terça-feira, 8 de janeiro de 2019

‘Cão Amigo”: Labrador auxilia no tratamento de pacientes com câncer


A ação, pioneira na Bahia, leva alegria para crianças e adultos internados no Hospital Santa Izabel


Angus interage com paciente do Hospital Santa Izabel — Foto: AGÊNCIA BAPRESS / DIVULGAÇÃO

Ysabella Duarte tem quatro anos e há 11 meses luta contra a leucemia. O que poderia ser uma rotina triste e dolorosa se transforma quando ela recebe a visita de Angus - um labrador, de quatro anos, que acompanha os pacientes do Hospital Santa Izabel todas às quintas-feiras, ensinando a familiares e médicos que a ajuda para o tratamento pode chegar de diversas formas.

Angus e Ysabella — Foto: AGÊNCIA BAPRESS / DIVULGAÇÃO

“Ysabella já fez radioterapia e agora está no período de manutenção, a cada 15 dias, com a quimioterapia. Depois das visitas do cachorro, tudo mudou. Ysabella fica mais tranquila quando tem o tratamento, porque ela sabe que vai vê-lo. Ela o chama de “meu amigo” - celebra a mãe da menina, Jaciara dos Santos. Ysabella, radiante, faz questão de falar “Eu brinco com ele de bolinha e ele me deixa muito feliz”.

Angus e Ysabella — Foto: AGÊNCIA BAPRESS / DIVULGAÇÃO

Angus faz parte do projeto “Cão Amigo”, implementado em abril deste ano no Hospital Santa Izabel pelo comitê de humanização da unidade, com todo apoio da Provedoria da Santa Casa da Bahia e da Diretoria do hospital. A ação é pioneira no estado, mas é uma prática que já existe há algum tempo em outros países e também em importantes unidades hospitalares do Brasil.

“Os pedidos de alguns pacientes para que deixássemos que seus animais de estimação os visitassem no hospital despertou o interesse para que pesquisássemos mais sobre a terapia assistida por animais. Conhecemos o GNAP, implantamos o projeto no Santa Izabel e hoje, todos esperam ansiosamente o dia da visita de Angus”, revela Júlia Hupsel, psicóloga da Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Izabel.

Psicológas acompanham visita de Angus a pacientes — Foto: AGÊNCIA BAPRESS / DIVULGAÇÃO


Tratamento

Ainda há alguma resistência e preconceito quanto à ideia de que os animais de estimação podem ajudar no tratamento do câncer, mas as experiências mostram que a terapia assistida com animais auxilia na recuperação de pacientes, minimizando os fatores de estresse que a doença traz, como explica Dr. Bruno Tavares - Oncopediatra do Hospital Santa Izabel e médico de Ysabella.

“O diagnóstico de câncer em uma criança acaba mexendo muito com a rotina de toda a família, porque ela é retirada do seu convívio habitual e colocada num ambiente hostil e assustador, que é o hospitalar. O programa Cão Amigo ajuda o paciente a enfrentar o diagnóstico de uma doença grave, por causa do ambiente familiar que é criado. Ela lida melhor com o tratamento, que é doloroso e longo, e acaba permitindo uma aproximação maior da equipe médica”.

Vale ressaltar que não é qualquer paciente que pode receber a visita de Angus. A equipe médica seleciona a depender da fase de tratamento. Analisa-se risco de infecções, resultado do hemograma, células de defesa, entre outras taxas. Há uma preocupação grande com a imunidade do paciente, que está passando por algum tratamento de terapia.


Angus

Antes de ter contato com os pacientes do Santa Izabel, Angus passou por uma série de avaliações, incluindo a certificação das vacinações em dia. “Construímos este projeto com o serviço de controle de infecção hospitalar, fazendo tudo que fosse necessário em prol da saúde dos pacientes e da segurança do cão”, explicou Tatiane Seixas, psicóloga do Grupo GNAP, parceria do Santa Izabel nesse projeto.

Após treinamentos específicos para este tipo de interação, o cão passa a ser um co-terapeuta no processo de tratamento dos pacientes. O projeto conta com visitas semanais de Angus, toda quinta-feira, das 14h30 às 16 horas, sempre alternando uma semana na unidade pediátrica e outra, na adulto.

Fonte: G1

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário