domingo, 9 de setembro de 2018

Perguntas e Respostas: Prevenindo Infecções Quando Você Tem Câncer



Um aumento do risco de infecção por causa de um sistema imunológico enfraquecido é uma grande preocupação para pessoas submetidas a certos tipos de tratamento contra o câncer. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 60.000 pacientes com câncer nos EUA são hospitalizados a cada ano por causa de um nível perigosamente baixo de glóbulos brancos - uma condição chamada neutropenia . A neutropenia pode levar a infecções graves e às vezes fatais .
E a ameaça cresceu à medida que certas infecções causadas por bactérias se tornaram mais resistentes a antibióticos ao longo dos anos. Os antibióticos são drogas que combatem infecções, seja matando as bactérias ou impedindo o crescimento das bactérias.  A pesquisa mostrou que mais de 25% das infecções após a quimioterapia são causadas pelo tipo de bactérias que são frequentemente resistentes aos antibióticos padrão. Pacientes com câncer devem tomar precauções extras para evitar adoecer e ter um plano para obter ajuda se ficarem doentes.
Como a neutropenia aumenta o risco de infecção?
Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico. Quando o corpo não tem glóbulos brancos suficientes para matar germes, é muito mais fácil contrair uma infecção. Isto é especialmente verdade para o tipo de glóbulos brancos chamados neutrófilos, que são geralmente o tipo mais numeroso de glóbulos brancos quando as contagens sanguíneas estão dentro dos limites normais. Os neutrófilos são nossa primeira defesa contra a infecção, e a palavra neutropenia (ou ser neutropênico) significa que a contagem de neutrófilos é baixa.
A quimioterapia ajuda a tratar o câncer destruindo as células cancerígenas. Mas, às vezes, a quimioterapia também prejudica ou mata as células normais. Neutrófilos são algumas células que são mais comumente afetadas pela quimioterapia por um período de tempo até que elas possam se regenerar. E uma diminuição na contagem de neutrófilos deixa o corpo vulnerável à infecção durante o período em que eles estão baixos. Radiação, cirurgia, transplante de células-tronco, transplante de medula óssea, esteróides ou mesmo o próprio câncer também podem enfraquecer o sistema imunológico, tornando a infecção mais perigosa.
Como sei se tenho neutropenia?
A única maneira de saber se você tem neutropenia é através de um exame de sangue. Sua equipe de saúde pode acompanhar sua contagem de neutrófilos, juntamente com todas as suas contagens de sangue, através de exames de sangue regulares. Pacientes com cancro submetidos a quimioterapia tendem a estar em maior risco de desenvolvimento de neutropenia do 7 ° dia através do 12 ° dia após o tratamento, mas os períodos de neutropenia pode por vezes ser mais longo ou mais curto dependendo do tratamento e do tipo de cancro.
Embora a própria neutropenia não tenha sinais de alerta, é importante conhecer os sinais de uma possível infecção devido à neutropenia. Peça à sua equipe médica para ajudá-lo a descobrir quando você corre o risco de ter neutropenia, quais sinais procurar e quando relatá-los.

Como posso me proteger da infecção?

  • Lave muito as suas mãos e encoraje o seu cuidador e outras pessoas à sua volta a lavar muito as mãos também.
  • Converse com sua equipe de saúde sobre a possibilidade de contrair uma vacina contra a gripe e pergunte ao seu cuidador, família e outros perto de você para obter um também. Não pegue a vacina contra a gripe nasais.
  • Tome um banho ou tome banho todos os dias e use uma loção sem perfume para que sua pele não fique seca ou rachada.
  • Evite grandes multidões de pessoas.
  • Fique longe de qualquer pessoa com febre, gripe ou outra infecção.
  • Veja Prevenção de Infecções em Pessoas com Câncer para uma lista mais detalhada.

O que devo fazer se ficar doente?

  • Tome sua temperatura sempre que seu médico assim o recomendar e sempre que você não se sentir bem.
  • Se você tiver febre, chame seu médico imediatamente, mesmo que o escritório esteja fechado.
  • Se você for à sala de emergência, diga à pessoa que checou você que você tem câncer e que tipo de tratamento você está recebendo.
Fonte: ACS (Tradução Google)

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário