Nem todo nódulo na mama é sinal de câncer. Um caroço mamário pode ser uma alteração benigna, como fibroadenoma ou um cisto. Mesmo quando causam dor e desconforto, os nódulos não são necessariamente indicativos de malignidade.
De qualquer maneira, caso um nódulo seja encontrado, é importante consultar um ginecologista ou mastologista e realizar os exames devidos, como ultrassom ou mamografia, para que o médico possa avaliar o tratamento adequado.
Veja as principais razões de nódulos benignos na mama:
- Alteração Fibrocística: é uma das causas mais comuns de nódulos nas mamas e está relacionada com as alterações hormonais no corpo da mulher, principalmente no período menstrual ou tratamento com algum hormônio.
- Cisto simples: aparecem geralmente em mulheres na pré-menopausa com idade acima dos 40 anos.
- Fribroadenoma: tipo de nódulo na mama mais frequente em mulheres jovens, com idade entre os 20 e os 40 anos. É causado pelo crescimento exagerado de glândulas produtoras de leite e de tecido da mama
- Lipoma: é o resultado do acúmulo de tecido gorduroso na mama.
- Infecções de mama: podem provocar inflamações dos tecidos e ductos da mama, por exemplo, a mastite durante a gravidez.
- Mastopatia diabética: tipo raro e grave de mastite, uma inflamação na mama que causa dor, vermelhidão e aparecimento de um ou mais caroços. O problema aparece em pessoas diabéticas que fazem uso de insulina, atingido principalmente as mulheres.
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas
e não devem substituir consultas com médicos especialistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário