terça-feira, 25 de agosto de 2020

Sobreviventes do câncer: controlando suas emoções após o tratamento do câncer

 Post: Cancer survivors: Managing your emotions after cancer treatment


Conheça as emoções comuns aos sobreviventes do câncer e como lidar com seus sentimentos. Descubra o que é normal e o que indica que você deve procurar ajuda.

Quando você começou seu tratamento contra o câncer, mal podia esperar pelo dia em que terminaria. Mas agora que você completou seu tratamento, você não tem certeza se está pronto para a vida após o tratamento como um sobrevivente do câncer.

Com o tratamento concluído, você provavelmente verá a equipe de tratamento do câncer com menos frequência. Embora você, seus amigos e sua família estejam ansiosos para voltar a uma vida mais normal, pode ser assustador deixar o casulo protetor de médicos e enfermeiras que o apoiaram durante o tratamento.

Tudo o que você está sentindo agora é normal para sobreviventes de câncer. A recuperação do tratamento contra o câncer não envolve apenas o corpo - trata também a cura da mente.

Reserve um tempo para reconhecer o medo, a tristeza e a solidão que está sentindo agora. Em seguida, tome medidas para entender por que você sente essas emoções e o que pode fazer a respeito delas.

Medo de recorrência em sobreviventes do câncer

O medo de recorrência é comum em sobreviventes do câncer. Embora possam passar anos sem qualquer sinal de doença, os sobreviventes do câncer dizem que o pensamento de recorrência está sempre com eles. Você pode se preocupar com o fato de que cada dor ou dor é um sinal de recorrência do câncer. Com o tempo, esses medos desaparecerão, embora possam nunca desaparecer completamente.

Lide com seu medo sendo honesto consigo mesmo sobre seus sentimentos. Tente não se sentir culpado por seus sentimentos ou ignorá-los na esperança de que desapareçam. Pergunte ao seu médico o que você pode fazer para reduzir a chance de recorrência do câncer.

Depois de fazer tudo o que puder para reduzir esse risco, reconheça seus medos. Assuma o controle desses medos e faça o que puder para influenciar sua saúde futura. Tente:

  • Tenha cuidado com seu corpo. Concentre-se em se manter saudável. Faça uma dieta saudável com muitas frutas e vegetais. Ajuste o exercício ao seu dia. Vá devagar no início, mas tente aumentar a intensidade e a quantidade de exercício que você faz conforme se recupera. Durma o suficiente para acordar revigorado.

    Essas ações podem ajudar seu corpo a se recuperar do tratamento contra o câncer e também ajudar a colocar sua mente à vontade, dando-lhe uma maior sensação de controle sobre sua vida.

  • Vá a todos os seus compromissos de acompanhamento. Você pode temer o pior quando chegar a hora de sua próxima consulta de acompanhamento. Não deixe que isso o impeça de ir.

    Use o tempo com seu médico para fazer perguntas sobre quaisquer sinais ou sintomas que o preocupam. Escreva suas preocupações e discuta-as em sua próxima consulta.

    Pergunte sobre o risco de recorrência e quais sinais e sintomas você deve observar. Saber mais pode ajudá-lo a se sentir mais no controle.

  • Faça todos os seus testes de acompanhamento. Discuta com seu médico os planos de acompanhamento e monitoramento de seu câncer. Juntos, vocês formularão um plano de acompanhamento específico com base em sua situação específica. Nem todo mundo precisa de exames regulares ou exames de sangue.

    Pergunte ao seu médico sobre a criação de um plano para detectar os efeitos colaterais tardios da terapia contra o câncer. Muitos tratamentos contra o câncer podem causar efeitos colaterais anos depois.

  • Esteja aberto sobre seus medos. Expresse suas preocupações aos seus amigos, familiares, outros sobreviventes do câncer e ao seu médico ou conselheiro. Se você não se sentir confortável com a ideia de discutir seus medos, tente registrar seus pensamentos em um diário.
  • Mantenha-se ocupado. Saia de casa e encontre atividades que afastem sua mente de seus medos.

A maioria dos sobreviventes do câncer relata que o medo da recorrência diminui com o tempo. Mas certos eventos podem desencadear seus medos. Os sentimentos podem ser especialmente fortes antes das visitas de acompanhamento ao seu médico ou no aniversário do seu diagnóstico de câncer.

Estresse em sobreviventes de câncer

Quando você foi diagnosticado com câncer, pode ter se concentrado totalmente no tratamento e em ficar saudável. Agora que você completou o tratamento, todos aqueles projetos pela casa e as coisas em sua lista de tarefas estão competindo por sua atenção. Isso pode fazer você se sentir estressado e oprimido.

Não sinta que precisa fazer tudo de uma vez. Reserve um tempo para si mesmo ao estabelecer uma nova rotina diária. Experimente fazer exercícios, conversar com outros sobreviventes do câncer e reservar um tempo para atividades que você goste.

Depressão e ansiedade em sobreviventes do câncer

Sentimentos persistentes de tristeza e raiva podem interferir em sua vida diária. Para muitas pessoas, esses sentimentos se dissiparão. Mas para outros, esses sentimentos podem evoluir para depressão.

Fale com seu médico sobre seus sentimentos. Se necessário, você pode ser encaminhado para alguém que pode ajudá-lo com psicoterapia, medicação ou ambos. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são as chaves para superar a depressão com sucesso.

Auto-consciência em sobreviventes de câncer

Se a cirurgia ou outro tratamento mudar sua aparência, você pode se sentir constrangido em relação ao seu corpo.

Mudanças na cor da pele, ganho ou perda de peso, perda de um membro ou a colocação de uma ostomia podem fazer você sentir que prefere ficar em casa, longe de outras pessoas. Você pode se afastar de amigos e familiares. E a autoconsciência pode prejudicar seu relacionamento com seu parceiro se você não se sentir digno de amor ou afeto.

Tire um tempo para lamentar. Mas também aprenda a se concentrar nas maneiras pelas quais o câncer o tornou uma pessoa mais forte e a perceber que você é mais do que as cicatrizes que o câncer deixou. Quando você estiver mais confiante sobre sua aparência, os outros se sentirão mais à vontade perto de você.

Solidão em sobreviventes de câncer

Você pode sentir que os outros não conseguem entender o que você passou, o que torna difícil se relacionar com outras pessoas e pode levar à solidão. Amigos e familiares podem não ter certeza de como ajudá-lo, e algumas pessoas podem até ter medo de você porque você teve câncer.

Não lide com a solidão sozinho. Considere ingressar em um grupo de apoio com outros sobreviventes do câncer que estão tendo as mesmas emoções que você. Entre em contato com o capítulo local da American Cancer Society para obter mais informações. Ou experimente um quadro de mensagens online para sobreviventes do câncer, como o Cancer Survivors Network da American Cancer Society.

Onde buscar ajuda

Às vezes, conversar com amigos ou familiares pode ajudar. Mas você pode sentir que essas pessoas não conseguem entender verdadeiramente o que você está passando se não tiverem câncer. Você pode considerar consultar:

  • Terapeuta. Seu médico pode encaminhá-lo a um profissional que pode ajudá-lo a separar suas emoções e descobrir maneiras de lidar com eles.
  • Outros sobreviventes do câncer. Grupos de apoio, seja em sua comunidade ou online, fornecem um ótimo lugar para compartilhar seus sentimentos e ouvir outras pessoas que estão passando pelo que você está passando. Você pode aprender novas maneiras de lidar com os medos.

    Você também pode oferecer sua própria experiência a outros pacientes em tratamento ativo e ajudá-los em sua jornada.

Elabore seu próprio plano para lidar com suas emoções. Tenha a mente aberta e tente estratégias diferentes para descobrir o que funciona melhor para você.

Fonte: Mayo Clinic / Tradução Google

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário