domingo, 5 de agosto de 2018


Benefícios da boa nutrição durante o tratamento do câncer

Uma boa nutrição é especialmente importante se você tem câncer, porque tanto a doença quanto seus tratamentos podem mudar a maneira de comer. Câncer e tratamentos de câncer também podem afetar a forma como seu corpo tolera certos alimentos e utiliza nutrientes.
As necessidades nutricionais de pessoas com câncer variam de pessoa para pessoa. Sua equipe de atendimento ao câncer pode ajudá-lo a identificar suas metas nutricionais e planejar maneiras de ajudá-lo a alcançá-las. Comer bem enquanto você está sendo tratado de câncer pode ajudá-lo:
Comer bem significa comer uma variedade de alimentos para obter os nutrientes que seu corpo precisa para combater o câncer. Esses nutrientes incluem proteínas, carboidratos, gordura, água, vitaminas e minerais.

Nutrientes

Proteínas

Precisamos de proteínas para o crescimento, para reparar o tecido do corpo e manter nosso sistema imunológico saudável. Quando seu corpo não obtém proteína suficiente, pode quebrar o músculo pelo combustível de que necessita. Isso leva mais tempo para se recuperar da doença e pode diminuir a resistência à infecção. Pessoas com câncer geralmente precisam de mais proteína do que o normal. Após a cirurgia , quimioterapia ou radioterapia , a proteína extra é geralmente necessária para curar tecidos e ajudar a combater infecções.
Boas fontes de proteína incluem peixe, aves, carne vermelha magra, ovos, produtos lácteos com baixo teor de gordura, nozes e manteigas de nozes, feijões secos, ervilhas e lentilhas e alimentos de soja.

Gorduras

As gorduras desempenham um papel importante na nutrição. Gorduras e óleos são feitos de ácidos graxos e servem como uma rica fonte de energia para o corpo. O corpo quebra as gorduras e as utiliza para armazenar energia, isolar os tecidos do corpo e transportar alguns tipos de vitaminas pelo sangue.
Você pode ter ouvido que algumas gorduras são melhores para você do que outras. Ao considerar os efeitos das gorduras no seu nível de colesterol e coração, escolha gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas com mais frequência do que as gorduras saturadas ou trans.
Gorduras monoinsaturadas são encontradas principalmente em óleos vegetais como óleos de oliva, canola e amendoim.
Gorduras poliinsaturadas são encontradas principalmente em óleos vegetais como cártamo, girassol, milho e linhaça. Eles também são as principais gorduras encontradas em frutos do mar.
As gorduras saturadas são encontradas principalmente em fontes animais, como carnes e aves, leite integral ou com baixo teor de gordura, queijo e manteiga. Alguns óleos vegetais, como coco, óleo de palmiste e óleo de palma, estão saturados. As gorduras saturadas podem aumentar o colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas. Menos de 10% de suas calorias devem ser provenientes de gordura saturada.
Os ácidos graxos trans são formados quando os óleos vegetais são processados ​​em sólidos, como margarina ou gordura. Fontes de gorduras trans incluem salgadinhos e assados ​​feitos com óleo vegetal parcialmente hidrogenado ou gordura vegetal. As gorduras trans também são encontradas naturalmente em alguns produtos de origem animal, como laticínios. As gorduras trans podem aumentar o colesterol ruim e reduzir o bom colesterol. Evite gorduras trans tanto quanto você puder.

Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. Os carboidratos dão ao organismo o combustível necessário para a atividade física e a função adequada do órgão. As melhores fontes de carboidratos - frutas, verduras e grãos integrais - também fornecem vitaminas e minerais, fibras e fitonutrientes às células do corpo. (Os fitonutrientes são produtos químicos em alimentos à base de plantas que não precisamos viver, mas que podem promover a saúde).
Grãos integrais ou alimentos feitos a partir deles contêm todas as partes essenciais e nutrientes naturais de toda a semente de grãos. Grãos integrais são encontrados em cereais, pães e farinhas. Alguns grãos integrais, como quinoa, arroz integral ou cevada, podem ser usados ​​como acompanhamentos ou parte de uma entrada. Ao escolher um produto de grãos inteiros, procure as palavras “grãos inteiros”, “terra de pedra”, “terra integral”, “farinha de trigo integral”, “farinha de aveia integral” ou “farinha de centeio integral”. que algumas padarias usarão farinha de trigo integral juntamente com farinha branca, mas rotularão o produto de “trigo integral”. Veja a lista de ingredientes para descobrir. Pães e outros produtos rotulados como “100% integral” não contêm farinha refinada.
A fibra é a parte dos alimentos vegetais que o corpo não consegue digerir. Existem dois tipos de fibra. A fibra insolúvel ajuda a remover os resíduos alimentares do corpo rapidamente, e a fibra solúvel se liga à água nas fezes para ajudar a manter as fezes moles.
Outras fontes de carboidratos incluem pão, batatas, arroz, macarrão, macarrão, cereais, milho, ervilha e feijão. Doces (sobremesas, doces e bebidas com açúcar) podem fornecer carboidratos, mas fornecem muito pouco em termos de vitaminas, minerais ou fitonutrientes.

Água

Água e líquidos ou fluidos são vitais para a saúde. Todas as células do corpo precisam de água para funcionar. Se você não ingerir líquidos suficientes ou se perder líquidos por vômito ou diarréia, pode ficar desidratado (seu corpo não tem tanto líquido quanto deveria). Se isso acontecer, os fluidos e minerais que ajudam a manter o corpo funcionando podem ficar perigosamente fora de equilíbrio. Você recebe água dos alimentos que come, mas uma pessoa também deve beber cerca de oito copos de líquidos por dia para ter certeza de que todas as células do corpo recebem o fluido de que precisam. Você pode precisar de líquidos extras se estiver vomitando, tiver diarréia ou mesmo se não estiver comendo muito. Tenha em mente que todos os líquidos (sopas, leite, até mesmo sorvete e gelatina) contam para seus objetivos fluidos.

Vitaminas e minerais

O corpo precisa de pequenas quantidades de vitaminas e minerais para ajudá-lo a funcionar adequadamente. A maioria é encontrada naturalmente nos alimentos. Eles também são vendidos como suplementos em comprimidos e líquidos. Eles ajudam o corpo a usar a energia (calorias) encontrada nos alimentos.
Uma pessoa que come uma dieta balanceada com calorias e proteínas suficientes normalmente obtém muitas vitaminas e minerais. Mas pode ser difícil ter uma dieta balanceada quando você está sendo tratado de câncer, especialmente se você tem efeitos colaterais de tratamento que duram por um longo tempo. Neste caso, o seu médico ou nutricionista pode sugerir um suplemento diário multivitamínico e mineral. Se a sua ingestão alimentar tiver sido limitada durante várias semanas ou meses devido aos efeitos do tratamento, informe o seu médico. Pode ser necessário verificar se há deficiências de vitaminas ou minerais.
Se você está pensando em tomar uma vitamina ou suplemento, não deixe de discutir isso com seu médico primeiro. Algumas pessoas com câncer tomam grandes quantidades de vitaminas, minerais e outros suplementos dietéticos para tentar estimular o sistema imunológico ou até destruir as células cancerosas. Mas algumas dessas substâncias podem ser prejudiciais, especialmente quando tomadas em grandes doses. De fato, grandes doses de algumas vitaminas e minerais podem tornar a quimioterapia e a radioterapia menos eficazes.
Se o seu oncologista disser que não há problema em tomar uma vitamina durante o tratamento, talvez seja melhor escolher um suplemento com não mais que 100% do valor diário (DV) de vitaminas e minerais e um sem ferro (a menos que seu médico pense em você) precisa de ferro).

Antioxidantes

Antioxidantes incluem vitaminas A, C e E; selênio e zinco; e algumas enzimas que absorvem e se ligam aos radicais livres, impedindo-os de atacar as células normais.
Se você quiser ingerir mais antioxidantes, os especialistas em saúde recomendam ingerir uma variedade de frutas e vegetais, que são boas fontes de antioxidantes. Tomar grandes doses de suplementos antioxidantes ou alimentos ou líquidos melhorados com vitaminas geralmente não é recomendado durante a quimioterapia ou radioterapia. Converse com seu médico para descobrir o melhor momento para tomar suplementos antioxidantes.

Fitonutrientes

Fitonutrientes ou fitoquímicos são compostos de plantas como carotenóides, licopeno, resveratrol e fitoesteróis que são pensados ​​para ter qualidades que protegem a saúde. Eles são encontrados em plantas como frutas e vegetais, ou coisas feitas de plantas, como tofu ou chá. Os fitoquímicos são melhor absorvidos por comer os alimentos que os contêm, em vez de tomar suplementos ou pílulas.

Ervas

As ervas são usadas para tratar doenças há centenas de anos, com resultados mistos. Hoje, as ervas são encontradas em muitos produtos, como pílulas, extratos líquidos, chás e pomadas. Muitos desses produtos são inofensivos e seguros de usar, mas outros podem causar efeitos colaterais prejudiciais. Alguns podem até interferir em tratamentos comprovados contra o câncer, incluindo quimioterapia, radioterapia e recuperação cirúrgica. Se você estiver interessado em usar produtos que contenham ervas, fale sobre isso com seu oncologista ou enfermeiro primeiro.

Considerações de segurança

Muitas pessoas acreditam que, se encontrarem uma pílula ou suplemento nas lojas, é seguro e funciona. A Food and Drug Administration (FDA) tem regras para ajudar a garantir que os suplementos contenham o que seus rótulos afirmam que eles fazem, mas a segurança do suplemento e seus efeitos sobre o corpo não são abordados por nenhuma norma da FDA. A FDA não faz com que os fabricantes desses produtos imprimam possíveis efeitos colaterais em seus rótulos. E o FDA não pode retirar um suplemento dietético ou um produto à base de ervas do mercado, a menos que tenha provas de que o produto não é seguro.
Também foi demonstrado que muitos produtos fitoterápicos não são o que o rótulo diz que são. Alguns produtos não contêm nenhuma das ervas que deveriam. Alguns também contêm drogas potencialmente perigosas, aditivos ou contaminantes que não estão listados no rótulo. Isso significa que não há uma maneira segura de saber se um suplemento é seguro ou como isso afetará você.
Informe a sua equipe de tratamento de câncer sobre quaisquer produtos ou suplementos que você esteja usando ou que esteja pensando em usar. Leve a (s) garrafa (s) ao seu médico para falar sobre a dose e certifique-se de que os ingredientes não interfiram na sua saúde ou tratamentos contra o câncer. Algumas outras dicas de segurança:
  • Pergunte à sua equipe de tratamento de câncer para obter informações confiáveis ​​sobre suplementos dietéticos.
  • Verifique as etiquetas do produto quanto à quantidade e concentração de ingredientes ativos em cada produto.
  • Pare de tomar o produto e chame imediatamente sua equipe de tratamento de câncer se tiver efeitos colaterais, como chiado, coceira, dormência ou formigamento nos membros
Fonte: ACS

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos


Nenhum comentário:

Postar um comentário