É muito importante estar com o sistema imunológico forte; afinal, é ele o responsável pela defesa do nosso organismo e nos ajuda a prevenir ou se recuperar mais rápido de gripes, resfriados e processos inflamatórios.
Em tempos de mudanças bruscas de temperatura, que fragilizam o corpo e aumentam a proliferação de gripes e resfriados, melhor sempre prevenir do que remediar.
Nosso Sistema Imunológico
Músculos, ligamentos, cartilagens, pele, cabelo e unhas são compostos basicamente de proteínas. Os anticorpos, soldados da imunidade responsáveis por reconhecer agentes infecciosos, também. Com isso, fica fácil entender por que comer bem é bom para a imunidade. Mas, apesar de a proteína ser considerada o nutriente-chave para melhorar a imunidade, estudos recentes já mostram que outros nutrientes também são importantes nesta defesa.
Ao contrário do que se pensa, treinos muito vigorosos fazem com que o corpo produza mais radicais livres, que podem danificar células sadias. Normalmente, o corpo tem soldados suficientes para lutar contra eles, mas se os antioxidantes (que têm como papel “proteger” as células) não estiverem disponíveis ou se a produção de radicais livres se tornar excessiva, podem ocorrer danos inflamatórios, gerando uma queda na imunidade.
São exatamente os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular, podem precipitar o aparecimento de certas doenças e prejudicar o sistema imunológico, favorecendo o surgimento de vírus e bactérias. Por isso, a dieta também deve ser repleta de alimentos ricos em vitaminas e minerais com poder antioxidante. As vitaminas C, D e E, o zinco, o selênio, probióticos, aminoácidos e ácidos graxos ômega-3 são alguns exemplos.
Receita do Suco
- 1 beterraba pequena
- 1 maça
- 2 cenouras
- 1 pedaço de gengibre
- 1 pedaço de cúrcuma ou uma colher de chá de pó
- 1 colher de sobremesa de semente de girassol
- 1 punhado de hortelã
Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e acrescente 500 ml de água. Bata bem. Em seguida, coe. Antes de beber, exprema ½ limão no seu copo de suco e beba em seguida. Para esse suco ser benéfico à saúde beba pelo menos 3 vezes na semana; pode ser em jejum ou entre as refeições.
Propriedades do Suco
Beterraba
A beterraba possui vitamina C. A raiz também tem vitaminas A, B1, B2, B5, além de sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês, que colaboram para fortalecer o sistema imunológico, evitando a oxidação celular.
Maçã
A maçã é rica em vitaminas B, C, E, potássio e fibras, que têm ação protetora em toda a mucosa digestiva. A maçã também tem um antioxidante conhecido como quercetina, que estimula o sistema imunológico para construir as defesas naturais do corpo.
Cenoura
O betacaroteno da cenoura, somado às vitaminas A, C, B2 e B3, além do fósforo, cálcio, potássio, sódio, antioxidantes e fibras, regulam o açúcar no sangue, fortalecem a saúde pulmonar e do cólon e também ajudam a aumentar a imunidade.
Gengibre
O gengibre fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes, ter propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Estudos mostram que o gengibre combate a congestão nasal, gripes, resfriados, febre e vírus em geral.
Cúrcuma (ou Açafrão da Terra)
A cúrcuma possui um composto chamado curcumina. Estudos têm mostrado que os curcuminoides de cor amarela (o principal composto ativo da cúrcuma) aumentam a capacidade antioxidante do corpo, combatem o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias.
Sementes de Girassol
A semente de girassol tem grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.
Hortelã
A principal característica da hortelã é a desintoxicação. Ela tem a capacidade de potencializar a eliminação de toxinas causadoras de sobrecarga no organismo. Elas são transformadas em fezes, urina e bile e descartadas pelo sistema excretor.
A hortelã ajuda a aumentar imunidade e ainda ajuda a hidratar repondo sódio, potássio e diversos outros minerais que perdemos pelo suor ou urina.
E então? Que tal um suquinho assim?
Fonte: Beleza e Saúde
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário