terça-feira, 11 de setembro de 2018

Câncer: Mindfulness Ajuda Pacientes Durante E Após Tratamento



 0

Treinamento ajuda a controlar o turbilhão emocional causado pela doença, reduz estresse e ameniza insônia.

Não bastasse o sofrimento físico pelo qual passam os pacientes com câncer, ainda é preciso enfrentar uma dura batalha na frente emocional.
Medo, ansiedade, estresse, insônia e depressão são algumas das dificuldades comuns enfrentadas.
Para reduzir esses sintomas, uma terapia que tem tido bons resultados é o mindfulness.
Há relatos de melhora de variações de humor em 65% e de sono mais satisfatório em 80% das pessoas que fazem o treinamento.
A atenção plena oferecida pelo mindfulness ajuda os pacientes a se sentirem melhor consigo mesmos, aceitarem seu estado e se tranquilizarem com relação ao futuro.
“Com o câncer, há um medo do desconhecido muito grandeO tratamento ajuda a diminuir a ‘evitação’, a dificuldade em encarar a realidade, e a ruminação constante da situação”, diz Marina Neumann, diretora do Instituto Latino Americano de Mindfulness e Bem Estar, ILAMB (www.ilamb.com), que superou ela própria um câncer em 2012
Aplicações da prática de mindfulness relacionadas ao câncer são estudadas há quase três décadas.A princípio, o foco era nas pessoas que já tinham sido curadas e precisavam de suporte na fase subsequente para lidar, por exemplo, com o temor da reincidência.
Hoje, a técnica também ajuda pacientes durante o tratamento e até mesmo em casos paliativos, quando não há perspectiva de cura.
“Nessas situações, buscamos fazer com que continuem vivendo da melhor forma possível”, diz Marina.
O principal programa direcionado à doença, o MBCT-Ca (Minfulness Based Cognitive Therapy for Cancer, ou Terapia Cognitiva para Câncer Baseada em Mindfulness, em tradução livre), consiste de oito encontros semanais de duas horas e pode ser feito em grupo ou individual.
São feitas práticas de meditação, movimentos suaves e uma série de dinâmicas.
Fonte: Vida Plena e Bem Estar

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário