quinta-feira, 11 de maio de 2017

Como Fortalecer o seu Sistema Imunológico


As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

O nosso sistema imunológico ajuda os nossos corpos combater vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças. Leia este artigo para aprender como manter o seu sistema imunológico ativo e forte!


Alimentos e suplementos especiais

Desconfie de produtos para impulsionar o sistema imunológico. Não há nenhuma evidência científica que tenha provado que aumentar o número de células de defesa seja benéfico. Na verdade, em alguns casos, o aumento do número de certas células "boas" em seu corpo pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral. Medicamente falando, a melhor coisa que você pode fazer para o seu sistema imunitário é manter um estilo de vida saudável diário e obter um tratamento médico adequado e rápido para doenças e infecções.



Consuma antioxidantes. Os antioxidantes são as vitaminas, minerais e outros nutrientes que ajudam a reparar as células danificadas no organismo. Exemplos de antioxidantes são o betacaroteno, vitaminas C e E, zinco e selênio. Esses nutrientes podem ser encontrados em certas frutas ou vegetais, ou podem ser tomados com um suplemento.
  • Betacaroteno é encontrado em damascos, brócolis, beterraba, espinafre, pimentão verde, tomate, milho e cenouras.
  • A vitamina C é encontrada em frutas vermelhas, brócolis, nectarinas, laranjas, morangos, pimentão, tomate e couve-flor.
  • A vitamina E é encontrada em brócolis, cenoura, nozes, mamão, espinafre e sementes de girassol.
  • O zinco é encontrado em ostras, carne vermelha, feijão, nozes e frutos do mar.
  • O selênio é encontrado em nozes, atum, carne bovina e nozes.




Adote um estilo de vida saudável

Siga uma dieta saudável. Muitas pessoas só pensam na saúde quando elas não se sentem bem; não espere até que você esteja doente para cuidar de seu corpo. Fazer escolhas alimentares saudáveis em uma base diária é uma das melhores maneiras de manter uma boa saúde cardiovascular, melhorar seus níveis de energia, e manter seus músculos e ossos fortes. Uma dieta saudável deve ser rica em frutas, verduras e proteínas magras, e baixa em teor de açúcar, gordura e álcool.

Frutas cítricas como laranjas, tangerinas e tomates contêm vitamina C, que ajuda a proteger o sistema imunológico.




Coma frango, peru, salmão, tofu, e outras carnes magras. Estes alimentos são ricos em proteína e sem a gordura extra, que é encontrada em carnes vermelhas e camarão. Outras fontes de proteína incluem quinoa e feijão vermelho e preto.



Leia os rótulos das embalagens dos alimentos. Você ficaria surpreso(a) ao saber o quanto de açúcar extra é adicionado no seu pão, molho para saladas ou molho de macarrão. Ler os rótulos vai ajudá-lo(a) a fazer escolhas mais inteligentes no supermercado.



Exercite-se regularmente. Fazer exercícios melhora a sua saúde cardiovascular, e reduz a probabilidade de certas doenças crônicas.
  • Crianças e adolescentes com idades entre 6-17 devem obter 60 minutos de exercício por dia. A maior parte deste tempo deve ser gasto em atividades aeróbicas, enquanto o resto do tempo deve ser dedicado a exercícios de tonificação muscular.
  • Adultos com idades entre 18-64 precisam de pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de exercícios aeróbicos por semana e pelo menos dois dias por semana de atividades de fortalecimento muscular, como levantamento de pesos.
  • Os adultos de 65 anos ou mais, que não tenham problemas de saúde, devem fazer pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de exercícios moderados, como caminhada rápida, e dois ou mais dias de exercícios de fortalecimento muscular.


Beba bastante água. A água ajuda a energizar seus músculos, melhorar a função intestinal, e equilibrar os níveis de fluidos do seu corpo. Você deve beber, pelo menos, oito copos de água por dia.



Evite saciar a sua sede com refrigerantes, álcool, chá ou café, pois essas bebidas realmente causam desidratação.



Durma o suficiente. Dormir o suficiente não só melhora o humor e níveis de energia, mas também ajuda evitar acidentes vasculares cerebrais e a controlar o seu peso. Tente ter 7-8 horas ininterruptas de sono por noite.


Faça regularmente exames médicos. Isso vai ajudar a detectar doenças logo no início para que você possa receber um tratamento mais eficaz.



Seja higiênico. Higiene é mais do que estar arrumado(a) e cheiroso(a). Tomar as devidas precauções pode ajudar a prevenir o aparecimento e a propagação de infecções ou outras doenças.

Lave as mãos regularmente com água e sabão. Isto lhe ajuda a se livrar de toda a sujeira, germes, e bactérias que você pode ter tocado ao longo do dia. Você deve lavar as mãos após usar o banheiro, antes, depois e durante o cozimento de alimentos, após manusear animais ou resíduos de animais e antes de comer.

Tome Banho diariamente. Se você não quiser lavar o cabelo todos os dias, use uma touca banho e lave o corpo com água e sabão. Use uma esponja para eliminar o excesso de sujeira e células mortas da pele.

Escova os dentes duas vezes por dia, e use fio dental todas as noites. Isso vai ajudar a evitar a gengivite.

Tenha sempre com você um desinfetante antibacteriano para as mãos e use-o quando você andar de ônibus, tocar maçanetas em lugares públicos, etc.



Fique atento(a) ao estresse. Estresse não é apenas uma emoção, mas sim algo que pode repercutir na sua saúde física, e o estresse crônico pode afetar negativamente o sistema imunológico.

  • Vencer o estresse pode ser feito de duas formas, e, idealmente, envolver um pouco de ambas. Evitar as atividades e as pessoas que lhe causam estresse extremo, se possível. Além disso lhe ajudar, irá também lhe ensinar a lidar com os inevitáveis altos e baixos da vida de uma forma saudável. Use o seu tempo fazendo atividades relaxantes como dança, meditação, ou sexo.
  • Se você acha que tem o estresse crônico, considere a ver um terapeuta ou outro profissional para ajudar a gerir a sua condição.

Não fume. Fumar prejudica quase todos os órgãos do corpo, e aumenta a probabilidade de ataque cardíaco, derrames e câncer de pulmão.



Avisos

  • Consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo exercício ou regime de dieta, especialmente se você tiver uma condição médica preexistente.
  • Tenha cuidado ao usar aparelhos de ginástica, como esteiras e pesos.

Fonte: Wiki How.

Nenhum comentário:

Postar um comentário