quarta-feira, 10 de maio de 2017

DICAS PARA COMBATER O ENJOO


As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não                       devem substituir consultas com médicos especialistas




Como contei no Capítulo 17 da Novelinha, o enjoo me pegou de jeito! Além de todo o emocional abalado, todos esses incômodos físicos me derrubavam. Para se sentir melhor, a gente acaba aprendendo alguns truques importantes (o gelado e o cítrico passam a ser nossos melhores amigos!).


Menos saliva

Dê preferência aos alimentos mais secos, como torradas, pães, bolachas e biscoito (sem recheios). A consistência desse tipo de alimento auxilia no controle da sialorreia (aumento da produção de saliva), um dos sintomas comuns durante a náusea. Outro fator importante é que, por serem fontes de carboidratos, são de fácil mastigação, digestão e absorção, contribuindo com o controle da taxa de açúcar no sangue (glicemia). Também apresentam sabor neutro, o que diminui o estímulo sensorial do reflexo do vômito.
Fácil digestão
Banana nanica é um ótimo aliado para ajudar a controlar o enjoo, além de ser um alimento com consistência mole, o que torna a digestão mais fácil e reduz a possibilidade de contração do estômago, que pode causar o vômito. A fruta também é rica em potássio, que controla o vômito, e vitamina B, que ajuda a evitar a náusea.
Quanto mais frio, melhor!
Procure consumir raspadinha de gelo ou mesmo um cubo de gelo 40 minutos antes das refeições. Inclusive, se possível opte pelas preparações em temperatura ambiente ou por ingerir alimentos frios. A baixa temperatura amortece os receptores de paladar, o que pode ajudar na deglutição do alimento.
Azedinho do bem
Frutas cítricas (como limão, por exemplo), são ricas em ácido fólico, uma vitamina do complexo B que estimula a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico e diminuindo o surgimento de enjoos. Alguns pacientes reduzem muito a sensação de náusea ao chupar sorvete de limão ou mesmo a fruta in natura.

Hidrate-se
Deve-se priorizar a ingestão de oito a dez copos de líquidos entre as refeições para evitar desidratação. Essa medida minimiza a pressão no estômago, reduzindo a ocorrência de refluxo. Entre os líquidos, boas opções são os líquidos claros, como sucos, chás e caldos, limitando o uso de líquidos com muita cafeína, incluindo refrigerantes à base de cola, café e chá preto ou mate ou verde.
Dicas da nutricionista
  • Evite que o paciente fique próximo à cozinha na hora do preparo da refeição para impedir que os cheiros dos alimentos durante a cocção acentuem as náuseas;
  • Prepare pratos visualmente agradáveis e coloridos;
  • Use talheres de plástico, caso o sabor de metal esteja interferindo no sabor dos alimentos;
  • Mantenha a cabeça elevada 45° durante e após as refeições;
  • Crie sempre um ambiente agradável para se alimentar. Mesas bem arrumadas, conversas agradáveis e um bom fundo musical podem ser úteis.” 
Confira a matéria completa aqui.
Com base em todas essas dicas, compartilho com vocês algumas receitinhas:
Que tal fazer um chá pra tomar durante o dia?
CHÁ DE HORTELÃ COM GENGIBRE:
Hortelã com gengibre fica uma delícia, e são dois aliados da digestão. Além de tudo super fácil de fazer: é só ferver a água e a partir dela preparar uma infusão, deixar uns 5 a 10 minutinhos tampado e depois é só gelar! A quantidade é muito pessoal, tem quem não goste muito do sabor forte do gengibre, então você pode adaptar do seu jeitinho.
SUCO CÍTRICO
Ou que tal um suco? O bom do suco em relação ao chá é que a gente já pode fazer gelado, não precisa esperar a infusão. Já que o cítrico ajuda, então aconselho o suco de abacaxi, limão, morango, hortelã e gengibre. É só bater no liquidificador 2 copos de água gelada, 1/4 abacaxi, 1 limão, 4 morangos, hortelã e gengibre a gosto. Gelado e refrescante! Fica ótimo também com um pequeno ramo de alecrim fresco, que também é aliado da digestão.
RASPADINHA DE LIMÃO:
A raspadinha de limão é ótima para antes das refeições. Faça um suco concentrado de limão (sem açúcar). Bata gelo no liquidificador com esse suco. A quantidade é de acordo com a quantidade de suco do limão, mas normalmente é 1 limão para 1 copo de água gelada. Para quem se adaptar a raspadinha, pode até mesmo já congelar o suco de limão e depois só bater esses gelos de limão.

Fonte: Instituto Quimioterapia e Beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário