Post: Immunotherapy
A imunoterapia (terapia biológica), um tratamento contra o câncer em evolução e promissor, atua estimulando o sistema imunológico. Os medicamentos de imunoterapia incluem terapia com células CAR T e inibidores de checkpoint. Os tratamentos podem alimentar a produção do corpo de células que lutam contra o câncer ou ajudar as células saudáveis a identificar e atacar as células cancerosas.
O que é imunoterapia?
A imunoterapia é um tratamento contra o câncer que envolve o sistema imunológico para combater a doença. O tratamento às vezes é chamado de terapia biológica.
Qual é o sistema imunológico?
Seu sistema imunológico é composto por vários órgãos, anticorpos (proteínas) e células imunológicas que trabalham juntos para combater doenças e infecções. As células imunológicas incluem:
- Linfócitos de células B : esses glóbulos brancos produzem anticorpos que combatem infecções.
- Linfócitos de células T : esses glóbulos brancos visam e destroem as células doentes. As células T também alertam outras células sobre a presença de células doentes ou estranhas.
- Células dendríticas : essas células imunológicas interagem com as células T para estimular uma resposta do sistema imunológico.
- Granulócitos: esses glóbulos brancos - neutrófilos, eosinófilos e basófilos - combatem as infecções.
Como funciona a imunoterapia?
As células imunológicas produzem citocinas, moléculas de proteínas que atuam em outras células. A imunoterapia introduz grandes quantidades dessas proteínas no corpo. O tratamento:
- Estimula o sistema imunológico a produzir mais células imunológicas que combatem doenças.
- Torna mais fácil para o sistema imunológico identificar e direcionar as células cancerosas.
O que a imunoterapia trata?
Os principais tipos de imunoterapia que os profissionais de saúde usam para tratar o câncer incluem:
- Terapia celular adotiva: os profissionais de saúde removem, alteram e reintroduzem as células imunológicas modificadas de uma pessoa no corpo. As células modificadas procuram e destroem as células cancerosas. A terapia com células T CAR modifica as células T com receptores de antígenos quiméricos (CAR) que combatem o câncer. Outras terapias incluem células assassinas naturais (NKs) e linfócitos infiltrantes de tumor (TILs).
- Vacinas contra o câncer: as vacinas estimulam uma resposta imune para proteger o corpo contra certas doenças. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) protege contra uma doença infecciosa que causa câncer cervical, anal , de garganta e de pênis . Também existe uma vacina para a hepatite B , que causa câncer de fígado.
- Imunomoduladores: essas substâncias alteram a resposta biológica do corpo. Eles estimulam a capacidade do sistema imunológico de encontrar e matar células cancerosas. Os tratamentos incluem inibidores de checkpoint, citocinas, interferon e interleucinas.
- Anticorpos monoclonais: essas proteínas feitas em laboratório atacam partes específicas de uma célula cancerosa. Os anticorpos monoclonais também podem entregar drogas, toxinas ou material radioativo diretamente aos tumores.
- Vírus oncolíticos: especialistas alteram esses vírus em laboratório. Os vírus modificados infectam e matam as células cancerosas.
Fonte: Cleveland Clinic
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário