- Até que uma vacina esteja disponível, nosso sistema imunológico precisará se adaptar sem ajuda ao COVID-19.
- O sistema imunológico é a rede de defesa multinível do organismo contra bactérias, vírus e outros organismos potencialmente prejudiciais.
- Um estilo de vida saudável ajuda o sistema imunológico a estar na melhor forma possível para combater patógenos, mas é melhor impedi-los de entrar no corpo em primeiro lugar.
A pandemia de coronavírus voltou a atenção do mundo para o sistema imunológico, a força de defesa do corpo contra bactérias, vírus e outros organismos causadores de doenças que tocamos, ingerimos e inalamos todos os dias.
Mas o que é exatamente o sistema imunológico e como ele ajuda a repelir os invasores?
Uma força a ser reconhecida
Pense nisso como o exército pessoal do corpo trabalhando do nível celular para o macro. Cada célula, molécula, tecido e órgão deste exército desempenha um papel vital na defesa de patógenos invasores e também ajuda a proteger contra ameaças internas como o câncer.
O sistema possui dois tipos de resposta: inato e adaptável.
As barreiras naturais do corpo contra intrusos causadores de doenças - por exemplo, nossa pele, mucosas e cabelos em nosso nariz e ácido em nossos estômagos - fazem parte de nosso sistema imunológico inato.
A imunidade adaptativa se desenvolve ao longo da vida em contato com patógenos e vacinas, preparações que ajudam nosso sistema imunológico a distinguir amigo de inimigo.
Imagem: Reactome.org
A vacinação ensina com segurança nosso sistema imunológico adaptativo a repelir uma ampla gama de doenças e, assim, proteger a nós mesmos e aos outros.
Atualmente, não existe vacina para o coronavírus, e talvez não a ocorram por 18 meses ou mais. Então, por enquanto, nosso sistema imunológico deve se adaptar sem ajuda a essa ameaça potencialmente mortal.
Como ajudar seu sistema imunológico
Um estilo de vida saudável - não fumar, beber pouco ou nenhum álcool, dormir bem, comer uma dieta equilibrada, fazer exercícios moderados regulares e reduzir o estresse - ajuda nosso sistema imunológico a estar na melhor forma possível para combater patógenos.
Mas a primeira linha de defesa é impedir que a infecção entre no corpo.
As medidas básicas de proteção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o COVID-19 são a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a limpeza das mãos com um esfregão à base de álcool; manutenção do distanciamento social; evitando tocar nos olhos, nariz e boca; e cubra o nariz e a boca com um cotovelo ou tecido dobrado quando tossir ou espirrar.
Essas ações simples são vitais para retardar a propagação de uma nova doença como o coronavírus - à qual quase todo mundo é suscetível, mas principalmente as pessoas mais velhas e as que têm condições de saúde subjacentes.
Fonte: World Economic Forum / Tradução Google
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário