segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O poder da gratidão: 10 exercícios para se tornar uma pessoa mais grata

Rosayne Macedo

Ler Faz Bem seleciona duas obras sobre gratidão para incentivar você a agradecer sempre e ter uma vida mais feliz, em casa, com amigos e no trabalho



Pense em três coisas pelas quais você se sente grato. Repita isso pelos próximos 90 dias e sua vida irá melhorar. Este é o desafio lançado pela psicóloga Marcia Luz, no livro Minuto da Gratidão, publicado pela Luz da Serra Editora. A autora, que conta com 28 anos de estudos na área do comportamento humano, apresenta neste livro 90 textos e exercícios diários para estimular a gratidão.
Aos céticos, Marcia ressalta: “não é preciso acreditar, apenas seguir o método”. Ela confessa que, ao longo de sua carreira, muitas vezes se surpreendeu com a profundidade das mudanças da prática, aparentemente, simples: reforço da autoestima, saúde restabelecida, emoções equilibradas, relacionamentos fortalecidos e prosperidade financeira.
Na obra, a autora explica que, ao mudar a percepção sobre os acontecimentos diários, o ser humano é capaz de gerar sentimentos equivalentes. Esse processo leva o indivíduo a agir de forma diferente do habitual. As novas ações criam hábitos, os hábitos geram atitudes que definem destinos.
“O que a gratidão faz é mudar o seu FOCO, ou seja, você para de olhar para os problemas e começa a ver as bênçãos; deixa de prestar atenção aos obstáculos e enxerga as oportunidades; para de reclamar e começa a agradecer”. (Minuto da Gratidão, pág. 28)
 Minuto da Gratidão é um livro para manter junto de si por, pelo menos, três meses. Os 90 pequenos textos devem ser lidos a cada dia e contêm reflexões que levarão o leitor a perceber como tem motivos para agradecer. Entre os temas abordados estão: o vício de reclamar, os sintomas da depressão, os benefícios da paciência, como se livrar dos medos, como encarar o fim de um relacionamento, como aprender a dizer “não”, educar os filhos com a prática da gratidão e valorizar o que se tem.
Após a leitura diária de cada texto, há um desafio: “Registre três motivos pelos quais se sente grato”. A prática demora cerca de 60 segundos e deve ser repetida por três meses – prazo estipulado a partir de pesquisas, sobre o tempo necessário para transformar atitudes em hábitos.
“Veja bem, a vida é feita de pequenos milagres. Dessa forma, basta treinar o olhar para perceber que, à sua volta, neste exato momento, existem centenas de motivos pelos quais você pode ser grato.” (Minuto da Gratidão, pág. 33)
Ao fim do ciclo de 90 dias, o leitor da obra Minuto da Gratidão perceberá que uma simples prática como o agradecimento pode tornar a vida mais leve e ajudar a valorizar as coisas que realmente importam. Ao vibrar nessa nova frequência, é possível construir tudo que se deseja e merece.
Como seria ter a vida de seus sonhos, com a autoestima reforçada, a saúde restabelecida, as emoções equilibradas, os relacionamentos fortalecidos e a vida financeira crescendo vertiginosamente? Parece bom demais, não é mesmo? Tudo isso está a seu alcance de uma maneira simples, rápida e poderosa, apenas dedicando um minuto por dia à prática da gratidão. Nesse livro, você terá a oportunidade de vivenciar na própria pele todos esses resultados durante nosso desafio de 90 dias. Descubra os verdadeiros milagres que a gratidão é capaz de operar na vida de todos aqueles que a praticam com disciplina e método.
gratidão é um sentimento que pode e deve ser exercitado. No livro, a autora traz 90 exercícios diários para se tornar uma pessoa mais grata e, consequentemente, mais feliz. Aproveitando o Dia da Gratidão, nesta segunda-feira (6 de janeiro), apresentamos os 10 passos retirados da obra para agradecer mais em 2020 e fazer um ano mais grato.
1º – Abra seu coração;
2º – Mude seu foco;
3º – Você é viciado em reclamar?
4º – Um elogio pode mudar o dia de alguém;
5º – Aprenda a receber presentes;
6º – Aprenda a trabalhar em equipe;
7º – Não existe felicidade sem gratidão;
8º – Ria de si mesmo;
9º – Valorize o que você já tem;
10º – Demonstre a sua gratidão


Gratidão também ajuda a enfrentar a depressão

No Brasil, há 11 milhões de pessoas diagnosticadas com depressão. Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, são mais de 300 milhões. Os dados são alarmantes e ninguém pode dizer-se “blindado”, pois não existe vacina para prevenir a depressão.
Jean Rafael, renomado cirurgião-geral, fez parte da indesejável estatística da OMS, mas aceitou ajuda, cumpriu a exigência dos tratamentos tradicionais e encontrou a força que tanto precisava em práticas lúdicas, como meditação, gratidão, autoconhecimento, espiritualidade e outros temas antes sensíveis aos mais conservadores.
Foi durante uma corrida na praia que o cirurgião esbarrou em um colega médico, que se tornaria seu amigo e mentor, Dr. Smith. Entre muitos diálogos e reflexões, os dois, apaixonados pela evolução da ciência, puderam constatar que a cura para o estresse, a depressão e os males afins está ao alcance de todos.
Parceiros de criação, identificaram ainda a necessidade de sanar as feridas internas, as dores da alma, os sintomas originados interiormente que, por vezes, se tornam físicos. Os doutores concluíram que a gratidão tem um papel cada vez mais importante ao enfrentar essas doenças.
Há quem possa até se perguntar: como a gratidão pode me ajudar na carreira, na saúde e nos anseios pessoais? Ciente disso, Dr. Jean compilou os principais diálogos entre ele e Dr. Smith, até entregar ao público a obra, A ciência da gratidão: como prevenir as doenças da mente e aplicar o gerenciamento do estresse.
Publicado pela Literare Books International, o livro revela como aquele que trata conseguiu se curar da depressão e da síndrome do pânico. A publicação traz as práticas e as reflexões necessárias para enfrentar os dias difíceis, prevenir os pensamentos e as ações desagradáveis.
Se antes não existia vacina contra a depressão, agora a sociedade recebe um “manual” que, ao mesmo tempo, é sério e divertido, preventivo e inspirador, envolvente e desafiador. Ao dividir o conhecimento de causa de quem atravessou dias sombrios até encontrar a luz da cura, o autor deseja que, dentro dessas páginas, o leitor encontre a gratidão em suas variadas facetas.
gratidão tem esse papel de servir como fortaleza para o ser humano. A ciência atestou que sentir-se grato repercute na questão hormonal. A minha cura veio por meio do exercício de agradecer pelas escolhas e enxergar as falhas para que estas não reincidam”, afirma Dr. Jean Rafael.

Fonte: Vida e Ação

As informações e sugestões contidas neste blog são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

É muito importante (sempre) procurar mais informações sobre os assuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário