domingo, 9 de setembro de 2018

Vacinação durante o tratamento do câncer


Esta é uma parte de uma série sobre informações sobre pacientes com câncer e seu risco de infecção.
As pessoas com câncer devem receber alguma vacina?
Geralmente, recomenda-se que as vacinas não sejam administradas durante tratamentos de quimio ou radiação - a única exceção a isso é a vacina contra a gripe. Isso ocorre principalmente porque as vacinas precisam de uma resposta do sistema imunológico para o trabalho, e você pode não obter uma resposta adequada durante o tratamento do câncer. Existem também algumas vacinas que contêm vírus vivos, que às vezes podem causar infecções em pessoas com sistemas imunológicos fracos.
sistema imunológico é um sistema complexo que o corpo usa para resistir à infecção por germes, como bactérias ou vírus. O câncer e o tratamento do câncer podem enfraquecer o sistema imunológico de uma pessoa para que ela não funcione tão bem quanto deveria. (Veja Infecções em Pessoas com Câncer para aprender mais sobre o sistema imunológico.)
Vacinas , que também são chamadas de imunizações ou inoculações , são usadas para ajudar o sistema imunológico de uma pessoa a reconhecer e combater certas infecções ou doenças.
Pessoas com sistema imunológico fraco pode obter algumas vacinas, mas eles devem nãoreceber quaisquer vacinas que contêm vírus vivos. Infecções fatais foram causadas por vacinas contra a poliomielite, o sarampo e a varíola para pessoas com função imunológica debilitada.
Seu médico oncologista deve lhe informar sobre quaisquer vacinas que possam ajudá-lo. Certifique-se de conversar com seu médico antes de você ou qualquer pessoa com quem você passar muito tempo (como seus filhos) obter qualquer vacina.
É importante saber quais vacinas são seguras para pessoas com sistemas imunológicos fracos. Vamos falar sobre algumas das vacinas mais comuns aqui.
    Certifique-se de conversar com seu médico antes de você ou qualquer pessoa com quem você passar muito tempo com vacinas.
Vacinas comuns
Vacinas contra a gripe
A vacina contra a gripe é administrada para reduzir o risco de contrair gripe (gripe). É feito com vírus da gripe mortos e é seguro para pessoas com câncer.
A vacina contra a gripe pode ser administrada pelo menos 2 semanas antes da quimioterapia ou entre os ciclos de quimioterapia. Pode ser administrado 6 meses após um transplante de medula óssea ou de células estaminais . Um tipo diferente de vacina contra a gripe é dado a cada ano.
Flu-mist ® , a versão de névoa nasal da vacina contra a gripe, contém uma versão enfraquecida do vírus vivo. Pessoas com câncer não devem receber a vacina contra a névoa nasal. Os familiares de uma pessoa com câncer podem receber com segurança o spray nasal (pelo menos em algumas estações de gripe), a menos que o paciente tenha um sistema imunológico gravemente fraco e / ou esteja sendo cuidado em uma área protegida por germes. Por exemplo, os membros do agregado familiar não devem receber a vacina da névoa nasal se um membro da família tiver tido recentemente um transplante de células estaminais ou de medula óssea.
Para mais informações sobre isso, veja se as pessoas com câncer têm uma vacina contra a gripe?
MMR (sarampo-papeira-rubéola)
Esta vacina é usada para proteger pessoas de 3 doenças virais: sarampo, caxumba e rubéola.
As pessoas que têm um sistema imunológico fraco não devem receber a vacina MMR porque ela contém vírus vivos. Mas é seguro que outros membros da família o consigam.
Após a exposição ao sarampo: Se a pessoa em tratamento de câncer estiver exposta a alguém com sarampo, informe imediatamente o médico. Às vezes, a imunoglobulina contra o sarampo (um produto sanguíneo que contém anticorpos contra o vírus do sarampo) pode ser administrada para ajudar a combater a infecção do sarampo antes que ela comece.
Pneumococo (pneumonia pneumocócica)
Esta vacina pode ajudar pessoas com sistemas imunológicos fracos a combater graves infecções pulmonares, sanguíneas ou cerebrais causadas por certas bactérias.
Seu médico pode recomendar uma ou mais doses da vacina pneumocócica, dependendo da sua idade e saúde.
Se você for remover o baço, receberá essa vacina antes da cirurgia (pelo menos duas semanas antes).
A maioria dos adultos com problemas de saúde a longo prazo (como o câncer) recebe a vacina Pneumovax ® (ou PPV-23).
Crianças e aqueles com transplantes de medula óssea / células-tronco recentes podem receber uma vacina diferente (chamada PCV ou Prevnar 13 ), mas podem precisar receber a vacina PPV-23 cerca de 8 semanas depois.
Poliomielite
Esta vacina é usada para prevenir a poliomielite, uma infecção viral ligada a doença grave e incapacidade física. Desde que a vacina surgiu em 1955, a poliomielite tornou-se rara nos EUA.
As crianças que têm um sistema imunológico fraco, assim como seus irmãos e outras pessoas que vivem com eles, devem receber vacinas contra o vírus da pólio inativadas A maioria dos médicos nos Estados Unidos usa apenas a vacina inativada contra a poliomielite, mas você deve pedir para ter certeza. A vacina mais antiga contra o vírus da poliomielite oral (administrada por via oral) contém um vírus vivo. As pessoas que recebem a vacina do vírus vivo podem transmitir o vírus para pessoas com sistemas imunológicos fracos.
Varicela (catapora)
Esta vacina é chamada Varivax ® . O objetivo é evitar a varicela em pessoas que nunca a tiveram. É dado apenas a pessoas cujos exames de sangue mostram que não têm imunidade ao vírus da varicela zoster (VZV).
Esta é outra vacina viva contra vírus. Não deve ser administrado a pessoas com sistema imunológico fraco ou a pessoas com leucemia , linfoma ou qualquer câncer da medula óssea ou do sistema linfático, a menos que seja tratado e controlado. Está tudo bem para os membros da família da pessoa com imunidade fraca obter a vacina contra varicela.
Se você estiver exposto à catapora: uma pessoa com imunidade fraca que esteja perto de alguém com catapora deve ligar para o médico imediatamente. Podem necessitar de imunoglobulina VZV (um produto sanguíneo que contém anticorpos para o VZV) para ajudar a combater o vírus. Deve ser administrado dentro de 3 a 5 dias após a exposição. O tratamento do câncer pode ser interrompido e reiniciado após o término do período de incubação do VZV (esse é o tempo que leva para verificar se você fica doente, geralmente cerca de 21 dias). Se uma pessoa com câncer tem sinais de infecção por VZV, o médico pode realizar um tratamento contra o câncer que causa supressão imunológica até que se formem feridas.
Varicela zoster (telhas)
A vacina contra herpes é chamada Zostavax ® . É dado a adultos com 60 anos ou mais que tiveram catapora para ajudar a prevenir herpes zoster ou tornar os sintomas de herpes menos severo.
Esta é uma vacina de vírus vivo que não deve ser usada em pessoas com sistemas imunológicos fracos. Não deve ser dado a pessoas que recebem tratamentos de quimioterapia ou radiação , ou aqueles que tomam qualquer droga que suprime o sistema imunológico.
As pessoas que tiveram um  transplante de células estaminais  devem esperar pelo menos 2 anos após o transplante para tomar esta vacina.
Converse com seu médico antes de você ou alguém em sua casa receber essa vacina.
Fonte: ACS (tradução Google)

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário