segunda-feira, 9 de julho de 2018

A importância dos alimentos antioxidantes na prevenção do câncer de mama




De acordo com dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, o controle dos fatores de risco e o estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados “modificáveis”, podem ajudar na prevenção do câncer de mama. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco.

Por isto, controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e, ainda, evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas.

Os alimentos antioxidantes estão não lista dos indicados na prevenção deste tipo de câncer. E o que são estes alimentos? São substâncias que possuem a função de proteção celular contra os efeitos nocivos dos radicais livres provenientes da oxidação da membrana celular e que provocam efeito tóxico e degenerativo no organismo.


Alimentos Antioxidantes

Vitamina C: encontrada nas frutas cítricas, em especial na acerola, caju, kiwi, morango, laranja, goiaba, no tomate, pimentão e repolho.

Vitamina E: encontrada no gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes escuras, gema de ovo e castanhas.

Licopeno: pigmento encontrado no tomate, goiaba, pitanga, melancia e uva.

Betacaroteno: pigmento encontrado em vegetais e frutas alaranjados, como cenoura, mamão, manga e abóbora.

Mais sobre os antioxidantes

A melancia é uma fruta rica em licopeno, responsável por estimular o sistema imunológico e proteger as células do nosso organismo contra os radicais livres, que podem danificá-las e desencadear o processo cancerígeno.
Ainda podemos citar a amora e o mirtilo (blueberry), que são excelentes fontes de antioxidantes.

O Dr. Alberto Benedik explica que uma alimentação adequada, à base de alimentos antioxidantes, ajuda a neutralizar o excesso de radicais livres, protegendo o organismo contra a destruição e mutação das células. “Os radicais livres, em excesso, podem danificar células sadias, oxidando-as. O tratamento do câncer deve ser o preconizado pelas rotinas oncológicas, mas esses alimentos ajudam a evitar que esse processo se inicie e que acelere e, também, podem ajudar a prevenir recidivas devido ao seu efeito protetor”, explica o cirurgião plástico com pós-graduação em fisiologia.

Fonte: Benedik

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário