O estudo foi feito com 160 pessoas que completaram o tratamento de câncer de mama, próstata, cabeça e
pescoço, colorretal e hematológico
Um estudo apresentado no encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica analisou o papel da acupuntura e da terapia cognitivo-comportamental para insônia na melhoria do sono em pessoas que tiveram câncer.
O estudo foi feito com 160 pessoas que completaram o tratamento de câncer de mama, próstata, cabeça e pescoço, colorretal e hematológico. Todos tinham sido clinicamente diagnosticados com insônia e receberam acupuntura ou terapia cognitivo-comportamental por oito semanas. A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de psicoterapia que tenta modificar emoções, comportamentos e pensamentos relacionados ao sono.
O estudo concluiu que houve diminuição da gravidade da insônia. As melhorias foram maiores entre os pacientes que receberam a terapia cognitivo-comportamental.
Isso nos mostra como essas terapias desempenham papel importante para amenizar efeitos colaterais provocados pelo tratamento do câncer. Por isso, relate sempre para o seu médico tudo o que sentir para que estratégias adequadas sejam adotadas e os efeitos revertidos.
Fonte: Jovem Pan
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário