A vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico, desempenha funções no corpo como produzir colesterol, hormônios e hemácias, que são as células que carregam o oxigênio no sangue.
Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes frescas, couve-flor, brócolis, cereais integrais, ovos e leite, e sua deficiência pode provocar sintomas como cansaço, depressão e irritação frequente. Veja a lista completa dos alimentos ricos aqui.
Assim, o consumo adequado de vitamina B5 traz os seguintes benefícios para a saúde:
- Produzir energia e manter o bom funcionamento do metabolismo;
- Manter a produção adequada de hormônios e de vitamina D;
- Diminuir o cansaço e a fatiga;
- Favorecer a cicatrização de feridas e cirurgias;
- Reduzir o colesterol alto e os triglicerídios;
- Ajudar a controlar os sintomas da artrite reumatoide.
Como a vitamina B5 é facilmente encontrada em diversos alimentos, normalmente todas as pessoas que fazem uma alimentação saudável têm um consumo adequado desse nutriente.
Quantidade recomendada
A quantidade recomendada de consumo de vitamina B5 varia de acordo com a idade e o gênero, como mostrado na tabela a seguir:
Em geral, a suplementação com vitamina B5 só é recomendada em casos de diagnóstico de carência dessa vitamina, por isso veja os sintomas da falta deste nutriente.
Fonte: Tua Saúde
As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.
É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário