Até você começar o tratamento, você não saberá quais efeitos colaterais você pode ter ou como se sentirá. Uma maneira de se preparar é olhar para o seu tratamento como um momento para se concentrar em si mesmo e ficar bem. Aqui estão algumas outras maneiras de se preparar:
Faça planos agora
Você pode reduzir sua ansiedade sobre o tratamento e os efeitos colaterais tomando medidas agora. Converse com sua equipe de tratamento de câncer sobre as coisas que o preocupam. Aprenda o máximo que puder sobre o câncer, seu plano de tratamento e como você pode se sentir durante o tratamento. Planejar como você lidará com os possíveis efeitos colateraispode fazer com que você se sinta mais no controle e pronto para as mudanças que podem acontecer.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se preparar para o tratamento:
- Estocar sua despensa e freezer com seus alimentos favoritos para que você não precise comprar com tanta freqüência. Inclua alimentos que você sabe que pode comer, mesmo quando estiver doente.
- Cozinhe com antecedência e congele os alimentos em porções do tamanho de uma refeição.
- Converse com seus amigos ou familiares sobre como eles podem ajudar a comprar e cozinhar, ou peça a um amigo ou membro da família para assumir esses trabalhos para você. Certifique-se de dizer a eles se há certos alimentos ou temperos que você tenha problemas para comer.
- Converse com sua equipe de tratamento de câncer sobre quaisquer preocupações que você tenha sobre a alimentação. Eles podem ajudá-lo a fazer mudanças na dieta para ajudar a controlar os efeitos colaterais como constipação , perda de peso ou náusea .
Para aqueles cujo tratamento do câncer incluirá radiação na cabeça ou no pescoço, você pode ser aconselhado a colocar um tubo de alimentação em seu estômago antes de iniciar o tratamento. Isso permite a alimentação quando é difícil de engolir e pode evitar problemas com nutrição e desidratação durante o tratamento.
Fonte: ACS
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário