sábado, 1 de setembro de 2018

Probióticos – 20 Benefícios, alimentos e suplementos

Benefícios dos probióticos em alimentos e suplementos

Os probióticos podem manter a chave não apenas para uma melhor saúde e um sistema imunológico mais forte, mas também para o tratamento de problemas digestivos, doenças da saúde mental e distúrbios neurológicos. A pesquisa continua a provar que os benefícios e efeitos colaterais dos probióticos vão muito além do que pensávamos anteriormente.




Neste guia probiótico completo, você aprenderá tudo o que você precisa saber sobre os probióticos, incluindo os melhores alimentos probióticos , os melhores suplementos probióticos e como usá-los.
O que são probióticos?
Os probióticos são bactérias que alinham o trato digestivo e apoiam a capacidade do seu corpo de absorver nutrientes e combater a infecção. Na verdade, existem 10 vezes mais probióticos em seu intestino do que células em seu corpo!


O Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa ( NCCIH ) chama os probióticos “microrganismos vivos (na maioria dos casos, bactérias) que são semelhantes aos microorganismos benéficos encontrados no intestino humano”. O NCCIH faz questão de que muitas vezes pensemos em bactérias como prejudiciais ” germes “, mas com probióticos, esta bactéria realmente ajuda o corpo a funcionar corretamente.
Sua pele e sistema digestivo por si só hospedam cerca de 2.000 tipos diferentes de bactérias. Os benefícios dos probióticos têm demonstrado ser eficazes no suporte à função imune e à digestão saudável, bem como a pele saudável.
Suas boas bactérias intestinais também são responsáveis ​​por:
  • Produção de vitamina B12 , butirato e vitamina K2
  • Combinando bactérias ruins, leveduras e fungos
  • Criando enzimas que destroem bactérias nocivas
  • Estimulação da secreção de IgA e células T reguladoras
Os probióticos estão em nossos sistemas desde o momento em que entramos no mundo. Quando um recém nascido está no canal de parto da mãe durante o parto, é quando o bebê está exposto à bactéria de sua mãe pela primeira vez. Este evento inicia uma cadeia de eventos dentro do trato digestivo do bebê e o trato digestivo da criança começa a produzir boas bactérias.
Se você não tem probióticos suficientes, os efeitos colaterais podem incluir distúrbios digestivos, problemas de pele, candida, doença auto-imune e resfriados e gripes frequentes.
Historicamente, tínhamos muitos probióticos em nossas dietas de comer alimentos frescos de um bom solo e fermentando nossos alimentos para evitar que eles se estragem. Mais de um século atrás, o vencedor do Prêmio Nobel russo, Elie Metchnikoff, teorizou que a saúde poderia ser aumentada e a senilidade atrasada manipulando o microbioma intestinal com bactérias amigas do hospedeiro encontradas no iogurte. ( 1 ) A Metchnikoff estava à frente de seu tempo com o estudo de probióticos, mas também sabia que a maioria dos cidadãos tinha acesso a alimentos probióticos.
Hoje, no entanto, devido à refrigeração e às práticas agrícolas perigosas, como a imersão de nossos alimentos com cloro, nossos alimentos apresentam pouco ou nenhum probiótico hoje e a maioria dos alimentos contém antibióticos perigosos que matam as bactérias boas em nossos corpos.
Ao adicionar mais alimentos probióticos em sua dieta, você pode ver todos os seguintes benefícios de probióticos:
  • Sistema imunológico mais forte
  • Digestão melhorada
  • Aumento de energia a partir da produção de vitamina B12
  • Melhor respiração porque os probióticos destroem Candida
  • Pele mais saudável, uma vez que os probióticos tratam naturalmente eczema e psoríase
  • Redução de resfriado e gripe
  • Cura de síndrome do intestino com vazamento  e doença inflamatória do intestino
  • Perda de peso

Os benefícios dos probióticos começam no intestino
A primeira e mais negligenciada razão pela qual nossos tratos digestivos são críticos para a nossa saúde é porque 80% de todo o sistema imunológico está localizado em seu aparelho digestivo! Essa é uma porcentagem surpreendente.
Além do impacto em nosso sistema imunológico, nossos sistemas digestivos são a segunda maior parte do nosso sistema neurológico. É chamado de sistema nervoso entérico e está localizado no intestino. É por isso que é chamado nosso segundo cérebro!
Muitas pessoas com problemas de saúde, como desequilíbrios da tiróide, fadiga crônica , dor nas articulações, psoríase, autismo e muitas outras condições não percebem que essas doenças se originam no intestino.
Se essas questões e muitos outros estão conectados à nossa saúde intestinal, então, quais os elementos que são essenciais para a saúde digestiva? Considere isso: de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e doenças digestivas e renais, mais de 60 milhões a 70 milhões são afetados por doenças digestivas. Além disso, doenças digestivas e distúrbios custaram mais de US $ 100 bilhões por ano “. ( 2 )

Essas estatísticas são surpreendentes, mas a má saúde intestinal realmente afeta números muito maiores do que essas estatísticas ilustram. Isso é porque sua saúde digestiva afeta todos os sistemas fisiológicos em seu corpo.
As muitas toxinas que sofremos hoje diminuem a função digestiva, afetando a nossa capacidade de utilizar nutrientes e livrar-nos de colesterol, desencadeando inflamação crônica no organismo, que é a causa de muitas doenças crônicas e doenças .
O segredo para restaurar a sua saúde digestiva consiste em equilibrar as bactérias boas e ruins em seu intestino. Se você for saudável, você DEVE considerar consumir alimentos e suplementos ricos em probióticos diariamente.

Fatores que atrapalham os probióticos
A maioria das pessoas, incluindo as crianças, precisam de um aumento probiótico devido ao uso de medicação prescrita, particularmente antibióticos, bem como dietas ricas em carboidratos, consumo de água clorada e fluoretada e alimentos convencionais, como a carne não orgânica e produtos lácteos que contenham resíduos de antibióticos. Esses produtos químicos eliminam os probióticos em seu sistema, que com o tempo danifica seu trato digestivo. ( 3a )
Aqui estão os sete principais assassinos probióticos que podem evitar que seu corpo obtenha todos os tremendos benefícios probióticos que ele precisa:
  1. Antibióticos de prescrição
  2. Açúcar
  3. Água da torneira
  4. Alimentos transgênicos
  5. Grãos
  6. Estresse emocional
  7. Produtos químicos e medicamentos
A fim de melhorar o seu equilíbrio de flora intestinal, certifique-se de evitar os assassinos probióticos. Estamos expostos a muitos desses alimentos, toxinas e estressores diariamente, e se você vai restaurar sua saúde digestiva, eles devem ser evitados. Se eles não forem evitados, seus microorganismos intestinais tornam-se desequilibrados e seu sistema pode se tornar um viveiro para bactérias, fermento, vírus, fungos e parasitas ruins.  ( 3b )
A única maneira de corrigir esse problema e curar seu intestino é eliminar os alimentos que alimentam bactérias ruins e começar a consumir alimentos e suplementos ricos em probióticos, de modo que os benefícios dos probióticos podem funcionar sua magia.

20 Benefícios dos probióticos 
A evidência mais forte até o momento descobre que os benefícios de probióticos incluem:
  • impulsionando o sistema imunológico
  • prevenção e tratamento de infecções do trato urinário
  • melhorando a função digestiva e combater a doença gastrointestinal (como examinado em um estudo intitulado “Uma Meta-Análise da Eficácia Probiótica para Doenças Gastrointestinais”) ( 4a )
  • prevenir ou interromper a diarréia associada aos antibióticos e até mesmo também proteger contra infecção por C difficile ( 4b )
  • cicatrizando condições intestinais inflamatórias como IBS ( 4c )
  • Gerenciando e prevenindo eczema em crianças
  • lutando contra doenças alimentares
Novos estudos em andamento provavelmente podem provar que os probióticos podem:
  • reduzir a gripe e os resfriados
  • reduzir o uso excessivo de antibióticos
  • tratar cálculos renais
  • tratar cólicas
  • prevenir cáries e doenças das gengivas
  • tratar a colite e a doença de Crohn
  • combate bactérias resistentes aos antibióticos
  • tratar doenças hepáticas
  • combate ao câncer ( 5a )
  • prevenir a sepse entre os recém-nascidos ( 5b )
  • administre o autismo
  • menor colesterol
  • combater bactérias que causam úlceras
  • melhorar a acne
  • perder peso

Como funcionam os probióticos
Seu intestino contém bactérias benéficas e prejudiciais. Os especialistas digestivos concordam que o equilíbrio da flora intestinal deve ser de aproximadamente 85 por cento boas bactérias e 15 por cento de bactérias ruins.
Se essa proporção ficar fora de equilíbrio, a condição é conhecida como disbiose , o que significa que há um desequilíbrio de um certo tipo de fungo, fermento ou bactéria que afeta o corpo de forma negativa. Ao consumir certos tipos de alimentos e suplementos de probióticos (muitas vezes em forma de cápsula), você pode ajudar a trazer essas proporções de volta ao equilíbrio.
Além disso, é importante entender que os probióticos não são uma nova ideia. Ao longo da história, as culturas prosperaram em probióticos encontrados em alimentos fermentados e alimentos cultivados, que foram inventados para preservação de alimentos muito antes da geladeira.
Na verdade, a geladeira poderia ser uma das piores invenções para a saúde digestiva, porque agora não temos que cultivar ou fermentar nossos alimentos para evitar que eles se estragem, então perdemos os benefícios probióticos vitais e probióticos.

4 Passos para obter mais probióticos em seu sistema e como colher os benefícios dos probióticos

1. Coma mais alimentos ácidos

O passo n. ° 1 é consumir alimentos mais azuis. Abrace o que eu chamo de poder de alimentos ácidos e azedos, como vinagre de maçã, especificamente, e vegetais fermentados . Eles contêm alguns probióticos, mas também eles contêm certos tipos de ácidos, como ácido glucônico e ácido acético, ácidos saudáveis ​​que criam um certo tipo de pH em seu corpo que suporta o crescimento de probióticos em seu sistema.
Então, novamente, é ótimo obter alguns alimentos azuis saudáveis. O que eu começaria a fazer é adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã para uma bebida duas vezes por dia. Então, antes do café da manhã e almoço ou café da manhã e jantar, adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã na sua refeição e comece a consumir mais vegetais fermentados, como chucrute e kimchi, ou bebendo kvass. Obtenha alguns vegetais fermentados como o chucrute várias vezes por semana em suas refeições; Essa é uma maneira de aumentar os probióticos no seu sistema.

2. Consumir mais alimentos ricos em probióticos

O segundo caminho é apenas para começar a consumir mais alimentos ricos em probióticos. Agora, os alimentos ricos em probióticos são alimentos como iogurte de leite de cabra de alta qualidade , kefir ou mesmo tipos diferentes como kefir de coco, mas obter mais alimentos ricos em probióticos em sua dieta é essencial para aumentar e aumentar seus probióticos.
Eu começaria a tentar consumir uma porção de comida probiótica rica por dia. Você pode adicionar kefir, um dos meus favoritos, no seu smoothie matinal, e você pode comer algum iogurte probiótico orgânico durante o dia. E, novamente, obtenha alguns bons alimentos fermentados em sua dieta – pelo menos uma porção por dia ou mais.

3. Alimente os Probióticos em seu Sistema

O passo n. ° 3 para aumentar naturalmente os probióticos no seu sistema é começar a alimentar os probióticos. Então pense sobre isso: os probióticos são organismos vivos. Se eles estão indo ao vivo em seu corpo, eles precisam de combustível, eles precisam se alimentar de algo, eles precisam de um bom solo. Esse solo é fibra fermentável.
Obter boa fibra de alta qualidade em sua dieta pode realmente causar probióticos aumentar em seu corpo. E o melhor tipo de fibra é a fibra solúvel, conhecida como fibra fermentável. Alguns dos meus alimentos favoritos com alto teor de fibras  incluem sementes de chiaOs benefícios das sementes Chia incluem uma ótima forma de fibra fermentável, como são as sementes de linhaça benéficas  – adicionar chia e linho em um smoothie matinal é fantástico.
Junto com isso, as frutas e vegetais orgânicos são uma ótima opção. E então também, batatas-doces nutritivas e batatas regulares também são boas formas de fibra fermentável. Uma dieta rica em fibras que consiste em esses probióticos de combustível de alimentos.

4. Tome um Suplemento de Probiótico de Qualidade

Por último, mas não menos importante, tomar um suplemento probiótico de qualidade é uma ótima maneira de obter mais probióticos para seu corpo. Tomar um suplemento probiótico de qualidade pode, naturalmente, impulsionar os bons probióticos no seu sistema.

10 melhores alimentos probióticos

Se você deseja começar a consumir alimentos ricos em probióticos, aqui está uma lista dos alimentos probióticos mais benéficos:

1. Kefir

Semelhante ao iogurte, este produto lácteo fermentado é uma combinação única de leite e grãos de kefir fermentados. Kefir foi consumido por mais de 3.000 anos, e o termo kefir foi iniciado na Rússia e na Turquia e significa “sentir-se bem”.
Kefir é criado pela fermentação do leite pelas bactérias, e as leveduras no iniciador de kefir quebram a lactose no leite. É por isso que o kefir é adequado para aqueles que, de outra forma, são intolerantes à lactose.
Tem um sabor ligeiramente ácido e azedo e contém em qualquer lugar de 10 a 34 cepas de probióticos. Kefir é semelhante ao iogurte, mas porque é fermentado com leveduras e mais bactérias, o produto final é maior em probióticos.
Se você quiser saber mais, confira este artigo sobre como o kefir beneficia sua saúde.

2. Chucrute

Feito de repolho fermentado e outros vegetais, o chucrute não é variado em probióticos, mas é rico em ácidos orgânicos (o que dá sabor a amargo) que favorecem o crescimento de bactérias boas. O chucrute é extremamente popular na Alemanha hoje.
O chucrute é rico em vitamina C e  enzimas digestivas . É também uma boa fonte de bactérias do ácido lático natural, como o lactobacillus. O suco de molho chúcaro foi estudado para beneficiar problemas digestivos como intestino vazado, diarréia e constipação , e também é eficaz para ajudá-lo a chutar um rápido resfriado.

3. Kimchi

Kimchi é um primo do chucrute e é o coreano em vegetais cultivados.
É criado misturando um ingrediente principal, como o repolho chinês, com vários outros alimentos e especiarias, como flocos de pimenta vermelha, rabanetes, cenouras, alho, gengibre, cebola, sal marinho e molho de peixe. A mistura é deixada de lado para fermentar por três a 14 dias.

4. Kefir De Coco

Feito por fermentar o suco de cocos jovens com grãos de kefir, esta opção livre de lácteos para kefir possui alguns dos mesmos probióticos que o kefir de produtos lácteos tradicionais, mas geralmente não é tão alto em probióticos. Ainda assim, tem várias versões que são excelentes para sua saúde.
O kefir de coco tem um sabor excelente, e você pode adicionar um pouco de stevia, água e suco de limão para fazer uma bebida fantástica.

5. Natto

Um prato popular no Japão que consiste em soja fermentada, o natto contém o extremamente poderoso bacilos subtilis probióticos , que provou reforçar o seu sistema imunológico, apoiar a saúde cardiovascular e melhorar a digestão da vitamina K2.
Natto também pode conter vitamina B12, que está faltando em dietas veganas e é uma das maiores fontes de proteína baseadas em plantas com 17,7 gramas por tamanho de porção de 100 gramas.

6. Iogurte

Possivelmente, o alimento probiótico mais popular é iogurte cultivado ao vivo ou iogurte grego feito a partir de leite de vacas, cabras ou ovelhas.
O iogurte na maioria dos casos pode classificar-se no topo dos alimentos probióticos se vier de animais crus alimentados com pastagem. O problema é que existe uma grande variação na qualidade dos iogurtes no mercado hoje. Recomenda-se ao comprar iogurte procurar três coisas: primeiro, se vem de leite de cabra, ovelha ou leite de vaca A2; segundo, se é alimentado com pastagem; e terceiro, se é orgânico.

7. Kvass

Kvass é uma bebida fermentada comum na Europa Oriental desde os tempos antigos. Foi tradicionalmente feito fermentando centeio ou cevada, o que lhe dá um sabor suave. Nos últimos anos, foi elaborado através de beterraba, frutas, juntamente com outros vegetais de raízes, como cenouras.
Kvass usa probióticos de lactobacilos, que possuem propriedades de limpeza do sangue e do fígado.

8. Miso

O Miso é um dos pilares da medicina japonesa tradicional e é comumente usado na culinária macrobiótica como um regulador digestivo. O Miso tem sido um grampo em dietas chinesas e japonesas que remontam aproximadamente 2.500 anos.
Hoje, a maioria da população japonesa começa o dia com uma tigela morna de sopa de miso que acredita estimular o sistema digestivo  e energizar o corpo.
Feito de soja fermentada, arroz ou cevada, adicionando uma colher de sopa de miso a alguma água quente faz uma sopa excelente, rápida e probiótica.
O processo de fermentação pode levar de alguns dias a alguns anos para completar, e o resultado final é uma pasta vermelha, branca ou marrom-escura com textura amanteigada.
A sopa Miso é famosa em todo o mundo, e é muito fácil de preparar. Basta dissolver uma colher de sopa de miso em uma panela de água cheia de algas marinhas e outros ingredientes de sua escolha.

9. Kombucha

Kombucha é uma fermentação efervescente de chá preto que é iniciada usando um SCOBY, também conhecido como uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras. Kombucha existe há mais de 2.000 anos e foi criado em 212 aC no Extremo Oriente. Mais tarde surgiu no Japão e depois se espalhou para a Rússia.
Muitas reivindicações foram feitas sobre kombucha, mas são principalmente benefícios para a saúde incluem suporte digestivo, aumento da energia e desintoxicação do fígado.
Leia mais aqui sobre os benefícios para a saúde do kombucha .

10. Queijo cru

Leite de cabra, leite de ovelha e queijos de idade A2 são particularmente elevados em probióticos, incluindo t hermophillus, bifudus, bulgaricus e acidophilus . Compre sempre cru e não pasteurizado ou você não receberá nenhum dos benefícios dos probióticos.
________________________________________________
Como escolher os melhores suplementos probióticos
É importante notar que existem diferentes tipos de cepas de probióticos. Os benefícios dos probióticos experimentados com uma estirpe probiótica podem ser completamente diferentes dos benefícios para a saúde vistos de outro probiótico.
Certas tensões de probióticos suportam imunidade, outros digestão, e alguns até ajudam a queimar gordura e equilibrar os hormônios.
Se você deseja usar probióticos para ajudar com uma preocupação específica de saúde, é vital selecionar o probiótico certo para a condição certa. Ou você pode consumir uma ampla gama de probióticos em seus alimentos para serem cobertos.
Como dissemos anteriormente, você é o que você digerir, e não há outros compostos no mundo que apoiem a digestão e a assimilação de nutrientes melhor do que os probióticos vivos. Enquanto muitas empresas agora produzem probióticos, a maioria deles é ineficaz na melhor das hipóteses. A maioria dos suplementos probióticos hoje são destruídos pelo ácido do estômago antes de chegarem ao seu aparelho digestivo.
Ao ler um rótulo probiótico, ele deve revelar o gênero, espécie e tensão do probiótico. O produto (geralmente em cápsulas) também deve fornecer as unidades formadoras de colônias (UFC) no momento da fabricação.
Além disso, a maioria dos probióticos pode morrer sob calor, então, saber que a empresa possui armazenamento e resfriamento adequados da instalação também é importante.
Existem cinco coisas específicas que você deseja considerar ao comprar um suplemento probiótico:
  1. Qualidade da marca  – Procure por marcas respeitáveis ​​como Garden of Life, MegaFood e Axe Naturals.
  2. Contagem CFU alta –  Compre uma marca probiótica com maior número de probióticos, de 15 bilhões a 100 bilhões.
  3. Diversidade de tensão  – Procure um suplemento probiótico com 10 a 30 cepas diferentes.
  4. Sobrevivência  – Procure estirpes como bacillus coagulans, saccharomyces boulardii, bacillus subtilis, lactobacillus rhamnosus  e outras culturas ou fórmulas que garantam probióticos chegarem ao intestino e são capazes de colonizar.
  5. Pesquisa –  Faça sua lição de casa e procure marcas que tenham tensões que atendam às suas necessidades específicas.
Aqui estão algumas coisas mais a serem encontradas nas suas cápsulas probióticas:
Mantenha-se afastado das alegações gerais de saúde e considere a quantidade de informação que realmente possui um rótulo.
  • Estabilidade : os probióticos precisam ser mantidos resfriados para preservar sua potência. Isto aplica-se à sua produção, transporte, armazenamento e vendas.
  • Data : o mais fresco é melhor quando você está falando de organismos vivos.
  • Açúcar : O açúcar não é uma boa fonte de alimento para probióticos. Prebióticos são a fonte de alimentos para manter os probióticos vivos. Uma sínbiótica é um suplemento que contém tanto prebióticos como probióticos. Os melhores sinbióticos contêm amidos e fibras de plantas saudáveis.
  • Vivo versus morto : “Culturas vivas e ativas” é uma aposta melhor do que “feita com culturas ativas”. Após a fermentação, o produto pode ser tratado termicamente, o que mata as bactérias boas e más (prolongando a vida útil).
  • Tipo de bactérias : “Culturas vivas e ativas” não significa necessariamente que os tipos de bactérias que o produto contenha tenham sido comprovadamente benéficos. A estirpe de bactérias deve consistir em dois nomes e duas letras: o gênero, espécie e tensão. Se o rótulo listar dois nomes, poderia ser uma das centenas de bactérias sem pesquisa ou benefícios de saúde comprovados por trás disso.
  • Potência : é aqui que fica complicado. A maioria dos produtos probióticos não lista a quantidade de bactérias que seus produtos contêm e a quantidade efetiva depende de muitos qualificadores. Benefícios de saúde podem ocorrer com 50 milhões de CFUs para determinadas condições e podem levar até 1 trilhão de UFC para outros. Quanto maior o número, melhor. O Código de Normas Alimentares afirma que pelo menos um milhão de bactérias vivas por grama são necessárias em iogurte e outras bebidas fermentadas para fornecer os 10 bilhões de UFC necessários para efeitos de saúde.

Culturas probióticas benéficas 
  • Bifidobacterium bifidum  – o probiótico de bifidobactéria mais dominante em lactentes e no intestino grosso, apoia a produção de vitaminas no intestino, inibe bactérias nocivas, apoia a resposta do sistema imunológico e previne a diarréia . ( 6 )
  • Bifidobacterium longum  – suporta a função hepática, reduz a inflamação, remove o chumbo e os metais pesados . ( 7 )
  • Bifidobacterium breve  – outro probiótico de bifidobactérias que ajuda a colonizar a comunidade intestinal saudável e afastar bactérias ruins. (8 ) 
  • Bifidobacterium infantis  – alivia os sintomas de IBS , diarréia e constipação. ( 9 )
  • Lactobacillus casei  – suporta imunidade, inibe h. pylori e ajuda a combater infecções. ( 10 )
  • Lactobacillus acidophilus  – alivia gases, inchaço, melhora a intolerância à lactose . Mostrado para ajudar com uma redução de 61 por cento em E. coli, níveis mais baixos de colesterol e criação de vitamina K. ( 11 ) Além disso, importante na força imune GALT.
  • Lactobacillus bulgaricus –  uma poderosa tensão probiótica que demonstrou combater bactérias nocivas que invade seu sistema digestivo e é estável o suficiente para resistir aos sucos digestivos ácidos do estômago. Também neutraliza toxinas e, naturalmente, produz seus próprios antibióticos.
  • Lactobacillus brevis  – demonstrou sobreviver ao trato digestivo, estimular a imunidade celular, melhorar as células naturais de T-killer e matar h. bactérias pylori. ( 12 )
  • Lactobacillus rhamnosus  – suporta o equilíbrio bacteriano e suporta a pele saudável, ajuda a combater infecções do trato urinário, infecções respiratórias e reduzir a ansiedade, reduzindo hormônios do estresse e receptores de neurotransmissores GABA. ( 13 ) Além disso, sobrevive ao trato digestivo.
  • Bacillus subtilis  – um probiótico de endosporo que é resistente ao calor. Elicia uma resposta imune potente e suporta GALT. ( 14 , 15 ) Suprime o crescimento de bactérias ruins, como salmonelas e outros agentes patogênicos.
  • Bacillus coagulans  – um probiótico endosporo que é resistente ao calor e melhora a absorção de nutrientes. Também foi mostrado para reduzir a inflamação e os sintomas da artrite . ( 16 )
  • Saccharomyces boulardii  – uma cepa probiótica de levedura que restaura a flora natural no intestino grosso e pequeno e melhora o crescimento das células intestinais. Provou ser eficaz no tratamento da doença inflamatória intestinal como a doença de Crohn . ( 17 ) Tem demonstrado ter efeitos anti-toxina, ser antimicrobiano e reduzir a inflamação. ( 18 , 19 )


Como a imunidade é melhorada com os probióticos
Os probióticos desempenham um papel na definição e manutenção do delicado equilíbrio entre mecanismos de defesa necessários e excessivos. A resposta imune é iniciada quando o corpo é exposto a substâncias estranhas ou uma lesão tecidual. O sistema imunológico exerce um papel protetor enquanto tenta manter a homeostase e, quando o corpo detecta uma ameaça, desencadeia respostas imunes adaptativas que causam inflamação. É quando há uma resposta imune desequilibrada que uma inflamação grave, dano tecidual descontrolado e doença se desenvolvem.
De acordo com pesquisas publicadas em Imunobiologia: o sistema imunológico em saúde e doença , o sistema imunológico pode ser visto como um órgão que é distribuído por todo o corpo para nos defender contra patógenos, onde quer que eles possam entrar ou se espalhar. Dentro do sistema imunológico, uma série de compartimentos distintos pode ser distinguida e cada uma tem a capacidade de gerar uma resposta aos agentes patogênicos presentes nesse conjunto particular de tecidos corporais.
O sistema imune da mucosa inclui as superfícies permeáveis ​​do corpo – os olhos, o nariz, a boca, a garganta, os pulmões, o útero e a vagina e a área mais importante para a discussão dos probióticos, o intestino. O intestino atua como um portal de entrada para uma vasta gama de antígenos estranhos na forma de alimentos, e o intestino é fortemente colonizado por microorganismos benéficos que nos protegem contra bactérias patogênicas, ocupando os nichos ecológicos de bactérias no intestino. ( 20)
Nosso sistema imunológico da mucosa desempenha um papel importante na manutenção da homeostase intestinal e provoca respostas de proteção sistemáticas. Grandes quantidades de antígenos passam pelo intestino diariamente e 100 trilhões de bactérias estão associadas ao trato gastrointestinal. Esta comunidade microbiana intestinal rica é referida como o  microbioma, que desempenha um papel vital no sistema imunológico. Pesquisas atuais indicam que o desequilíbrio microbiano está associado a doenças amplas que não estão restritas ao trato gastrointestinal. Os pesquisadores provaram que os probióticos são uma estratégia terapêutica poderosa para manipular nossa composição microbiana e respostas imunes. Certas espécies de bactérias podem ter grandes efeitos no sistema imunológico intestinal, e o equilíbrio das bactérias boas e más é necessário para a manutenção da homeostase. ( 21 )
É por isso que a manipulação do microbioma é uma abordagem alternativa para manter a saúde e prevenir ou tratar doenças. De acordo com a pesquisa publicada no Current Opinion in Gastroenterology , vários efeitos benéficos dos probióticos em nosso sistema de defesa da mucosa intestinal foram identificados. Os probióticos trabalham para:
  1. Agem como uma barreira, alinhando o trato intestinal. Eles bloqueiam os efeitos bacterianos produzindo substâncias que matam bactérias e competem com agentes patogênicos e toxinas para apoiar o epitélio intestinal (o tecido fino que forma a camada externa dos intestinos).
  2. Aumentar a produção de muco por isso temos uma camada de muco mais espessa, o que nos protege contra bactérias invasivas.
  3. Promover a sobrevivência das células epiteliais intestinais que ajudam a remover substâncias estranhas.
  4. Melhore a função barreira e estimule as respostas protetoras das células epiteliais intestinais.
  5. Melhorar a imunidade inata e controlar a inflamação induzida por agentes patogênicos, secretando imunoglobulinas protetoras e estimulando células dendríticas para torná-las ligeiramente menos responsivas e menos reativas às bactérias. ( 22 )
A pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition afirma que muitos efeitos probióticos são mediados pela regulação imune, particularmente através do controle do equilíbrio de citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, ou substâncias que são segregadas por células do sistema imunológico e têm efeito sobre suas células. É assim que os probióticos aliviam a inflamação intestinal, normalizam a disfunção intestinal e reagem a hipersensibilidade negativa. ( 23 )

Como impulsionar seu sistema imunológico com probióticos

Existem dois passos principais para aumentar os probióticos e aumentar o seu sistema imunológico . Você precisa ter cuidado com coisas que matam probióticos. Fique longe da toxicidade da água da torneira que contenha flúor e cloro, e tenha cuidado ao tomar medicamentos antibióticos prescritos, sendo a principal causa de que os probióticos sejam exterminados hoje. O uso de antibióticos está destruindo a flora bacteriana benéfica em nossos corpos, e as bactérias patogênicas são seletivamente habilitadas a sobrecorrer superfícies internas e externas, levando a doenças. ( 24 )
Você também quer se certificar de que você não consuma  muito açúcar porque pode causar bactérias ruins para se alimentar, o que realmente desequilibra as bactérias boas e ruins em seu corpo. A pesquisa mostra que a quantidade de açúcar refinado em sua dieta pode influenciar significativamente a função intestinal e a composição dos conteúdos intestinais, de modo a permitir que os probióticos façam seu trabalho, você precisa reduzir seu consumo de açúcar e permitir que suas bactérias boas beneficiem seu sistema imunológico. ( 25 )
Consumir mais alimentos probióticos também ajuda a aumentar seu sistema imunológico. Os alimentos probióticos e um suplemento de alta qualidade ajudam a digerir os nutrientes que promovem a desintoxicação do cólon e equilibram as bactérias no intestino.

Existem efeitos colaterais probióticos?

Os efeitos colaterais probióticos às vezes podem incluir diarréia se você tomar muito rápido demais. Você pode começar com uma quantidade menor como uma colher de sopa de kéfir ou uma cápsula probiótica por dia e trabalhar no seu caminho.
Mas, em geral, os efeitos colaterais dos probióticos não são nada além de positivo, tornando os benefícios de probióticos ainda mais doces.

Pensamentos finais sobre benefícios probióticos

  • Faça o seu melhor para remover substâncias que podem destruir os probióticos, como açúcar, grãos, alimentos geneticamente modificados, água da torneira, antibióticos e estresse emocional da sua vida.
  • Consuma duas porções diariamente de alimentos ricos em probióticos da lista dos 10 melhores para receber benefícios probióticos.
  • Outra maneira de obter todos esses ótimos probióticos beneficia-se com um suplemento probiótico que tenha, no mínimo, mais de 10 níveis de probióticos com pelo menos 15 bilhões de CFUs.


As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário