Post: Does Eating Charred Food Really Give You Cancer?
A comida Hawker faz parte de Cingapura desde 1960, com mais de 110 centros de vendedores ambulantes operando em toda a ilha. Com várias opções de alimentos, como char kway teow, satay e otak-otak, você pode pensar duas vezes antes de se deliciar. Não é o colesterol e as calorias que o preocupam. É o alimento carbonizado amplamente conhecido por ser cancerígeno * e pode aumentar o risco de câncer. Com o câncer sendo a principal causa de mortes em Cingapura todos os anos, evitar alimentos carbonizados equivale à prevenção do câncer?
* carcinogênico = tendo o potencial de causar carcinogênese que é a formação de células cancerosas
Por que comida carbonizada causa câncer?
Geralmente, os alimentos cozidos em alta temperatura formam uma molécula específica chamada acrilamida - um produto químico conhecido por ser tóxico e cancerígeno nos setores industriais. No corpo, a acrilamida é convertida em um composto chamado glicidamida, que danifica o DNA. O câncer é um crescimento incontrolável causado por DNA danificado. No entanto, sua presença em alimentos queimados e a conexão com o risco de câncer por meio do consumo de alimentos não são totalmente compreendidos.
O que a ciência diz sobre isso?
Estudos têm sido feitos sobre a ligação entre a acrilamida e o câncer sem resultados conclusivos. Abaixo estão alguns dos principais estudos que levaram as pessoas a acreditar que alimentos carbonizados causam câncer.
- Quando o Hallandsås Ridge Tunnel (agora conhecido como Scanlink) na Suécia ainda estava em construção na década de 1990, os moradores notaram que suas vacas apresentavam sintomas estranhos, como cambalear, cair e morrer. Uma investigação foi realizada. Os resultados mostram que as vacas morreram por beber água de um riacho próximo que estava contaminado com acrilamida do canteiro de obras.
- Outros estudos mostram que a acrilamida é formada em alimentos que são aquecidos com fogo acima de 120 ° C. A acrilamida não se forma em alimentos crus ou fervidos.
- Outro estudo em 2015 mostra que a acrilamida pode não estar relacionada a cânceres comuns, como câncer de mama ou câncer colorretal. No entanto, tem alguma associação com câncer de rim, endométrio e ovário.
- Um estudo da Universidade de Birmingham mostra que a acrilamida é encontrada principalmente em alimentos ricos em carboidratos, especialmente em batatas, grãos e pão carbonizados.
- Outros alimentos queimados e coisas como tabaco, farinha e grãos de café também formam acrilamida quando aquecidos no fogo.
Carne carbonizada causa câncer?
Como acontece com todas as coisas na vida, a moderação é fundamental, especialmente agora que você sabe que a acrilamida se forma facilmente em alimentos ricos em carboidratos. Você também pode estar interessado em saber que alimentos ricos em proteínas, como carne grelhada, têm outros produtos químicos preocupantes.
Não consegue resistir àquela porção ligeiramente carbonizada de seu satay caramelizado ou carne marmorizada grelhada? Bem, muita proteína aquecida com açúcar pode aumentar o risco de câncer de mama, enquanto a gordura animal que cai nas chamas durante o cozimento pode aumentar o risco de câncer de pele, pulmão, bexiga e gastrointestinal.
Regra de ouro: a cor que é segura para comer
É bom se dar ao luxo de vez em quando. Mas evite comida queimada ou comida que tenha sido terrivelmente carbonizada. Em vez disso, opte por alimentos que são cozidos em um tom marrom claro. Procure essa perfeição de ouro. Esta cor foi sugerida para limitar a formação de acrilamida.
#TiqOurWord Evite alimentos carbonizados! Você também deve se certificar de que seus alimentos estão completamente cozidos. Alimentos crus ou cozidos em baixa temperatura podem estar infestados de bactérias e causar intoxicação alimentar.
Como prevenir o câncer quando se trata de comida?
Considerando que os produtos químicos cancerígenos são formados em alimentos cozidos em fogo aberto, você pode praticar a prevenção do câncer das seguintes maneiras:
- Comer menos carne e carboidratos. Coma mais frutas e vegetais.
- Usando chama de intensidade moderada durante o cozimento em vez de alta intensidade. Virar a comida regularmente durante o cozimento também ajuda, pois é menos provável que a comida queime.
- Pegando leve com aquele Mookata. Não se deixe levar pela sua noite de churrasco.
- Use ervas e especiarias para dar sabor aos alimentos. Fritar e grelhar são populares porque o wok hei * realça os sabores, enquanto alimentos cozidos ou escaldados são considerados insossos. Encontre maneiras alternativas de adicionar sabores!
* wok hei = o complexo aroma de fumaça de comida carbonizada que vem do cozimento em temperaturas extremamente altas, notável em restaurantes cantoneses e lanchonetes zi char
Como as dietas de Singapura estão mudando ao longo do tempo
Foi relatado que alimentos como alimentos processados congelados, hambúrgueres e frango frito estão ganhando popularidade desde a implementação de medidas de distanciamento social, especialmente durante o período do disjuntor. Embora sejam alimentos fáceis de preparar e duradouros, seu consumo demonstrou aumentar o risco de câncer, especialmente o câncer colorretal . Você pode pensar em preparar esses alimentos sem chamuscar, como assando ou usando uma panela de pressão para minimizar o risco de câncer.
Os cingapurianos também estão pedindo chá de bolhas e produtos lácteos online com mais frequência. É importante notar que as pérolas de tapioca no chá de bolhas demonstraram conter substâncias cancerígenas. O consumo de laticínios, por outro lado, não é bom apenas para ossos fortes, mas também pode diminuir o risco de câncer colorretal.
Fonte: Tiq (Tradução Google)
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário