domingo, 9 de setembro de 2018

Prevenção de infecções em pessoas com câncer


A infecção é uma das complicações mais comuns do câncer e do tratamento do câncer. Isso ocorre porque o câncer e o tratamento do câncer enfraquecem o sistema imunológico. sistema imunológico é um sistema complexo pelo qual o corpo resiste à infecção por germes, como bactérias ou vírus.
Esta é uma parte de uma série sobre informações sobre pacientes com câncer e seu risco de infecção.
Coisas que as pessoas com câncer podem fazer para   
ajudar  a prevenir infecções
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer que podem ajudar a prevenir infecções e doenças quando seu sistema imunológico está fraco devido ao câncer e / ou ao tratamento do câncer:
  • Lave as mãos frequentemente com sabão e água morna. Certifique-se de lavar as mãos antes de comer e antes de tocar o rosto ou as membranas mucosas (olhos, nariz, boca, etc.).
  • Lave as mãos depois de usar o banheiro, assoar o nariz, tossir ou espirrar.
  • Lave as mãos depois de tocar nos animais, recolher lixo ou retirar o lixo.
  • Lave as mãos depois de visitar um lugar público ou tocar em itens usados ​​por outras pessoas.
  • Leve um desinfetante para as mãos à base de álcool para limpar as mãos quando estiver fora.
  • Use lenços de limpeza úmidos para limpar superfícies e objetos que você toca, como maçanetas de portas, teclados de caixas eletrônicos ou de cartões de crédito e qualquer item que seja usado por outras pessoas.
  • Evite grandes multidões de pessoas, como escolas, viagens, compras, eventos sociais e reuniões públicas.
  • Fique longe de qualquer pessoa com febre, gripe ou outra infecção.
  • Obtenha sua vacina contra a gripe a cada outono. Incentive outros membros da sua família a conseguirem também. NÃO pegue a vacina contra a gripe nasal.
  • Tome banho todos os dias. Certifique-se de lavar os pés, a virilha, as axilas e outras áreas úmidas e suadas.
  • Após o banho, procure vermelhidão, inchaço e / ou dor, onde quaisquer tubos ou cateteres entrem em seu corpo.
  • Use luvas quando você jardim e lave depois.
  • Escove os dentes duas vezes por dia. Pergunte ao seu médico ou enfermeiro se não há problema em passar o fio dental suavemente. Diga-lhes se as suas gengivas sangram. O seu médico ou enfermeiro pode dar-lhe um enxaguatório bucal especial para ajudar a limpar a sua boca. Não use enxaguatório bucal à base de álcool.
  • Mantenha suas virilhas e áreas anais limpas. Use lenços umedecidos como lenços umedecidos ou toalhetes após o uso do toalete e sempre que notar irritação ou coceira. Informe o seu médico sobre qualquer sangramento, vermelhidão ou inchaço (caroços) nesta área.
  • Não faça manicures ou pedicures em salões ou spas (você pode usar suas próprias ferramentas pessoais e bem limpas em casa). Não use unhas postiças ou pontas das unhas.
  • Não ande, brinque ou nade em lagoas, lagos, rios ou parques aquáticos.
  • Não entre em banheiras de hidromassagem.
  • Use sapatos o tempo todo - no hospital, ao ar livre e em casa. Isso ajuda a evitar lesões e manter os germes fora de seus pés.
  • Use um barbeador elétrico em vez de uma navalha para evitar cortes e cortes. Não compartilhe barbeadores.
  • Se você cortar ou raspar sua pele, limpe a área imediatamente com sabão e água morna. Cubra a área com um curativo limpo para protegê-lo. Se a bandagem ficar molhada ou suja, limpe a área e coloque um novo curativo. Informe o seu médico se notar vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade.
  • Evite a prisão de ventre e esforce-se para movimentar as vísceras (cocô) bebendo 2 litros de líquido por dia. O exercício diário também pode ajudar. Deixe seu médico ou enfermeira saber se você está tendo problemas intestinais. Se necessário, o seu médico pode dar-lhe remédios que amolecem o seu cocô. Não coloque nada em seu reto, incluindo enemas, termômetros e supositórios.
  • As mulheres não devem usar tampões, supositórios vaginais ou duchas.
  • Use lubrificantes à base de água durante o sexo para evitar lesões ou abrasão da pele e membranas mucosas. Use preservativos de látex ou de plástico para reduzir o risco de infecções sexualmente transmissíveis.
  • Não guarde flores frescas ou plantas vivas no seu quarto.
  • Não limpe excrementos de seus animais de estimação . Não limpe gaiolas de pássaros, caixas de areia ou tanques de peixes ou tartarugas. Peça para alguém fazer isso por você.
  • Não toque no solo que possa conter fezes (cocô) de animais ou pessoas.
  • Não troque as fraldas, mas se fizer isso, lave bem as mãos depois.
  • Se você usar luvas descartáveis ​​para evitar tocar em coisas como terra ou lixo, lave as mãos depois de tirar as luvas. (Luvas podem ter pequenos buracos que você não pode ver.)
  • Fique longe de toda a água parada, por exemplo, em vasos, copos de prótese e saboneteiras. Se você armazenar suas próteses em um copo, lave o copo e mude a água a cada uso.
  • Use água quente para limpar seus pratos.
  • Não compartilhe toalhas de banho ou copos com ninguém, incluindo membros da família.
  • Fique longe de galinheiros, cavernas e qualquer lugar onde o pó do chão esteja sendo soprado no ar, como em canteiros de obras.
  • Converse com seu médico ou enfermeiro se estiver planejando viajar durante este período.
Esteja atento e observe sinais e sintomas de infecção. Converse com seu médico sobre o que você deve prestar atenção e o que você precisa relatar imediatamente. (Veja Infecções em Pessoas com Câncer para saber mais sobre sinais e sintomas comuns de infecção.)
Dicas de segurança alimentar para a pessoa com câncer
Infecções podem ser coletadas de alimentos e bebidas. Portanto, a segurança alimentar é muito importante quando o sistema imunológico está fraco. Converse com sua equipe de tratamento de câncer sobre se você precisa seguir uma dieta especial durante o tratamento do câncer.
Você pode aprender muito sobre como se alimentar bem e se proteger de infecções relacionadas a alimentos em Nutrição para a pessoa com câncer durante o tratamento .
Sobre a ingestão de frutas e vegetais frescos : Frutas e vegetais frescos podem ter germes do lado de fora que podem causar doenças. Alguns médicos dizem aos seus pacientes que têm um sistema imunológico fraco para não comer frutas frescas ou vegetais para ajudar a diminuir o risco de infecção. Outros permitem que seus pacientes comam frutas e vegetais frescos, desde que sejam lavados bem primeiro. É importante saber que, mesmo quando a parte externa de uma fruta (como a casca ou a casca) não é comida, ela ainda precisa ser lavada antes de ser descascada. Se não for, os germes podem ficar na parte que é comida quando a casca ou casca é cortada. Também pode ser uma boa idéia evitar determinados alimentos que já foram relacionados a surtos, como brotos vegetais crus, salsa fresca e frutas vermelhas.
Converse com seu médico sobre quaisquer dúvidas ou preocupações nutricionais que você possa ter, ou peça para falar com um nutricionista registrado.
Medicamentos para prevenir infecções durante o
tratamento do câncer.
Às vezes, os médicos prescrevem medicamentos quando o sistema imunológico de uma pessoa é muito fraco - embora não haja sinais de infecção. As drogas são dadas para ajudar a evitar que você tenha uma infecção.
Antibióticos preventivos
Podem ser utilizados fármacos antibacterianos, antivirais e / ou antifúngicos para ajudar a prevenir a infecção. Você pode ouvir isso chamado antibiótico profilático , ou apenas profilaxia . A profilaxia é usada apenas quando há um risco muito alto de contrair infecções (o sistema imunológico é muito fraco). Você também pode receber antibióticos se estiver tomando outros medicamentos que possam enfraquecer o sistema imunológico, como um longo ciclo de esteróides ou certos medicamentos quimioterápicos .
Os antibióticos profiláticos são interrompidos quando o sistema imunológico não está mais tão fraco (muitas vezes depois que os medicamentos enfraquecedores do sistema imunológico são interrompidos). Usar antibióticos desta maneira não previne todas as infecções. Isso significa que ainda é importante usar as mesmas precauções de quando você não está tomando antibióticos preventivos, e não deixe de informar seu médico sobre quaisquer novos sinais de infecção.
Drogas fator de crescimento
Os fatores de crescimento são proteínas que seu corpo produz para ajudar as células do sangue a crescer. Eles também são conhecidos como fatores estimuladores de colônia (CSFs) .
Você pode receber injeções de CSFs feitos pelo homem. Eles são mais frequentemente usados ​​após a quimioterapia para ajudar a prevenir a infecção. O seu médico também pode administrar um LCR se o seu sistema imunológico estiver fraco e se você tiver uma infecção grave que está piorando, mesmo que você esteja recebendo tratamento.
Os medicamentos comuns no LCR utilizados atualmente incluem filgrastim (Neupogen ® ), pegfilgrastim (Neulasta ® ) e Sargramostim (Leukine ® ). Todas essas drogas fazem com que o corpo produza as células do sangue que ajudam a combater a infecção.
Fatores de crescimento podem ter sérios efeitos colaterais em algumas pessoas, mas podem reduzir o risco de infecção nos pacientes que precisam deles. Converse com sua equipe de tratamento de câncer sobre os riscos e benefícios dos FCS.
Fonte: ACS (tradução Google)

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário