Post: What you need to know about breast cancer and how to decrease your risk
Em outubro, a Houston Methodist e a ABC13 têm o orgulho de participar do National Breast Cancer Awareness Month. O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer em mulheres. Cerca de 1 em 8 mulheres nascidas hoje nos Estados Unidos terá câncer de mama em algum momento. A boa notícia é que, com o aumento da conscientização, detecção precoce e pesquisas contínuas, continuaremos avançando contra o câncer de mama. Nosso objetivo neste mês é aumentar a conscientização e encorajar as pessoas de nossa comunidade a se unirem na luta.
Para mais histórias de câncer de mama ABC13, clique aqui
Converse com um médico sobre o risco de câncer de mama, especialmente se um parente próximo teve câncer de mama ou de ovário. Seu médico pode ajudá-lo a decidir quando e com que freqüência fazer mamografias. Se você é uma mulher de 40 anos ou mais, deve agendar uma mamografia anual. Houston Methodist criou um guia rápido para o que toda mulher deve saber sobre a saúde da mama e exames iniciais. Você pode baixar o guia aqui.
Existem 5 tipos diferentes de câncer de mama.
Pode originar-se de diferentes tipos de células ou tecidos da mama. As respostas a um tratamento podem ser diferentes, dependendo do tipo, que inclui:
1. Carcinoma ductal in situ (CDIS)- um câncer de mama comum e não invasivo. As células cancerosas se desenvolvem no revestimento dos dutos de leite sem se espalhar para o tecido próximo
2. Carcinoma lobular in situ (LCIS) - uma área de crescimento celular anormal que aumenta o risco de desenvolvimento posterior de câncer de mama invasivo. É encontrada nos lóbulos, ou órgãos produtores de leite, sem invadir os tecidos próximos. Mulheres que tiveram LCIS têm maior chance de desenvolver um câncer de mama invasivo
3. Carcinoma ductal infiltrante (IDC) - também conhecido como carcinoma ductal invasivo, é o câncer de mama mais comum. Começa nos dutos de leite, cresce no tecido adiposo da mama e pode se espalhar para outras partes do corpo através do sistema linfático ou corrente sanguínea
4. Carcinoma lobular infiltrante (ILC)- também conhecido como carcinoma lobular invasivo, começa nos lóbulos e pode se espalhar.
5. Câncer de mama inflamatório - um câncer invasivo menos comum que não produz caroços ou tumores. Faz com que a pele do seio pareça vermelha e fique quente. A mama pode ficar maior e mais sensível. É difícil de detectar em seus estágios iniciais.
Saiba mais sobre o câncer de mama.
Verificar regularmente seus seios permite que você se familiarize com sua aparência e sensação normal. Você terá mais chances de notar quaisquer alterações, incluindo:
- Nódulos, nós duros ou espessamento dentro da mama ou axila
- Inchaço, calor, vermelhidão ou escurecimento da
mama
- Mudanças no tamanho ou forma da mama - Ondulações ou rugas na pele
- Uma ferida ou erupção no mamilo que coça e escamosa
- Inversão ou retração do mamilo ou da mama
- Súbita secreção mamilar
- Nova dor em um ponto que não desaparece
O autoexame pode ajudar a diagnosticar o câncer de mama. Um exame clínico das mamas deve fazer parte do check-up anual da mulher sadia e ser realizado pelo seu médico.
Alguns fatores podem diminuir o risco ou recorrência de câncer de mama:
- Diminuição da exposição ao estrogênio
- Medicamentos para reduzir a receptividade do estrogênio
- Medicamentos para inibir a produção de estrogênio
- Mastectomia profilática (remoção da mama sem diagnóstico ou sintomas de câncer)
- Ooforectomia profilática (remoção do ovário sem diagnóstico ou sintomas de câncer)
- Um estilo de vida e dieta saudáveis
- Comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente
- Evitar alimentos gordurosos
- Adicionar grãos inteiros, cereais e cálcio
- Fazer exercícios regularmente
- Não fumar
- Consumo moderado de álcool
SAIBA MAIS SOBRE OS FATORES DE RISCO
Se você tem risco de câncer de mama ou está preocupado, deve consultar seu médico para desenvolver um plano e um caminho para sua saúde.
Fonte: Eyewitness News (Tradução Google)
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário