa informação, os pesquisadores decidiram investigar como a substância age em nível celular no tratamento da doença e se o mecanismo funcionaria contra diferentes tumores.
O estudo descobriu que a combinação de trióxido de arsênico e ácido retinoico destrói uma enzima chamada Pin1 em modelos de células com leucemia, e o mesmo ocorreu em testes com câncer de mama e de fígado.
Os cientistas explicam que Pin1 é responsável por "ativar" mais de 40 proteínas que alimentam um tumor, além de bloquear mais de 20 proteínas que poderiam suprimir seu crescimento. "O resultado traz uma nova e incrível possibilidade de adicionar o trióxido de arsênico em terapias existentes contra o câncer de mama e também outros tumores. Isso pode representar uma significante melhora no tratamento da doença", afirmou Xiao Zhen Zhou, um dos líderes da pesquisa.
Fonte: Viva Bem
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário