sábado, 7 de abril de 2018

Quatro motivos para fazer exames preventivos de câncer de mama

Programa Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza mamografias gratuitas, que ajudam na detecção precoce da doença


Em 2017, a aposentada Irene Campos ganhou a oportunidade de recomeçar. Ela descobriu um câncer de mama e, a partir do Programa Mulheres do Peito, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, teve acesso a todas as etapas do tratamento em menos de um ano, pertinho de casa. "Se Deus está me dando essa chance, é porque ele quer que eu viva. Então, eu vou viver", lembra ela, que teve esse pensamento positivo à época do diagnóstico.
O Programa Mulheres de Peito fez toda a diferença nesse processo, já que Irene não podia contar com outras opções de tratamento perto de casa. O tempo é um elemento crucial na descoberta e no tratamento da doença.
"Eu fui fazer o exame em março. Peguei o resultado no começo de abril. Não tem um ano ainda e eu já passei por todos os processos do tratamento", explica Irene. Hoje, ela só tem motivos para comemorar: venceu todas as etapas do tratamento de câncer de mama e recomeçou a vida, devido à detecção precoce da doença. Conheça mais dessa história.
O Programa Mulheres de Peito ajuda nesse sentido, permitindo que pacientes busquem atendimento e recebam diagnósticos com muito mais agilidade.
O câncer de mama é o tipo de tumor de maior incidência entre as mulheres, correspondendo a 28% dos novos casos a cada ano no Brasil, segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer).
O tumor, que é mais frequente a partir dos 50 anos de idade, multiplica-se nas células mamárias sem causa aparente. Entre os fatores de risco para a doença estão hereditariedade, reposição hormonal, sobrepeso e excesso de bebida alcoólica.
Apesar dos diferentes tipos e graus da doença, o câncer de mama tem boas chances de tratamento e cura quando detectado no início. Por isso, é fundamental realizar o exame de mamografia, que consegue rastrear alterações no exame ou suspeitas de câncer. Assim, é possível iniciar um tratamento para o câncer com mais agilidade.

Programa Mulheres de Peito

O Programa Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que teve início em 2013, realiza exames gratuitos de mamografia por todo o Estado com a ajuda de quatro carretas móveis e 300 postos fixos, incentivando os exames de prevenção. As carretas são equipadas com mamógrafos, aparelhos de ultrassom, conversor de imagens, impressoras, computadores e outros equipamentos que ajudam na detecção do câncer de mama em todos os estágios.
Para facilitar o acesso, mulheres entre 50 e 69 anos de idade não precisam de pedido médico para realizar a mamografia. No Brasil, recomenda-se que o grupo realize o exame a cada dois anos, pelo menos. Quem está fora dessa faixa etária recebe atendimento normalmente com o encaminhamento médico.
Desde o início das atividades, o Programa Mulheres de Peito já realizou mais de 153 mil exames, alcançando a média de três mil mamografias por mês. Desse total, 1,8 mil exames apresentaram alguma alteração suspeita.
Separamos abaixo quatro razões que reforçam a importância dos exames preventivos do câncer de mama. Veja:

1 - O diagnóstico precoce possibilita tratamento menos agressivo

Com os exames de mamografia, disponibilizados pelo Programa Mulheres de Peito, é possível detectar sinais precoces do câncer de mama. No estágio inicial, as chances de um tratamento menos agressivo são maiores.
No caso de exames realizados nas carretas do Programa, os resultados ficam prontos em poucas horas, agilizando o atendimento à população. Em casos de suspeita ou anomalia, as pacientes são encaminhadas para exames complementares e tratamento especializado em unidades de saúde.

2 - Os casos de câncer de mama podem aumentar até 2030

O câncer de mama é o tipo de tumor que mais atinge as mulheres no mundo, com cerca de um milhão de casos novos a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.
Em 2012, 408 mil mulheres foram diagnosticadas - destas, 92 mil morreram, de acordo com a entidade. Se não houver um trabalho de prevenção e detecção precoce da doença, a OMS espera um aumento de até 46% nos casos de câncer de mama até 2030.

3 - A doença é mais comum após os 50 anos

Como casos de câncer de mama são mais comuns entre mulheres de 50 a 69 anos, elas são prioridade no Programa Mulheres de Peito. A partir dos 50 anos, estas mulheres podem realizar a mamografia gratuitamente, sem pedido médico prévio.

4 - O câncer de mama tem tratamento

O câncer de mama tem boas chances de tratamento e cura quando detectado precocemente. O tratamento varia conforme o nível da doença, mas costuma ser menos agressivo em estágios iniciais, com menos efeitos colaterais e riscos para a paciente.
Se você tem mais de 50 anos ou recebeu indicação médica para realizar a mamografia, entre em contato com o Programa Mulheres de Peito pelo telefone 0800-779-0000  para realizar o agendamento do exame, que é totalmente gratuito.

Fonte: Minha Vida

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário