sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Os Benefícios do Chá-Verde Para a Saúde!


Há um antigo provérbio chinês que diz: "É melhor ficar três dias sem comida do que sem chá por um dia". Pode parecer exagero para os ocidentais, mas a medicina tem feito cada vez mais pesquisas e comprovado que este chá é um grande aliado para a saúde. E você sabe quais são os verdadeiros benefícios desta bebida tão consumida na Ásia? Pois vamos mostrar agora!


Uma introdução histórica

A história do chá-verde tem início em 2737 a.C., quando o imperador Shennong, considerado o maior estudioso das ervas medicinais da China, descobriu essa erva em uma viagem. Quando ele a colocou em água fervente, algumas folhas boiaram e deram ao chá essa coloração verde que conhecemos. O imperador se arriscou e bebeu o chá, apreciou o sabor e posteriormente descobriu suas importantes propriedades medicinais.

Na China Antiga, o chá-verde era usado para curar infecções, dores de cabeça, problemas digestivos, depressão e déficit cognitivo. Recentes pesquisas descobriram que o chá-verde pode amenizar problemas de saúde que surgem com o avanço da idade. Além disso, reforça os dentes, previne contra inflamações e infecções, previne problemas de pele causados pelo sol e faz bem para os olhos.

Nutrientes do chá-verde

Grande parte dos tipos de chá, sejam o preto, verde ou de outras colorações, vêm de uma erva chamada camellia sinensis.

A cor do chá varia de acordo com o preparo. O chá-preto normalmente é fermentado e o verde é parcialmente fermentado, e é produzido com folhas bem frescas levadas ao vapor em alta temperatura. O chá-preto é rico em oxidantes, mas o verde tem uma enorme quantidade de polifenóis e catequina, que são tipos de antioxidantes conhecidos como flavonoides.

Benefícios para a saúde

Faz bem para o coração: O consumo regular de chá-verde reduz os níveis de colesterol no sangue, especialmente o LDL, que é o colesterol ruim, reduzindo assim o risco de infarto e outras doenças coronárias.

Previne o câncer: A catequina presente neste chá é um flavonoide que combate os radicais livres que danificam o DNA e, dessa forma, diminui consideravelmente os riscos de câncer. O chá-verde não passa por longos processos de fermentação ou produção industrial, o que é bom, pois mantém alto o nível de catequina, principalmente a EGCG (Epigallocatechin gallate), altamente benéfica para a saúde, inclusive utilizada em suplementos alimentares e medicamentos.

Ajuda a emagrecer: Recentes pesquisam mostraram que a catequina combate o acúmulo de gordura no organismo e, dessa forma, ajuda na perda de peso. A redução de gordura pode evitar uma série de doenças e problemas de saúde, como, por exemplo, obesidade, que tem se tornado um problema mundial.

Sistema imunológico mais forte: Os antioxidantes do chá-verde reforçam o sistema imunológico e, dessa forma, evita doenças como gripes e resfriados.

Dentes saudáveis: A catequina age como bactericida, e por isso o chá-verde faz tão bem para os dentes, evitando enfraquecimento da polpa dentária, gengivite e mau hálito. Também combate a formação de placa dentária.
Previne e controla diabetes: Estudos comprovaram que o chá-verde pode prevenir o surgimento de diabetes, ou controlar a doença para quem já é diabético. Os mesmos estudos comprovaram que o chá também ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue.


Ossos mais fortes: Pesquisas comprovaram que o consumo de chá-verde aumenta a densidade de polpa óssea e deixa os ossos mais fortes, prevenindo assim o risco de fraturas e doenças.

Reduz o risco de Alzheimer e Mal de Parkinson: Estudos afirmaram que os polifenóis presentes no chá-verde melhora a concentração, previne contra perda de memória e previne que a proteína tau surja no cérebro, responsável pelo surgimento de Alzheimer.

Pele saudável: As propriedades do chá-verde ajudam a manter a pele firme e saudável. Os antioxidantes também ajudam a retardar o surgimento de rugas no rosto.

Fonte: TudoporEmail

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário