Imagem: © Johnny Greig / Getty Images
Você dominou a arte de enviar mensagens de texto, enviar e-mails e navegar na Web em seu smartphone e computador. Mas junto com essa proeza digital, você pegou um efeito colateral inesperado.
"Recebemos vários pacientes que desenvolvem lesões causadas por essas atividades", diz a Dra. Tamara Rozental, uma cirurgiã ortopédica especializada em desordens da mão, punho e cotovelo no Centro Médico Beth Israel Deaconess, afiliado a Harvard.
Dor na mão
Os movimentos repetitivos de digitação e digitação podem levar à dor generalizada da mão causada pela osteoartrite subjacente (o desgaste da cartilagem nas articulações). "Usar esses aparelhos não causa osteoartrite, mas se você é propenso a isso, pode aumentar seus sintomas", diz Rozental.
Usar os polegares demais para o texto pode causar lesões de tensão ou de uso excessivo dos tendões que vão do pulso até o polegar (uma condição chamada tenossinovite de De Quervain). Os sintomas incluem dor no lado do polegar do pulso, que pode aparecer gradualmente ou subitamente e subir no antebraço.
Pressionar os botões com muita força com os dedos pode causar uma inflamação ao redor dos tendões e polias que permitem que os dedos se dobrem, aumentando o risco de o dedo em gatilho (tenossinovite estenosante). Os sintomas incluem dor, estalidos e sensação de que o dígito está bloqueando quando você o dobra ou endireita.
Dormência da mão e formigamento
Não é verdade que digitar em um laptop ou teclado de mesa cause a síndrome do túnel do carpo - uma condição na qual o nervo mediano é comprimido quando passa por uma pequena área no pulso conhecida como túnel do carpo. Mas Rozental observa que a digitação pode revelar os sintomas da doença, como dor, formigamento e dormência no polegar, dedo indicador, dedo médio e metade interna do dedo anular.
Inclinar-se demais nos cotovelos pode piorar a síndrome do túnel cubital, na qual o nervo ulnar é comprimido, onde passa pelo tecido próximo ao cotovelo, chamado túnel cubital.Os sintomas incluem dor, dormência ou formigamento no anel ou no dedo mínimo.
Pescoço e dor nas costas
Olhar para um aparelho eletrônico por longos períodos pode levar a dores no pescoço e nas costas.
"Você está esticando os músculos, ligamentos e tendões em seu pescoço e parte superior das costas", explica o Dr. Andrew White, um cirurgião ortopédico e co-diretor do Centro de Coluna do Beth Israel Deaconess Medical Center. "É a postura e a quantidade de tempo nessa postura que importa."
Dr. White diz que esse tipo de dor é temporária e não causará problemas permanentes nas costas ou no pescoço. "Mas é desconfortável, e também pode irritar o nervo occipital, onde a coluna se conecta à base do crânio, o que pode causar dores de cabeça", explica ele.
Correções de mão e punho
Os tratamentos para as condições da mão ou punho incluem fazer uma pausa na atividade ofensiva; splinting; uso a curto prazo de analgésicos vendidos sem receita, como ibuprofeno (Advil) ou paracetamol (Tylenol); exercícios para alongar os tendões; e às vezes injeções de esteróides.
Você também terá que modificar a maneira como você usa dispositivos eletrônicos. Se mensagens de texto com seus polegares causarem dor, talvez seja necessário usar outros dedos para o texto ou usar uma caneta stylus.
"Se você tem deformidade ou dor na mão, use comandos de voz ou use uma caneta mais grossa para diminuir o estresse na articulação do polegar", diz Rozental.
Para mais informações sobre a resolução de dores nas mãos, consulte as Mãos Saudáveis do Relatório de Saúde Especial de Harvard ( www.health.harvard.edu/hnd ).
Para aliviar a dor do túnel do carpo, configure sua estação de trabalho de modo que seus antebraços fiquem paralelos ao chão, seus pulsos estejam retos e alinhados com seus antebraços, e seus cotovelos estejam relaxados e dobrados em um ângulo de 90 graus em sua cintura.
"Usar um mouse vertical coloca a mão em uma posição menos estressante. E manter o mouse à sua frente, não ao lado", sugere o Dr. Rozental.
Correias nas costas e pescoço
Para aliviar dores nas costas e no pescoço, ajuste a sua postura ao usar um dispositivo."Mantenha seu olhar paralelo ao chão em vez de para baixo", sugere o Dr. White. É útil levantar o monitor do computador para que fique ao nível dos seus olhos. Faça o mesmo com dispositivos portáteis, apoiando-os em alguns travesseiros.
Mais dicas: faça pausas frequentes e preste atenção ao desconforto. "Se você sentir que tem um torcicolo, ajuste sua posição", aconselha o Dr. White.
Ele também pede que você evite a dor exercitando e fortalecendo os músculos centrais, que sustentam a coluna.
"Se você está fisicamente apto", diz o Dr. White, "tem sido demonstrado que você terá menos chances de desenvolver dor no pescoço ou nas costas".
Fonte: RD (tradução Google)
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário